Notícia

Desenvolvimento

quinta, 11 de julho de 2019
PATO BRANCO DESTACA A REGIÃO NA GERAÇÃO DE EMPREGOS NO PARANÁ

O município de Pato Branco é um dos cinco que mais geram empregos no Paraná nos cinco primeiros meses de 2019

 

Fonte: Agência de Notícias do Governo do Paraná / AEN/PR

Fotos: cidade de Pato Branco (foto Sérgio Sanderson)

 

O município de Pato Branco, destaca região na geração de empregos no Estado.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, divulgado no final de junho passado, Pato Branco, com pouco mais de 80 mil habitantes fechou os primeiros cinco meses de 2019 com 1.894 vagas abertas.

O município é uma espécie de intruso no top 5 paranaense em geração de empregos, composto basicamente pelas cidades mais populosas do Estado: Curitiba (1.038 postos de trabalho), Maringá (3.955), Cascavel (2.072), Pato Branco (1.894) e São José dos Pinhais (1.478) são os cinco municípios paranaenses que mais geraram empregos nos cinco primeiros meses de 2019.

Nestes primeiros meses do ano, Pato Branco gerou mais postos de trabalho que cidades grandes do estado, como Londrina, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Guarapuava, entre outras.

O município de Pato Branco se mantém, desde 2016, entre os principais polos geradores de emprego do Paraná.

Em 2017, por exemplo, o município foi o que mais abriu vagas no Paraná, com 2.119 postos.

 

Mas Pato Branco também destaca a região em nível de Brasil.

Pato Branco é uma das cidades mais desenvolvidas do País.

O município ocupa o 4º lugar do Paraná no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), com destaque para a saúde, educação e geração de emprego e renda.

Entre os 5.571 municípios brasileiros, Pato Branco está na 19ª posição, liderando na região Sudoeste do Paraná, com índice de 0,8737.

 

Aeroporto

O Aeroporto Municipal Juvenal Loureiro Cardoso, inaugurado em janeiro desse ano, com voos regulares para Curitiba, e conexões para o Brasil e o mundo, é a primeira ligação direta de avião entre o Sudoeste do Paraná e a capital paranaense.

Segundo lideranças empresariais e políticas, a presença do aeroporto fortalece a logística e muitas indústrias estão procurando o município para se instalarem.

Fonte: Agência de Notícias do Governo do Paraná / AEN/PR