Notícia

Capacitação

sexta, 14 de setembro de 2018
COM FOCO NA PEQUENA EMPRESA E EMPRESA FAMILIAR, FÓRUM EMPRESARIAL ATINGE PROPÓSITOS

As palestras do Fórum tiveram como tema: Ética para o sucesso empresarial e A pequena empresa e a empresa familiar

 

Fotos: Luiz Carlos Gnoatto/JF (fotos do segundo dia do Fórum. Fotos do primeiro dia, na matéria postada anteriormente)

A 7ª edição do Fórum Empresarial da Ascoagrin, que é um dos maiores eventos de capacitação empresarial desta região de fronteira, aconteceu nos dias 11 de setembro e 12 de setembro.

Neste ano, o Fórum teve mudanças em seu formato, passando de três dias para dois dias.

No dia 11 de setembro a palestra teve por tema: “Ética para o sucesso empresarial”.

O palestrante foi Álvaro Jorge Loro, formado em história e psicologia; que atuou por mais de 20 anos no sistema financeiro, sendo, entre outras funções, instrutor nas áreas de relações humanas, negócios e vendas. Desde 1996, é palestrante, tratando sobre temas como liderança, qualidade de vida, felicidade, motivação, acomodação e incomodações.

No dia 12 de setembro, a palestra teve por tema: “A pequena empresa e a empresa familiar”.

O palestrante foi Luiz Antônio Rolim de Moura, mestre em engenharia de produção, graduado em administração de empresas, pós graduado em administração de empresas de turismo, de negócios imobiliários, em dinâmica dos grupos e administração de negócio internacionais, sendo consultor sênior certificado no programa de formação para gestores de projetos internacionais, do governo da Alemanha. Atualmente é consultor sênior do Sebrae/PR e é coordenador e docente do quadro de pós graduação da Universidade Positivo.

A realização do 7º Fórum Empresarial foi da Ascoagrin e do Sebrae, com apoio do Sicoob São Miguel, Unimed, Facisc, Cacispar, Faciap, Unetri Faculdade, Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, Rádio Fronteira, Jornal da Fronteira.

 

A abertura do 7º Fórum Empresarial da Ascoagrin, na noite de 11 de setembro, foi feita pelo presidente da Associação, Marcos Voltolini, acompanhado pelo prefeito de Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto Gonçalves, e pelo prefeito em exercício de Bom Jesus do Sul, Hélio Surdi.

Marcos Voltolini ressaltou que os temos da 7ª edição do Fórum foram voltados à pequena empresa e à empresa familiar, tipo de empreendimento que predomina nesta região de fronteira.

Os temas foram discutidos e definidos no planejamento da Associação, com o objetivo de proporcionar conhecimento e fortalecimento para as empresas da trifrontiera.

“Nossa meta é trazer conteúdos, capacitação e expectativas de mercado, para que os participantes, ao voltar para suas atividades, possam melhor o desempenho de suas empresas e crescer enquanto profissionais, contribuindo para o maior desenvolvimento de nossa região”, citou.

Voltolini ressaltou que o 7º Fórum Empresarial, pelas palestras, pelos temas definidos e qualidade dos palestrantes, atingiram em 100% os propósitos definidos;

“Os palestrantes passaram sua mensagem de forma simples e objetiva, fazendo com que os participantes agregassem esses conhecimentos e possam, agora, coloca-los em prática no dia a dia de suas empresas e de seus trabalhos”.

O presidente ressaltou que a avaliação é totalmente positiva, pois os temas escolhidos foram bem aceitos pelos participantes e atenderam às expectativas dos associados e da diretoria da Ascoagrin.

“O relacionamento e o atendimento são características fundamentais e necessárias, como bem destacaram os palestrantes, e são preponderantes para que as empresas cresçam, tenham sustentabilidade e se mantenham no mercado. São as ferramentas, os diferenciais que levam as pequenas empresas a cativar os seus clientes a não temer a vinda de grandes empresas, podendo ganhar com as novas situações que vão surgindo”, concluiu Marcos Voltolini.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto