Dionísio Cerqueira será palco, em maio de 2013, da Ação Global, um evento promovido pelo Sesi, com apoio institucional da Rede Globo de Televisão.
A realização do evento em Dionísio Cerqueira, que será a única cidade catarinense a sediar a Ação Global nessa oportunidade, uma vez que ela acontece simultaneamente em todo o Brasil, sempre em um município por Estado, à exceção de São Paulo, foi viabilizada através de parceria entre a Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul (Ascoagrin), a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e o Serviço Social da Indústria (Sesi).
Na tarde de 27 de novembro aconteceu uma reunião na sede da Ascoagrin, que envolveu o presidente da Associação, Carlos Vanderley Porfírio; o vice-prefeito de Dionísio Cerqueira, Flávio Berté; o vice-presidente da Fiesc para o Oeste, Astor Kist; o gerente regional do Sesi, Laércio Gzigollo; o supervisor de lazer, Jardel Carminatti; e o gestor de lazer, Roberto Gobbo da Rosa.
A Ação Global será realizada em maio de 2013, possivelmente no segundo sábado. “Nesse dia, os olhos de Santa Catarina estarão voltados para Dionísio Cerqueira, que poderá ganhar destaque também na programação nacional da Globo”, citou Carlos Porfírio.
Segundo ele, será necessário mobilizar uma força tarefa com o maior número de entidades possíveis, de Barracão, Dionísio Cerqueira, Bom Jesus do Sul e Bernardo de Irigoyen. “Neste ano, o evento já aconteceu em Xaxim, onde mais de 90 entidades participaram. O Sesi catarinense vai destacar Dionísio Cerqueira, mas nós vamos integrar os quatro municípios, incentivando o senso voluntário de toda a comunidade, que tem vontade de ajudar o próximo”, disse.
Para abrilhantar ainda mais o evento, que terá uma gigantesca estrutura montada pelo Sesi, um ator ou atriz da Globo participará do evento, se não chover no dia.
Carlos acrescenta que quem não é visto não é lembrado. “Nesse sentido, a RBS, filial da Rede Globo em Santa Catarina, fará grande cobertura durante a semana toda na tri-fronteira. Em todo o país, 29 municípios terão atividades, e o que tiver destaque aparece no Jornal Nacional. Durante a reunião nós comentamos das particularidades da tri-fronteira, como o ponto que une 11 divisas, questões fronteiriças o parque ambiental e outros atrativos e percebemos que os representantes do Sesi ficaram maravilhados, pois nunca viram coisas assim”, ressaltou o presidente da Ascoagrin.
Os serviços prestados durante a Ação Global dependem das parcerias formadas. “Serão os mais diversos serviços, entre exames diversos na área da saúde, de saúde bucal, corte de cabelo, confecção de documentos, massoterapia, orientações nas mais diversas áreas, como financeira, jurídica, em saúde e outras, serviços do Rotary e Lions Clube, dentre outros. Qualquer entidade, empresa, clube de serviço, prestador de serviço, poderá prestar serviços nesse dia à população, desde que seja gratuitamente”, finalizou.
A Ação Global é um projeto similar ao Dia da Cidadania, mas com maiores proporções, estrutura, visibilidade, e ampla gama de serviços e ações.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.: