Associativismo

sexta, 03 de janeiro de 2020

RAQUEL SCHWAB É A SEGUNDA MULHER PRESIDIR A ASCOAGRIN

Solenidade de posse da diretoria para a gestão 2019-2020 aconteceu na noite de quinta-feira, 2 de janeiro

 

A Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin realizou, na noite de quinta-feira, 2 de janeiro, a solenidade de posse da nova diretoria da Associação, que responderá pela gestão no biênio 2020-2021.

Fundada em 31 de agosto de 1975, A Ascoagrin chega, em 2020, a 45 anos de atuação marcante e efetiva na trifronteira e região, referenciada como uma das instituições de maior credibilidade e respaldo na região e uma das associações empresariais de referência no Paraná e em Santa Catarina.

A nova diretoria é presidida por Raquel Voll Carvalho Schwab, a segunda mulher a presidir a Ascoagrin em seus 45 anos de existência.

 

A mesa de honra da solenidade foi composta então presidente, Volmir Marcos Voltolini, que também representou o presidente da Coordenadoria das Associações Empresariais do Sudoeste do Paraná – CACISPAR; a presidente eleita para a gestão 2020-2021 da Ascoagrin, Raquel Voll Carvalho Schwab; prefeito de Dionísio Cerqueira e presidente do Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, Thyago Gnoatto Gonçalves; prefeito em exercício de Barracão, Erondi Faé; prefeito em exercício de Bom Jesus do Sul, Paulo Deola; diretor Programa Empreender da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, Allan Kreutz; o vice presidente da FACISC para a Regional Noroeste, Jandir Bortoluzzi; e o presidente do Conselho Superior da FACISC, Ernesto João Reck, que representou o presidente da entidade, Jonny Zulauf.

 

Iniciando os pronunciamentos, Jandir Bortoluzzi, citou ações de repercussão da Ascoagrin, e afirmou que a entidade se renova com novos personagens em sua diretoria, dando continuidade à sua trajetória e desenvolvendo novas ações.

“O associativismo voluntário fortalece as empresas na busca de soluções para as grandes questões locais e regionais”, disse Bortoluzzi.

Ernesto João Reck destacou a importância que a Ascoagrin tem como representante dos interesses dos empresários da trifronteira junto à FACISC.

“A Ascoagrin é exemplo de associativismo, unindo três gestões públicas municipais e o empresariado. Juntos, somos mais fortes na construção de uma sociedade melhor, com mais desenvolvimento econômico, social e cultural”, citou Reck.

Paulo Deola enfatizou que a Ascoagrin, juntamente com o CIF são duas grandes ferramentas de desenvolvimento local e regional, integrando os setores privado e público,

“A Ascoagrin e o CIF são referência no Brasil e estão fazendo da fronteira uma região de oportunidades e alternativas de crescimento”, ressaltou Deola.

Erondi Faé afirmou que a troca de diretoria da Ascoagrin sempre é um momento memorável para a sociedade da trifronteira, destacando a união de forças e as ações conjuntas que se tornaram diferenciais para o desenvolvimento local.

“Como gestores públicos, temos que agradecer pela ação das gestões anteriores e da gestão do Marcos Voltolini, e desejar sucesso à Raquel, e sua equipe diretiva, que com determinação e garra assumiram esse desafio”, disse Faé.

Thyago Gnoatto Gonçalves ressaltou as parcerias desenvolvidas entre a Ascoagrin, o seu município e os municípios do CIF, e citou que a força do empresariado da fronteira é a força da Ascoacrin.

“A Ascoagrin tem credibilidade, reconhecimento e respaldo e é exemplo de associativismo para o Brasil”, citou Thyago.

Na sequência, os diretores e integrantes do Conselho Superior e do Conselho Fiscal foram chamados à frente, para tomarem posse dos respectivos cargos.

 

Após, Marcos Voltolini fez seu pronunciamento e destacou aspectos de sua gestão, desde sua posse, e o apoio de sua equipe diretiva ao longo da gestão.

Fez referências aos momentos de crises política, econômica e até de valores, mas com o apoio da diretoria e as parcerias com o s executivos municipais, legislativos, CIF e demais entidades, o mandato foi concluído com êxito.

Ele disse que não foram poucas as conquistas obtidas, em momento tão adverso.

Citou duas ações, em especial: a entrega do Canil Setorial da Polícia Militar de Dionísio Cerqueira e todas as ações envolvendo a Aduana de Cargas, com destaque para o movimento “A Aduana é Nossa”.

Ele lembrou que na construção do Canil Setorial foram investidos cerca de R$ 40 mil, e 30% desse valor foi arrecadado junto a empresários e cidadãos da tri-fronteira.

O estante foi bancado com recursos próprios da Ascoagrin.

“Tratamos desta obra como um investimento, pois os benefícios em segurança pública, para a população da fronteira e da região, são imensuráveis”.

Quanto à Aduana, Marcos citou as muitas ações desenvolvidas, entre manifestações e reuniões, e juntamente com o movimento “A Aduana é Nossa”, foram mobilizados todos os setores envolvidos, com o apoio maciço da população.

“Este movimento chamou a atenção de lideranças políticas de Santa Catarina e do Paraná, e estivemos em Brasília, onde fomos recebidos pelo então presidente da República, Michel Temer, dentre outras agendas na Receita Federal e Ministério da Agricultura, acompanhados pelo então governador do Estado e toda a bancada parlamentar catarinense e alguns deputados do Paraná”.

Voltolini afirmou que certamente ainda há muito a fazer, mas tem a convicção que a diretoria eleita, sob o comando de Raquel Schwab, dará continuidade ao trabalho, consolidando e ampliando os espaços políticos da Ascoagrin.

O então presidente fez os agradecimentos de praxe e desejou sucesso à gestão de Raquel.

 

Encerrando os pronunciamentos, a presidente empossada, Raquel Schwab ressaltou os aspectos que denotam a importância que a Ascoagrin tem para a trifronteira e região.

Disse que é motivo de orgulho ser a segunda mulher a ocupar a presidência da entidade e trabalhará incansavelmente para honrar a confiança atribuída em sua pessoa e em sua equipe diretiva.

“Seremos pautados pela ética, transparência e visão para o coletivismo e associativismo”, afirmou Raquel,

Ela destacou que a cooperação é um dos grandes focos da atualidade e citou uma frase do pensador italiano, Pietro Ubaldi, que diz: “O próximo grande salto evolutivo da humanidade será a descoberta de que cooperar é melhor que competir”.

“Com essa visão, vamos trabalhar para que a trifronteira e o nosso território sejam reconhecidos nacional e internacionalmente, como lugar de oportunidades, desenvolvimento e conhecimento. O que é bom passa por aqui”.

Finalizando, Raquel fez os agradecimentos de praxe e reafirmou que sua gestão trabalhará para deixar um legado para a Ascoagrin e para a região.

“Vivemos um novo tempo de união, integração, prosperidade e cooperação”, concluiu Raquel Schwab.

 

Diretoria Empossada

Diretor Presidente: Raquel Voll Carvalho Schwab;

Diretor Vice-Presidente: Allan Kreutz;

Diretor 2º Vice-Presidente: Sandra Ellane Kraetzig

Diretor Secretário: Adriana de Fátima Vanelli

Diretor Financeiro: Vanda Ivonete Schimidt Pretto

Diretor de Assuntos Administrativos e de Patrimônio: Jean Eduardo Lunkes Schwab Fin

Diretor da Indústria: Rosinho de Oliveira Ferreira

Diretor do Comércio: Claudio Poletto

Diretor de prestação de Serviços: Gerri Garcia da Rosa

Diretor do Empreender: Fabricio L. Jardim

Diretor de Agronegócios: Edacir Dalpiaz

Diretor de Soluções Empresariais: Luiz Henrik Faier

Diretor de Assuntos Internacionais: Kattlyn Hoara Guarreschi

Diretor de Assuntos Estratégicos: Dayana de Cássia Gasperin Andrade

Diretor de Relações Públicas e Marketing: Talita Casagrande

Conselho Superior: Volmir Marcos Voltolini, Carlos Vanderley Porfírio e Tarcizio Antonio Sartori

Conselho Fiscal Titular: Paulo Cesar Gnoatto, David Ramalho Mendonça e Issa Said Mizher

Conselho Fiscal Suplentes: Gilmar Luiz Netto, Juvani Cecilia Zimmermann Pivatto, Júlio de Sá.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto

Galeria de Fotos