Notícia

Debate

sábado, 09 de março de 2019
DIRETORA DA ASCOAGRIN PARTICIPA DE MESA REDONDA SOBRE O DIA DA MULHER NO IFPR

A empresária e secretária da Ascoagrin, Raquel Schwab, a agricultora, Ângela Regina de Deus, e a educadora Elizandra Fiorin Soares, trataram sobre desafios, conquistas e perspectivas da mulher

 

O campus de Barracão do Instituto Federal do Paraná - IFPR realizou, na manhã de sexta-feira passada, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, a segunda edição do evento "Mulheres do IF Barracão Unidas: Só a Luta muda a Vida".

Aproveitando a data em que se celebra a luta das mulheres por melhores condições de vida, de trabalho, de equidade de direitos e respeito, foram organizadas diversas atividades, envolvendo a participação de estudantes, servidoras, servidores e convidadas externas.

Durante a manhã, aconteceram diversas oficinas, apresentações artísticas, como dança, poesia e música, debates, exibição de vídeos, entre outros.

As ações abordaram as temáticas do empoderamento feminino, da representação da mulher nas mídias de massa, do combate à violência doméstica, desafios, conquistas e perspectivas das mulheres, estratégias de fortalecimento das políticas públicas da mulher na fronteira, entre outros.

As atividades tiveram também o objetivo de ajudar a construir uma sociedade mais igualitária, livre do machismo e da opressão que vitimam tantas mulheres diariamente no Brasil e no mundo.

 

Uma das atividades foi a mesa redonda, coordenada pela educadora Elizandra Fiorin Soares, que é coordenadora do Curso de Pedagogia da Unetri Faculdades, com a participação da empresária, Raquel Voll Carvalho Schwab, que também é secretária da Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul – Ascoagrin, e integrante do Programa Fronteiras Cooperativas, e da campesina, Ângela Regina de Deus, agricultora e uma das coordenadoras do Movimento de Mulheres Agricultoras.

Elas contaram a sua história e trajetória de vida, e trataram sobre os desafios, conquistas, lutas e perspectivas das mulheres.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto