Associativismo

quinta, 13 de abril de 2017

PRESTAÇÃO DE CONTAS E RELATOS DE VIAGENS SOBRE ADUANA FORAM O FOCO DA REUNIÃO DE DIRETORIA

Diretores se reuniram na noite de terça-feira, no auditório da Ascoagrin

 

A Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul – Ascoagrin realizou, na noite de terça-feira, 11 de abril, sua reunião mensal de diretoria.

Com o tempo frio que estava na noite, e alguns diretores em viagem, a participação foi um pouco mais baixa que normalmente acontece.

Os diretores e representantes de núcleos setoriais presentes discutiram vários assuntos que integraram a pauta do encontro, porém, os debates se deram mais em torno da viagem de duas comitivas da tri fronteira, integradas também por diretores da Ascoagrin, para tratar questões referentes à melhorias na Aduana de Cargas.

A apresentação do balanço e prestação de contas da Associação, referentes ao exercício de 2016, foi outro item da pauta que recebeu maior atenção dos presentes na reunião.

A apresentação dos números foi feita pela diretora financeira, Juvani Pivatto, e pela secretária financeira, Marilei Bugança.

Os diretores, Rogério Benini e Cleo Petroli, integraram a comitiva, com vereadores de Dionísio Cerqueira e o deputado estadual, Dirceu Dresch, que esteve na sede da delegacia regional da Receita Federal, em Joaçaba, e foi recebida pelo delegado regional, Otto Maresch.

Benini detalhou os assuntos tradados com o delegado bem como os possíveis encaminhamentos e tratativas que possam ser decorrentes.

A outra comitiva, integrada pelo vice-presidente da Ascoagrin, Uilson Fransozi; pelo coordenador do Núcleo de Empresários do Comércio Exterior da Fronteira – NECEF, Marcos Voltolini; pelos prefeitos, de Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto Gonçalves, e de Barracão, Marco Aurélio Zandoná; e pelo coordenador do Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, esteve em Porto Mauá e São Borja, ambas no Rio Grande do Sul, onde conheceram os respectivos portos e Aduanas, a estrutura, funcionamento e sistema de gestão.

Uilson Fransozi e Marcos Voltolini fizeram um apanhado das visitas e possíveis trâmites decorrentes.

Eles destacaram que a intenção foi levar os gestores públicos para conhecer, e ver como funcionam as Aduanas, com gestão pela iniciativa privada e por iniciativa privada e pública.

Também foi tratada na reunião, sobre a visita, à Ascoagrin, da comitiva do vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, acompanhado pelos deputados federais Celso Maldaner e Maro Mariani, estaduais, Mauro de Nadal e Valdir Cobalchini, pelo ex-senador e ex-governador do estado, Casildo Maldaner, e pelo ex-deputado e ex-governador, Paulo Afonso Vieira.

As lideranças catarinenses também trataram, com a direção da Ascoagrin e coordenação do NECEF, questões sobre a Aduana e sobre o Tratamento Tributário Diferenciado – TTD.

O Show de Prêmios 2017 e o 6º Fórum Empresarial da Ascoagrin, além de outros assuntos, também integraram a pauta da reunião.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.:

Galeria de Fotos