Associativismo

sábado, 27 de março de 2021

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A ADUANA FOI UM DOS PRINCIPAIS ASSUNTOS DA REUNIÃO DE DIRETORIA DA ASCOAGRIN

Reunião online aconteceu na tarde desta quinta-feira, 25 de março

 

A Associação Empresarial da Fronteira - Ascoagrin realizou, na tarde desta quinta-feira, 25 de março, na plataforma online, sua reunião mensal de diretoria.

Vários assuntos integraram a pauta do encontro e foram debatidos pelos participantes.

Iniciando os trabalhos, a presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, informou sobre o concurso nacional, Inova Juntos, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM, envolvendo a participação de consórcios intermunicipais de todo o Brasil.

O Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, participou do concurso, e no início do mês, a presidente Raquel, juntamente com prefeitos e lideranças dos municípios que integram o CIF, participaram de entrevista de qualificação, junto à CNM, sobre o concurso.

O CIF não passou de fase nesta modalidade, mas irá se inscrever para outra modalidade do concurso, no segundo semestre deste ano.

Outro assunto bastante debatido foi a possibilidade de empresas de outras cidades participarem dos Núcleos Setoriais da Ascoagrin, uma vez que o Núcleo de Jovens Empresários recebeu tal solicitação e levou o pleito à direção da Ascoagrin.

Sobre esta possibilidade, a diretoria foi favorável, sobretudo, depois da explicação do vice-presidente, Allan Kreutz, que foi diretor da pasta do Empreender, na Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina - FACISC.

Allan explicou que a Associação pode e deve acolher o nucleado, principalmente pelo fato se a Associação Empresarial de sua cidade não oferecer a Solução Empreender.

Raquel destacou a importância de ser elaborado um termo de cooperação entre as Associações, para evitar eventuais entraves com Associações coirmãs.

Sobre o jantar de aniversário Ascoagrin, que acontece sempre no mês de agosto, a presidente enfatizou que normalmente, nesta época, já estariam em andamento os preparativos para o jantar de aniversário da entidade.

Porém, em função da pandemia, a intenção era deixar registrada a decisão de não realizar o evento neste ano.

Os diretores definiram que ainda é muito cedo para tomar esta decisão, e que o assunto poderá voltar à pauta no decorrer do ano, uma vez que, talvez, o evento possa ser realizado no final do ano, quando acontece a troca de diretoria.

A decisão sobre a realização do jantar de aniversário ficou, então, para o segundo semestre.

Na sequência, a presidente reforçou o convite para todos participarem do bate-papo online com orientações aos MEIs sobre a declaração do Imposto de Renda.

O evento foi realizado na noite da quinta-feira, 25 de março, via Facebook da Ascoagrin, coordenado pelo diretor da Ascoagrin, professor da Unetri Faculdades, Delegado do CRC-SC e Contador, Carlos Vanderley Porfírio.

O evento foi uma parceria entre Sebrae, Ascoagrin, Unetri, La Frontera, prefeituras dos municípios do CIF e Delegacia do CRC - região de Dionísio Cerqueira SC.

A Presidente solicitou auxilio dos diretores na divulgação e na participação o bate-papo online.

Raquel Schwab também informou sobre a reunião que manteve, no dia 5 de março, com os prefeitos do CIF, na qual foi tratado sobre o Protocolo de Tratamento Precoce; compra de Elmos Respiradores (espécie de capacete) e pedido para ações integradas de enfrentamento ao Covid-19.

Raquel salientou que a secretária executiva do CIF, Karina Zanoni, já informou que a compra dos Elmos está sendo feita.

Assim que os capacetes adquiridos chegarem ao Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira, a Ascoagrin divulgará nota na imprensa, informando a comunidade sobre a utilidade do aparelho.

A solicitação da Ascoagrin para que a administração de Barracão prorrogasse o prazo para pagamento do Alvará de Funcionamento, foi outro tema em debate.

O significativo reajuste na taxa do Alvará, em Barracão, causou preocupação aos empresários e diante das reivindicações, a Ascoagrin emitiu oficio à Prefeitura Municipal de Barracão, solicitando a prorrogação do pagamento da taxa, sem acréscimo de multas ou juros, até o final do corrente ano.

A administração barraconense atendeu a solicitação, e para divulgar a boa notícia, foi realizada uma coletiva de imprensa, nas dependências da Ascoagrin, na quarta-feira, 24 de março.

Outro assunto de suma importância, tratado na reunião, foi a audiência pública que a Receita Federal vai realizar, no dia 7 de abril próximo, sobre a Aduana de Cargas de Dionísio Cerqueira.

A audiência tratará sobre a privatização da Aduana e a concorrência para a construção e operação de uma nova estrutura aduaneira.

Ficou definido que a Ascoagrin emitirá manifestação, por escrito, favorável ao processo e solicitará a todas as entidades às quais é filiada, como a FACISC, FACIAP e CACISPAR, bem como às prefeituras municipais de cidades vizinhas, entidades privadas, como a Unetri Faculdades, La Frontera e clubes de serviço, para que também enviem um manifesto virtual, e que auxiliem a mobilizar a população para que o maior número possível de pessoas possa participar da audiência. 

Encerrando a reunião, o espaço foi para a palavra livre e informes.

Raquel Schwab e a secretária executiva da Ascoagrin, Andressa Stamm informaram que participaram de reunião virtual, com o Promotor de Barracão, Dr. Felipe Lyra da Cunha, referente a medidas de prevenção ao Covid-19 e os decretos Estaduais referentes a lockdown.

Raquel informou que durante reunião de diretoria da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina - FACISC, realizada em 18 de março, apresentou o case de sucesso da Ascoagrin, sobe a Certificação do Selo Ouro, promovido pela Federação das Associações Empresariais do Paraná – FACIAP.

Na palavra livre, o diretor, Marcos Voltolini, explanou sobre sua participação em reuniões, como Diretor de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, na FACISC e na FACIAP.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto

Galeria de Fotos