Associativismo
sexta, 20 de julho de 2018
ASCOAGRIN REÚNE MULHERES EMPREENDEDORAS PARA TRATAR SOBRE ASSOCIATIVISMO E NÚCLEO SETORIAL
Mais de 40 empresárias participaram do encontro, na sede da Ascoagrin, na noite desta quarta-feira, 18 de julho
A Associação Empresarial e Comercial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul – Ascoagrin, com apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC e do Programa Empreender, realizou, na noite desta quarta-feira, 18 de julho, o Chá Para Mulheres Empreendedoras.
O encontro, que reuniu mais de 40 empresárias, aconteceu no auditório da Ascoagrin.
Após o evento, foram sorteados vários brindes entre às presentes, doados por empresas da trifronteira.
O encontro contou com a presença da consultora da FACISC, Lenir Peres.
O presidente da Ascoagrin, Marcos Voltolini, fez a abertura do encontro, deu boas vindas às empresárias e destacou a importância do associativismo e da organização dos núcleos setoriais.
Lenir Peres destacou que a essência da FACISC é o associativismo e o encontro teve por meta sensibilizar as empresárias para a importância participarem de um núcleo empresarial.
“O associativismo é resultante da união de todos em torno de ideias, convertendo essas ideias em desejos, alcançando os resultados buscados. É uma energia realizadora: ‘a gente quer a gente faz’, que é o nosso lema, e os núcleos setoriais atuam com esses princípios”, afirmou.
Sobre o Programa Empreender, Lenir Peres apresentou às presentes o que são os núcleos e a abrangência deles em Santa Catarina; qual o foco, o objetivo e porque criar um núcleo; as ideias, ações e transformações que fazem um núcleo dar certo.
O Programa Empreender é fruto de parceria entre a FACISC e o Sebrae/SC, que uniram-se em prol do “empreender” , que são os núcleos empresariais.
Marcos Voltolini ressaltou a importância de trazer as mulheres empreendedoras para a Ascoagrin, para que elas conheçam o associativismo, a proposta e a metodologia dos núcleos setoriais, e o Programa Empreender, para o desenvolvimento pessoal e empresarial, visando a formação de um Núcleo de Mulheres Empreendedoras na Ascoagrin.
Voltolini citou que quando os empresários de um mesmo segmento se reúnem para discutir problemas comuns e buscar soluções, fortalecem as empresas e a economia.
“Nós temos, em Santa Catarina, a referência nacional deste núcleo, uma vez que o Núcleo da Mulher Empreendedora de Santa Catarina foi premiado, em nível nacional e internacional, o que evidencia os benefícios do associativismo e dos núcleos setoriais”.
O presidente da Ascoagrin enfatizou que uma das bases do associativismo é a nucleação, empresas do mesmo segmento buscando o crescimento conjunto.
“Precisamos mudar essa visão de que o nosso vizinho é o nosso concorrente. Nós devemos buscar o crescimento empresarial em conjunto. As empresas, aqui da trifronteira, por exemplo, precisam ser parceiras entre si, pois a nossa concorrência está fora daqui. Precisamos estar unidos e fortes para crescermos, enfrentarmos os desafios e buscarmos soluções em conjunto”, enfatizou.
Ascoagrin
A Ascoagrin conta hoje com cinco núcleos setoriais:
Núcleo de Contadores da Fronteira – NCF
Núcleo de Empresários do Comércio Exterior da Fronteira – NECEF
Núcleo de Jovens Empresários da Fronteira - NJE
Núcleo Jurídico da Fronteira – NJF
Núcleo de Arquitetos da Fronteira – NAF
Também está sendo articulada a formação de um núcleo de mecânicas (matéria em breve)
Galeria de Fotos