Notícia

Tributos

segunda, 06 de maio de 2019
NÚCLEO DE JOVENS EMPREENDEDORES RETOMA ATIVIDADES E ORGANIZA O FEIRÃO DO IMPOSTO

As atividades do Feirão, na trifronteira, serão de 20 a 25 de maio

 

Foto: Reunião do Núcleo de Jovens Empreendedores da Ascoagrin, na semana passada

 

O Núcleo de Jovens Empreendedores - NJE, entidade ligada à Associação Empresarial e Comercial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul – Ascoagrin, após se reestruturar, retomou suas atividades.

O Núcleo já está organizando as atividades do Feirão do Imposto na trifronteira.

O Feirão é um evento que acontece no Brasil todos os anos, no mês de maio.

As ações serão realizadas de 20 de maio a 25 de maio, e o Dia D do Feirão será 25 de maio.

Segundo a coordenadora do NJE, Patrícia Ferrari, o tema do Feirão deste ano é “Menos é Mais”, chamando a atenção para o fato de que de nada resolve definir alíquotas de impostos, ter uma carga tributária alta e arrecadar dinheiro, se depois ele não é bem aplicado.

“É preciso recolher menos impostos e aplicar melhor o dinheiro arrecadado. O Brasil é um dos países que mais arrecada impostos, tributos e taxas e quando a arrecadação é alta, o dinheiro acaba sendo desperdiçado”, ressaltou.

 

Feirão do Imposto

O Feirão do Imposto nasceu em 2002, em Santa Catarina.

Seu propósito, de disseminar informação tributária, de forma simplificada à população, tornou a ação conhecida nacionalmente.

Em 2012, chegou a uma grande conquista: a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos.

Atualmente, capitaneada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários - CONAJE, o Feirão do Imposto acontece em 24 estados da federação e mais de 100 cidades do Brasil.

Nos últimos anos, foi feito pela COJAJE, federações estaduais e núcleos locais, um trabalho intenso de conscientização da população com relação aos assuntos ligados à tributação no Brasil.

O Núcleo de Jovens Empreendedores da Ascoagrin pretende, ainda, trabalhar com educação fiscal nas escolas, envolvendo crianças e adolescentes.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto