Ascoagrin na Escola
segunda, 04 de outubro de 2021
ASCOAGRIN REALIZA RODADA DE CONVERSA COM ESTUDANTES DO COLÉGIO THEODURETO
Conversas trataram sobra a importância da capacitação, do estudo e da qualificação para o mercado de trabalho, além de apresentar a Ascoagrin e seus funcionamento
Reportgem e fotos: Luiz Carlos Gnoatto
Atendendo a convite da direção da EEB Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto, de Dionísio Cerqueira, diretores da Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, representantes de Núcleos Setoriais e colaboradores da entidade, realizaram uma rodada de conversa com alunos do Ensino Fundamental do colégio, que estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho e no Ensino Superior.
O evento aconteceu na noite de 1º de outubro, no auditório do educandário e teve também a participação da diretora do colégio, Márcia Moreira, e de professores da instituição.
A conversa com os estuantes foi conduzida pela presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab; pelas diretoras, Talita Casagrande e Vanda Petto, e pela coordenadora do Núcleo Jurídico, Dra. Fabiane Savoldi.
Também participaram do evento, os colaboradores da Ascoagrin, Andressa Stamm, Andressa Santos, Jaqueline de Almeida Guedes Eich e Luiz Carlos Gnoatto.
Raquel Schwab, enalteceu o convite a diretora do colégio, Márcia Moreira, para que a Ascoagrin, enquanto instituição representante do comércio e indústria locais, pudesse, através de seus diretores, ter uma conversa franca, aberta e efetiva com os alunos.
“Os diretores falaram, a partir da nossa visão, sobre as exigências, qualificações e posturas para quem pretende ocupar as vagas de emprego, para que os estudantes pudessem ouvir, do ponto de vista dos empresários, o que um empregador espera de um colaborador, quando ele vai fazer entrevista em busca do emprego, mostrando a eles a realidade de cada profissão”.
A presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, apresentou a Associação e falou sobre a importância da capacitação, do estudo e da qualificação para o mercado de trabalho, destacando também a importância para as empresas estarem ligadas a uma Associação Comercial, para terem representatividade e aceso a qualificações de alto nível e com baixos custos, além do acesso a vários convênios, produtos e serviços.
A diretora financeira, Vanda Pretto, destacou a realidade do ramo contábil, as exigências, lutas, adversidades e virtudes que o ramo traz para os profissionais.
A coordenadora do Núcleo Jurídico, Dra. Fabiane Savoldi, fez uma explanação sobre o setor, falando de sua postura desde antes de entrar na faculdade, como pensam os adolescentes e jovens durante o curso e pós curso, o que muda na menta de cada um.
A presidente do La Frontera, Talita Casagrande, falou sobe a ampla gama e o potencial gigantesco que o turismo de compras, histórico e turismo em geral, tem na trifronteira, e a necessidade de ter profissionais capacitados nessa área, para a recepção de turistas e o bom atendimento dos mesmos.
Dados de antes do advento da pandemia mostram que o fluxo de turistas na trifronteira, por ano, era de mais de um milhão de pessoas, passando de forma migratória pela Aduana de Turistas de Bernardo de Irigoyen, isso sem considerar a passagem de pessoas pela área do Lago Internacional da Trifronteira.
Andressa Stamm e Andressa Santos falaram sobre o funcionamento da Associação, a parte operacional interna da entidade e o funcionamento dos Núcleos.
“Foi muito importante termos essa conversa com os estudantes, transmitindo a eles essa ‘luz’, essas informações e esse conhecimento. Muitos não sabiam o que era a Ascoagrin, e após as explanações, todos puderam conhecer o nosso trabalho, saber que somos voluntários, que não somos uma entidade política e nem governamental, e sim uma entidade representativa do setor empresarial”, afirmou Raquel.
A presidente ressaltou que o encontro foi positivo, e destacou a avaliação da diretora do colégio, enfatizando que os alunos se mantiveram integralmente atentos, sem distração e concentrados nas falas, demonstrando a importância que os estudantes viram nos conteúdos abordados.
Raquel Schwab agradeceu aos diretores e colaboradores da Ascoagrin, pela disponibilidade, bem como a direção do colégio, pelo convite, demonstrando a preocupação com o futuro de seus alunos, e também pelo convite para a Ascoagrin retornar outras vezes.
“Foi uma noite extremamente gratificante e estamos felizes com essa abertura, para a Ascoagrin estar presente dentro da entidade educacional. Isso é muito importante para que possamos fortalecer os jovens e criar uma mentalidade empreendedora, voluntária e associativista dentro das escolas”, concluiu a presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab.
A diretora do Colégio Theodureto, Márcia Moreira, destacou que sempre pensando em contribuir com os alunos, na escolha de uma profissão e na sua realização enquanto futuro profissional, a EEB Dr. Theodureto pensou na realização de uma rodada de conversa, neste sentido, no auditório da escola, e para tanto convidou a diretoria da Ascoagrin.
“Os alunos tiveram o prazer de ouvir relatos dos participantes, em relação ao trabalho que desenvolvem na trifronteira. Consolidada como entidade representativa, o trabalho desenvolvido pela Ascoagrin foi muito bem explicado pela presidente Raquel Schwab e pelas diretoras e colaboradores que participaram do evento”.
Márcia ressaltou que a direção da escola, e os alunos que se fizeram presentes no encontro, agradecem imensamente a presença da Associação Comercial.
“Foi um encontro de muito aprendizado”, finalizou a diretora Márcia Moreira.
Galeria de Fotos