Notícia

Comercio Internacional

terça, 24 de julho de 2018
REUNIÃO TRATA SOBRE ENCAMINHAMENTOS DA ROTA DO MILHO E ADUANA

No encontro, foi formada uma comissão permanente, que se reunirá periodicamente, para acompanhar essas questões e planejar ações que se façam necessárias

  

Na sexta-feira passada, 20 de junho, na sede do Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, aconteceu uma reunião, para tratar questões referentes à Rota do Milho e à Aduana.

Participaram do encontro, os prefeitos, Thyago Gnoatto Gonçalvez, de Dionísio Cerqueira, Cezar Bueno, de Bom Jesus do Sul, e Erondi Faé, prefeito em exercício de Barracão; a vice-prefeita de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni; o presidente da Associação Comercial e Empresarial - Ascoagrin, Marcos Voltolini; e representantes do movimento “A Aduana é Nossa”, de empresários do comércio internacional, de transportadores e dos caminhoneiros.

Iniciando o encontro, o prefeito Thyago informou que em recente contato com a superintendência da Receita Federal, fez algumas reivindicações, como a criação de mais um turno no funcionamento da Aduana de Dionísio Cerqueira, o que necessita de aumento de pessoal, tanto da RF quanto do Ministério da Agricultura e demais órgãos anuentes.

“A Receita Federal está reeditando o projeto dos Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros - CLIA, para atender a demanda, abrindo a possibilidade de que mais de um interessado possa implantar um CLIA. Também tivemos audiência, em São Miguel do Oeste, com a procuradoria da república, e tratamos sobre essas questões, bem como sobre a implantação do turno de 12 horas na Aduana e a sessão de funcionários, pelo Governo do Estado, ao Ministério da Agricultura para atividades não fiscalizatórias”, explicou o prefeito.

Vários encaminhamentos sobre a Rota do Milho também foram tratados no encontro.

 

Comissão

Na oportunidade, foi formada uma comissão permanente, que irá acompanhar todas essas questões e se reunir periodicamente para avalias r definir procedimentos e ações.

A comissão é formada pelo prefeito, Thiago Gnoatto Gonçalves; vice-prefeita, Bianca Maran Bertamoni; secretária do CIF, Keila Marques; presidente da Ascoagrin, Marcos Voltolini; empresários, Rogério Benini e José Carlos Schwab; o representante do governo de Santa Catarina, Flávio Berté; e o representantes dos caminhoneiros, Laudi Granoski.

A comissão tem o apoio efetivo dos demais prefeitos e vice-prefeitos, das Câmaras de Vereadores de dos representantes de empresários e demais entidades.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto