Associativismo
quarta, 12 de julho de 2017
ASCOAGRIN RECEBE PREFEITOS DO CIF QUE ESCLARECEM SOBRE O HOSPITAL
Durante a reunião de diretoria, também foi apresentada a chapa de continuidade, para a eleição da nova diretoria, no dia 20 de julho
A Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul – Ascoagrin realizou, na noite de terça-feira, 11 de julho, sua reunião mensal de diretoria.
Além de diretores e funcionários da Associação, participaram do encontro, os prefeitos Cezar Bueno, de Bom Jesus do Sul e presidente do Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, e Thyago Gnoatto Gonçalves, de Dionísio Cerqueira, acompanhado pelo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Claudiomiro Pavan.
Eleição
Um dos temas tratados na reunião foi a eleição da nova diretoria da Ascoagrin.
O pleito acontecerá que será no dia 20 de julho, conforme prevê o estatuto e o edital publicado.
Durante a reunião, o candidato a presidente da atual diretoria, Marcos Voltoline, apresentou os nomes para os cargos que compõem chapa única de continuidade da gestão.
Também falou sobre a postura da próxima gestão para que a Ascoagrin continue fortalecida e sendo uma entidade representativa de classe referência na região.
Hospital de Dionísio Cerqueira
Os prefeitos do CIF solicitaram espaço na reunião, para expor à direção da Ascoagrin o projeto de passar a gestão do Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira a um instituto ou organização social especialista no setor, tirando assim a gestão da prefeitura de Dionísio Cerqueira, permitindo o atendimento de particulares e de planos de saúde, além de uma série de outros benefícios apresentados pelos prefeitos.
Thyago Gonçalves informou que após a ampliação e revitalização do hospital, a estrutura hoje tem 70 leitos, mas a média de ocupação é de 18 leitos.
“A estrutura hoje permite o atendimento pelo SUS, aos três municípios do CIF, podendo até ser ampliado para outros municípios, e também o atendimento por planos de saúde e particulares, sem comprometer, em nada, o atendimento pelo SUS, ao contrário, melhorando esse atendimento”, citou.
O prefeito explicou que o Instituto Santé, que também faz a gestão do Hospital Regional de São Miguel do Oeste seria a entidade definida, e a administração cerqueirense fez uma série de exigência ao Instituto para que a parceria fosse concretizada.
Entre as exigências feitas consta que os recursos oriundos do atendimento por planos de saúde e particular sejam revertidos em ações na melhoria do atendimento no próprio hospital; o regime de atendimento será o de “porta aberta”, ou seja, atendimento sem limites na Emergência; não haverá nenhum tipo de diferenciação para atendimento pelo SUS, por planos e particular, entre outras exigências.
“A nova gestão também vai abrir a possibilidade de trazer novas especialidades e propiciar novas fontes de receita para o hospital, o que é vital para a sua sustentabilidade”.
Cezar Bueno explicou que quando foram pleiteados os recursos, junto ao Ministério da Saúde, para as obras de revitalização do hospital, ainda quando os prefeitos do CIF eram Joarez Henrichs, Paulo Deola e Altair Rittes, uma das determinações é que após as obras concluídas, fosse buscada uma gestão fora da prefeitura.
“A porta de entrada será a mesma para todos os pacientes, o atendimento o mesmo e as equipes as mesmas. Assim, vamos dar oportunidade para aquelas pessoas daqui, que tem planos de saúde ou pagam atendimento particular, sejam atendidas aqui, não precisam ir para outras cidades”, destacou.
Cezar Bueno foi enfático ao afirmar, sobre os questionamentos da possibilidade do CIF fazer a gestão, que o Consórcio não tem capacidade técnica para essa gestão.
“Não há mais espaços para amadores, principalmente no que se refere à saúde”, afirmou Cesar.
Dia 20 de julho acontecerá uma audiência pública, no salão paroquial de Dionísio Cerqueira, para debater o assunto.
Outros assuntos também foram discutidos no encontro.
Comércio Seguro
A implantação, em parceria com a Polícia Militar, do programa Comércio Seguro, foi um dos temas.
A iniciativa prevê a criação de um grupo no WhatsApp, envolvendo o comércio da tri fronteira, para informar a PM sobre pessoas suspeitas e outros fatores. Os estabelecimento que aderirem ao programa receberão, da Ascoagrin, um adesivo específico para ser afixado em sua fachada.
Projeto semelhante já funciona com êxito em várias cidades da região.
PromoTri
Em função do êxito da primeira edição da Promotri, em 11 de março, já está confirmada a data da segunda edição da feira.
Ela acontecerá no dia 19 de agosto, um sábado, no pavilhão da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, em Dionísio Cerqueira.
Para a segunda adição, algumas mudanças foram promovidas: a Promotri iniciará às das 16 horas, seguindo até às 22 horas.
O espaço também foi ampliado e serão utilizadas as partes internas e externas do pavilhão.
A Ascoagrin está estudando a possibilidade de parcerias com algumas entidades ou clubes de serviço, para a disponibilização de barracas com comidas e bebidas.
O objetivo da promoção é fazer com que os comerciantes incrementem a venda de seu estoque, com preços atrativos e condições facilitadas aos consumidores.
A secretaria da Ascoagrin já está fazendo as inscrições e reservando os espaços para empresas interessadas em participar da 2ª Promotri.
O custo de participação é de R$ 100, 00 por empresa e os interessados podem entrar em contato com a secretaria da Ascoagrin, pelo telefone 49-3644.1103.
Show de Prêmios
O segundo sorteio da campanha Show de Prêmios, alusivo ao Dia dos Pais, será realizada no mesmo dia da 2ª Promotri.
Os empresários que ainda desejam aderir à campanha podem fazê-lo, em qualquer momento, inclusive empresários não associados à Ascoagrin.
Interessados devem entrar em contato com a secretaria da Ascoagrin, pelo telefone 49-3644.1103.
Outros assuntos inerentes à Ascoagrin foram ainda discutidos durante a reunião.
Galeria de Fotos