Abertura da Fronteira

terça, 19 de outubro de 2021

ARGENTINA ABRE AS FRONTEIRAS COM O BRASIL E DIRETORA DA ASCOAGRIN FOI A PRIMEIRA BRASILEIRA A PASSAR PARA O PAÍS VIZINHO

Inicialmente, as Aduanas de Turistas ficarão abertas das 8 horas às 18 horas. Para passar a fronteira, brasileiros e argentinos devem apresentar o exame PCR negativo e ter feito as duas doses da vacina contra a Covid-19, entre outros. Veja regras a baixo

Fonte: Parte das regras: reportagem do Jornal da Fronteira – Edição: Luiz Carlos Gnoatto

 

Em solenidade muito esperada pela trifronteira, na manhã desta terça-feira, 19 de outubro, aconteceu a reabertura da fronteira entre Brasil e Argentina, em Bernardo de Irigoyen e Dionísio Cerqueira, inicialmente com uma série de restrições.

Talita Casagrande, diretora da Ascoagrin e presidente do La Frontera, foi a primeira brasileira a passar a fronteira após a solenidade de reabertura.

A solenidade, marcando a reabertura, aconteceu na linha divisória dos dois países, entre as aduanas de turistas dos dois municípios.

Participaram do ato, a presidente da Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, Raquel Schwab, diretores e funcionários da Associação; os prefeitos de Barracão, Jorge Santin; de Bernardo de Irigoyen, Guilhermo Fernandez; a vice-prefeita de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni; Adair da Rosa, representando o prefeito de Bom Jesus do Sul, Hélio Surdi; empresários e lideranças políticas, militares e comunitárias brasileiros e argentinos; e pessoas da trifronteira.

A presidente a Ascoagrin, Raquel Schwab, destacou que a reabertura da fronteira foi um momento histórico e motivo de muita alegria para a trifronteira.

“Desde o primeiro momento tivemos uma contrapartida solícita do lado argentino. Foi uma solenidade que envolveu a todos, poder público, lideranças dos diversos setores e Câmara de Comércio de Irigoyen. Essa parceria é importante e hoje vivemos um dia histórico”.  

Raquel destacou que com esse passo importante, a economia local transfronteiriça começa a entrar em alinhamento.

“Acreditamos que o aquecimento do comercio local se dará, agora para o final do ano, de forma mais intensa, e também a vinda de turistas para a trifronteira começará a se intensificar como era antes, o que é muito benéfico”, concluiu Raquel Schwab.

 

REGRAS

Após o ato nas Aduanas de Turismo, as lideranças dos três municípios, e os representantes dos órgãos responsáveis pela segurança na fronteira, como os argentinos, Gendarmeria Nacional, Senasa e Afip, e os brasileiros, Polícia Federal, Receita Federal e Anvisa, além de representantes das áreas de saúde, se reuniram na Aduana de Cargas, quando foi definido o planejamento para a liberação das fronteiras.

Tanto a Argentina, quanto o Brasil, exigirão dos cidadãos, para atravessar a fronteira, a apresentação do exame PCR negativo, realizado até no máximo 72 horas antes, além do comprovante de aplicação das duas doses da vacina contra a Covid-19, da Carteira de Identidade e documentação pessoal.

No lado Argentino, será ofertado, de forma gratuita aos turistas, o exame de antígeno, que será realizado no posto de saúde instalado ao lado da Aduana de Turistas.

O delegado da Polícia Federal de Dionísio Cerqueira, Dr. Jean Helfenstein, ressaltou que neste primeiro momento, a abertura leva em consideração o tratamento de reciprocidade entre brasileiros e argentinos, lembrando que a regra vale apenas para moradores de Bernardo de Irigoyen, que deverão apresentar documento comprovando a residência.

“O Brasil não está aberto para turismo, mas a passagem será liberada para os fronteiriços, residentes em Bernardo de Irigoyen. Eles poderão entrar em Dionísio Cerqueira ou Barracão, e passar o dia. Essa medida será adotada observando a reciprocidade do tratamento entre brasileiros e argentinos”, explicou o delegado.

Caberá à Polícia Federal fazer esse controle de passagem dos argentinos.

As regras fazem parte de uma portaria publicada pelo governo federal.

De acordo com o delegado da Receita Federal de Dionísio Cerqueira, Dr. Mark Tollemache, o controle migratório será realizado pela Polícia Federal, enquanto que a Receita ficará com a fiscalização e controle da passagem de veículos e mercadorias.

Caberá à Anvisa, o controle das medidas sanitárias, adotadas reciprocamente para ambos os países.

“Neste primeiro momento, serão várias as medidas sanitárias que deverão ser cumpridas em ambos os lados da fronteira, e isso irá limitar a passagem das pessoas, até como forma de manter um controle do impacto que essa reabertura da fronteira poderá ter para nossa região”, comentou o delegado da PF.

Para este primeiro momento, os turistas devem estar atentos que a passagem de pessoas só será permitida das 8 horas às 18 horas.

Ambas as Aduanas de Turismo permanecerão fechadas no período noturno.

Ainda não há uma previsão de quando essas medidas serão alteradas, mas as autoridades de segurança, sanitárias e civis, estarão trabalhando para que, aos poucos, as medidas sejam flexibilizadas até a situação voltar à normalidade.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto

Galeria de Fotos