Notícia

Capacitação

segunda, 04 de novembro de 2019
ASCOAGRIN, SEBRAE-SC E FIESC REALIZAM PALESTRA SOBRE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

A palestra foi ministrada por Filipe Gallotti, especialista em turismo e assessor em negócios internacionais e em internacionalização de empresas

 

Fotos: Cristian Martins/JF

O Núcleo de Empresários de Comércio Exterior da Fronteira – NCEF, da Associação Comercial e Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, com apoio do Sebrae/SC e da Federação das Associações Empresarias de Santa Catarina – FIESC e do Projeto Empreender, realizou, no noite de quinta-feira passada, 31 de outubro, a palestra: “Pequenos Negócios: aumento de competitividade e internacionalização”.

O palestrante foi Filipe Gallotti, especialista em turismo e assessor em negócios internacionais e em internacionalização de empresas.

A palestra envolveu, além de empresários ligados ao comércio exterior, até representantes de escritórios de contabilidade.

Filipe tratou questões e procedimentos pertinentes à realização de negócios no comércio exterior e internacionalização de empresas, tanto na parte de comunicação, quanto de orcem comercial e de legislação.

Ele também tratou sobre os procedimentos que as empresas precisam adotar para ingressar no mercado internacional.

“Para ser competitivo no mercado internacional, o empresário precisa pensar de forma global definindo até onde ele                quer e pode chegar, trazendo essas decisões para a prática de sua empresa, com a consciência de que irá atuar no mercado internacional”, resumiu Filipe Gallotti.

O presidente da Ascoagrin, Marcos Voltolini, destacou a importância de mais este evento de capacitação empresarial promovido pela Associação, tendo sempre por objeto o fortalecimento e o desenvolvimento do setor empresarial, o que se reflete no maior desenvolvimento da trifronteira e região.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto