Notícia

História

quinta, 14 de março de 2019
DIONÍSIO CERQUEIRA COMPLETA HOJE 65 ANOS DE MUNICÍPIO

Vila de Dionísio Cerqueira foi fundada em 4 de julho de 1903, e pertencia ao Paraná

 

(Fotos da cidade: Luiz C Gnoatto / foto do Logo Internacional da Trifronteira: Talita de Moura / foto do Hospital Municipal: Antônio de Souza-Portal Tri / foto da Aduana: JBC-Real Color)

O município de Dionísio Cerqueira comemora 65 anos de emancipação política e administrativa, nesta quinta-feira, 14 de março.

A Vila do Peperi-Guaçu foi fundada em 4 de julho de 1903, e no mesmo dia, por comum acordo entre as partes que assinaram a ata de fundação, passou a se chamar Vila de Dionísio Cerqueira.

A vila envolvia o que é hoje as cidades de Barracão/PR e Dionísio Cerqueira/SC e pertencia ao município de Clevelândia/PR, na época, recém-emancipado de Palmas/PR.

 

Parabéns Dionísio Cerqueira! 65 anos de município, vários séculos de história

Dionísio Cerqueira/SC, Barracão/PR e Bernardo de Irigoyen/AR, as cidades trigêmeas, a trifronteira. É, na verdade, uma “única” cidade, de mais de 52 mil habitantes, dos quais, em torno de 11 mil habitantes em Barracão; 16 mil habitantes em Dionísio Cerqueira; e 25 mil habitantes em Bernardo de Irigoyen. Seria a terceira maior cidade do Sudoeste do Paraná (atrás de Pato Branco e Francisco Beltrão) e a terceira maior do Oeste de Santa Catarina (atrás de Chapecó e Concórdia).

Aqui, é possível estar em três lugares ao mesmo tempo: por um pé no Paraná, o outro em Santa Catarina, e abaixando-se, põe a mão na Argentina. Não tem outro lugar assim no mundo.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto