Aduana Inauguração

terça, 12 de dezembro de 2023

ASCOAGRIN PRESENTE NA INAUGURAÇÃO DA NOVA ADUANA DE DIONÍSIO CERQUEIRA

Solenidade teve também a presença do governador de Santa Catarina, delegados e superintendentes da Receita Federal, diretores da Multiliog, deputados e lideranças empresariais e políticas

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin

 

Obra aguardada há anos por empresários, lideranças e população da trifronteira e região, o novo Porto Seco e estrutura aduaneira de Dionísio Cerqueira foram inaugurados em 7 de dezembro.

A Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, marcou presença no evento, através da então presidente, Raquel Schwab, da nova presidente da entidade, Dayana Gasperin Andrade, diretores e empresários associados.

A solenidade contou ainda com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello; de delegados e superintendentes da Receita Federal; diretores da Multilog, empresa que venceu a licitação para operar o novo Porto Seco; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal, deputados e lideranças políticas e empresariais da trifronteira, do Sudoeste do Paraná e do Extremo Oeste de Santa Catarina.

ESTRUTURA

A nova Aduana e Porto Seco terão investimento de mais de R$ 50 milhões até o final das obras. Tem área total de 170 mil metros quadrados (50 mil deles área de preservação), e estacionamento previsto para 630 caminhões, podendo receber até 700 caminhões por dia (a atual Aduana recebe até 90 caminhões por dia), impulsionando o desenvolvimento regional e promovendo melhorias substanciais nos processos logísticos.

A partir de 1º de janeiro de 2024, os incentivos fiscais concedidos pelo governo de Santa Catarina a empresas que importam bens ou mercadorias, por via terrestre, dos países do Mercosul, estarão condicionados à entrada e ao desembaraço por Aduana que fica em Santa Catarina, portanto, por Dionísio Cerqueira, por ser a única ligação oficial via terrestre de Santa Catarina com os países do Mercosul.

A exceção é para mercadorias vindas do Uruguai, via terrestre, por questões logísticas, em função da distância.

PRONUNCIAMENTOS

A então presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, salientou que a inauguração da nova Aduana concretizou um sonho de mais de uma década, de empresários, lideranças e da população da trifronteira.

“A nova Aduana representa um marco histórico para o desenvolvimento da nossa região, e agradecemos a presença do governador, deputados e lideranças políticas e empresariais que nos ajudaram a escrever essa história e a concretizar essa conquista pujante”.

“O nosso agradecimento, muito mais que especial, ao prefeito, Thyago Gnoatto, e a vice-prefeita, Bianca Maran Bertamoni, que não mediram esforços e fizeram desse projeto uma das prioridades de seus dois mandatos, ‘vestiram essa camisa’ e souberam buscar o apoio das pessoas certas no tempo certo”.

Raquel agradeceu ainda à Receita Federal de Dionísio Cerqueira, através da delegada, Dra. Simone, e do ex-delegado, Dr. Mark, que também foram pessoas estratégicas e importantes para essa conquista.

“Agradecemos também as entidades que se envolveram, que lutaram muito e que estiveram inúmeras vezes em Brasília, em Curitiba e em Florianópolis tratando desse projeto”.

“Raquel agradeceu, de forma especial, a Multilog, que acreditou na região e não mediu esforços para que esse sonho se concretizasse.

A Ascoagrin enquanto entidade representativa do setor empresarial, sempre esteve de braços dados com todos os envolvidos na busca por essa conquista.

“Esse projeto sempre foi também o nosso propósito, e essa conquista é para nós motivo de alegria e realização, vendo um grande sonho se tornar real, material e palpável, com a entrada em funcionamento da nova Aduana, a partir de janeiro de 2024”, afirmou a então presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab.

A nova presidente da Ascoagrin, Dayana Gasperin Andrade, destacou a importância do novo Porto Seco e estrutura aduaneira, representando um marco histórico para a trifronteira e região.

“A privatização e ampliação da nova Aduana de Cargas trará grandes benefícios, não só para a trifronteira, mas para toda a região. E já podemos perceber avanços na geração de empregos diretos e indiretos, o que aumentará significativamente, pois com as operações do comércio internacional mais eficientes, muitas oportunidades de negócios serão impulsionadas”, destacou a presidente da Ascoagrin, Dayana Gasperin Andrade.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro De Nadal, destacou que o nova Aduana marca um novo ciclo de desenvolvimento, de geração de oportunidades, emprego e renda para a trifronteira e região.

O prefeito de Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto, afirmou que novo porto seco vai transformar a região movimentando a economia e efetivando Dionísio Cerqueira como a ligação oficial do Mercosul com Santa Catarina por via rodoviária.

O governador Jorginho Mello parabenizou a Multilog e salientou que a nova Aduana é estratégica para Santa Catarina, e vai garantir crescimento econômico, desenvolvimento, geração de empregos para o Extremo Oeste catarinense e para o Sudoeste paranaense.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin

Galeria de Fotos