Associativismo

sexta, 05 de fevereiro de 2016

ASCOAGRIN REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DE DIRETORIA EM 2016

A Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul - Ascoagrin, realizou, na noite de 4 de fevereiro, a primeira reunião de diretoria deste ano.
Iniciando a reunião, o presidente da entidade, Carlos Vanderley Porfírio, deu boas vindas aos diretores presentes, desejou um ano produtivo de trabalho e apresentou os assuntos da pauta.
O primeiro assunto tratado foi a prestação de contas de 2015. A diretora Financeira, Juvani Pivatto, e a responsável pelo departamento financeiro da Associação, Mari Bugança, apresentaram os números do balanço do ano passado.
Elas também apresentaram o orçamento financeiro para 2016. “Financeiramente, o ano de 2015 foi difícil para a Ascoagrin, e fechamos com pequeno déficit. Alguns fatores contribuíram para isso, como a criação de um novo departamento, o Comercial, que exigiu investimento da entidade. Também tivemos queda de arrecadação, principalmente em função da emissão de Certificado de Origem, serviço que está diretamente ligado ao movimento da Aduana. De forma geral, o ano foi difícil para o comércio como um todo e a Ascoagrin está inserida neste contexto”, explicou.
O presidente ressaltou que a diretoria tem o compromisso de reverter esse resultado, e para isso, várias ações estão sendo propostas no planejamento de 2016.
Também foi feita a avaliação do Show de Prêmios 2015, cujo resultado foi positiva, e os diretores criaram a comissão encarregada de organizar e realizar o Show de Prêmios 2015. “A campanha terá um novo formato neste ano e deve ser lançada durante o 5º Fórum Empresarial, em maio”, citou.
O 5º Fórum Empresarial teve criada a comissão que vai trabalhar o formato do evento, que já tem as datas definidas: dias 17, 18 e 19 de maio.
Outro assunto em pauta foi o Programa de Desenvolvimento Econômico Territorial - DET, desenvolvido pelo Sebrae. “Estamos estudando, juntamente com a administração de Dionísio Cerqueira, uma parceria para o programa, que vai viabilizar o atendimento pelo Sebrae na Ascoagrin, o trabalho do Comitê Gestor e diversas outras ações, entre elas um projeto, nos mesmos moldes do ‘Sabores da Tri Fronteira’, mas voltado ao ramo de supermercados”, salientou Carlos.
Ele também informou aos presentes sobre as ações da Confederação das Associações Empresariais do Brasil – CACB, para tentar reverter as mudanças no ICMS, que estão inviabilizando os pequenos empresários, que não têm condições de acompanhar a burocracia que essas mudanças trouxeram. “Sentimos orgulho de fazer parte desse movimento, pois a CACB representa todas as associações empresarias do Brasil”.
A Ascoagrin passou a integrar o conselho da nova diretoria do Consórcio Intermunicipal da Fronteira - CIF, e os diretores, Odinei Santos de Sousa e Claudio Saccol são os representantes da Associação no conselho.
Cláudio Sacool fez um relato da primeira reunião da diretoria do CIF, da qual participou, e destacou o propósito do novo presidente do Consórcio, o prefeito de Bom Jesus do Sul, Cezar Bueno, em reaproximar ainda mais o CIF da Ascoagrin, trabalhando ações em parceria.
Dia 23 de fevereiro, as 7h30, acontecerá um café da manhã na Ascoagrin, com a presença do presidente do CIF, que apresentará as ações planejadas para 2016, e a Ascoagrin apresentará as demandas que considera pertinentes, como questões envolvendo a Aduana, o turismo e o trânsito nas cidades gêmeas.
O coordenador do Núcleo de Jovens Empresários, Jean Fin, falou sobre a assembleia geral dos jovens empresários de Santa Catarina, que acontecerá em Dionísio Cerqueira nos dias 17 e 18 de março. “Pela primeira vez, representantes de todos os conselhos de jovens empresários do Estado, estarão na tri fronteira”, salientou.
Também foi tratado na reunião sobre o quadro associativo da Ascoagrin, que tem hoje 299 empresas associadas, e sobre o café da manhã com os empresários, que acontecerá no dia 25 de fevereiro, com a presença de representantes da Unimed.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto

Galeria de Fotos