Associativismo

quinta, 07 de outubro de 2021

ASCOAGRIN REALIZA REUNIÃO DE DIRETORIA COM DESTAQUE PARA O CONEXÕES EMPRESARIAIS (FÓRUM)

Diretores se reuniram na manhã desta quinta-feira, 7 de outubro. Conexão Empresarial será nos dias 18, 19 e 20 de outubro

 

A Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin realizou, na manhã desta quinta-feira, 7 de outubro, sua reunião mensal de diretoria.

Foi a primeira reunião 100% presencial desde o advento das restrições decorrentes da pandemia de covid 19.

Iniciando a reunião, a presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, deu as boas-vindas aos presentes e com conduziu os assuntos da pauta.

Raquel apresentou a nova funcionária da Ascoagrin Jaqueline Guedes, contratada no início do mês de setembro, que fará o atendimento na recepção e auxiliará nas atividades da entidade.

“A nova colaboradora está bem ambientada com a Ascoagrin e demonstra interesse e responsabilidade”, afirmou.

Jaqueline, por sua vez, disse estar gostando do trabalho e da entidade, e agradeceu pela oportunidade de integrar a equipe da Ascoagrin.

Quanto a revitalização Praça Júlio Pereira de Sá, onde fia a sede da Ascoagrin, e a decoração e evento natalino, a presidente comunicou que, conforme já havia sido definido em reuniões anteriores, a Ascoagrin irá investir na revitalização, embelezamento e manutenção da Praça Júlio Pereira de Sá.

 Serão plantadas árvores e plantas ornamentais, e instalados bancos no local.

Sobre a iluminação, foi solicitado, via ofício, mais dois postes para a prefeitura de Barracão, mas a mesma respondeu que no momento não fará este investimento.

O diretor, Marcos Voltolini, sugeriu que fosse enviado um ofício à Polícia Militar de Dionísio Cerqueira, solicitando os postes, pois os dois postes já instalados na praça foram cedidos pela PM, e as lâmpadas de Led, pela prefeitura de Dionísio Cerqueira.

Ficou definido então que será encaminhando ofício, alegando a preocupação com a maior segurança na praça e no entorno da sede.

Na sequência, a diretora, Marcela Rittes, sugeriu uma campanha de incentivo para que as empresas decorem seus estabelecimentos para o Natal, com o objetivo de incrementar o espírito natalino nas cidades de Barracão e de Dionísio Cerqueira.

“As boas ideias contagiam e o objetivo é que todo o comércio e população também sintam o desejo de participar e contribuir com a decoração das cidades”.

Com relação à programação de Natal, a Ascoagrin irá entrar em contato com as escolas de ensino fundamental dos três municípios, e se houver alguma apresentação natalina ensaiada com as crianças, irá convidar os respectivos estabelecimentos de ensino a apresentarem-se

no prédio da Ascoagrin, com projeção do som para o lado externo do prédio.

“Desta forma, as pessoas poderão vir para assistir as apresentações e também desfrutar da praça, que estará decorada”.

Outro importante assunto tratado na reunião foi a realização do “Conexões Empresariais” (em breve será postada matéria específica sobre este evento).

O Conexões Empresariais acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de outubro, de forma online, ainda neste ano, substituindo o tradicional Fórum Empresarial da Ascoagrin.

O evento será realizado em parceria com outras Associações Empresarias da região, com a Coordenadoria das Associações Empresarias do Sudoeste do Paraná - Cacispar e com o Sebrae/PR.

A presidente Ascoagrin, Raquel Schwab, destacou que o evento é uma evolução do Fórum Empresarial Digital, realizado em 2020, também em parceria com o Sebrae / PR e com as Associações Empresariais da faixa de fronteira.

“Neste ano a parceria cresceu, e a realização do evento será via Sebrae e todas as Associações Empresariais do Sudoeste do Paraná, através da Cacispar, com patrocínio da Cresol.

O Conexões Empresariais, que tem uma programação extremamente rica, será ofertado por um valor simbólico de R$ 15,00 o ingresso para associados e R$ 30,00 para não associados.

Outro assunto tratado foi o encerramento das atividades da diretoria neste ano e inauguração placa em homenagem ao Presidente Tarcizio Sartori (im memoriam);

O evento será no dia 25 de novembro, e na oportunidade haverá solenidade de descerramento da placa de homenagem, que nomeia o auditório da Ascoagrin de “Auditório Presidente Tarcizio Antônio Sartori”.

Para a solenidade, serão convidadas autoridades locais, a diretoria da Ascoagrin e os

familiares de Tarcizio Sartori.

Esta será a última atividade da diretoria na gestão 2020/2021.

Outro assunto em pauta foi a eleição da nova diretoria da Ascoagrin.

Conforme edital publicado, a Assembleia Geral Ordinária de eleição da nova diretoria acontecerá no dia 15 de outubro próximo.

A votação acontecerá, 17 horas, em primeira convocação, com a presença mínima de metade mais um dos associados. Em segunda convocação, às 17h15, com a presença de no mínimo um terço dos associados e, em terceira e última convocação, às 17h30, com qualquer número de associados, devendo ser encerrada à votação às 18 horas.

A seguir, a presidente encaminhou a palavra livre.

Os diretores comentaram sobre a preocupação com a formação de mão de obra qualificada para os diversos setores do mercado de trabalho.

Para auxiliar na preparação e conscientização da importância da qualificação, a diretora,

Vanessa Schereen, irá tentar trazer, para o próximo ano, o Projeto de Educação Empreendedora, do programa Empreender.

A exemplo da atividade, realizada recentemente pela Ascoagrin, no Colégio Dr. Theoduretho, conforme matéria no link (https://ascoagrin.com.br/noticia/ascoagrin-na-escola), serão visitadas outras escolas dos municípios.

A diretora, Juvani Zimmermann Pivatto, colocou a Unetri à disposição para também auxiliar nesta sensibilização, seja através de conversas e até de palestras para os alunos.

O diretor, Allan Kreutz, sugeriu que seja desenvolvida uma campanha institucional de compras no comércio local, para que os associados, que passaram por tantas dificuldades durante a pandemia, se sintam valorizados.

Os diretores definiram a criação de uma logomarca para a campanha de compra local, que poderá utilizar elementos de duas logomarcas já existentes: a criada pela Ascoagrin, “Trifronteira, meu lugar é aqui”, e a produzida pelo Núcleo do Jovem Empreendedor, “Moro aqui, compro aqui”.

D mesma forma, a diretoria definiu um plano de ação para impulsionar a visualização e aumentar o número de curtidas no Instagram da entidade.

O espaço dos Storys da rede social poderão ser disponibilizados aos associados, para que façam a divulgação de suas empresas.

A presidente, Raquel Schwab, e a diretora, Marcela Rittes, solicitaram aos diretores, para que também façam publicações sobre a entidade, e marquem o Instagram da Ascoagrin: @ascoagrin_

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto

Galeria de Fotos