Associativismo

sexta, 25 de fevereiro de 2022

“FACISC NOSSOS LÍDERES”: ENTREVISTA COM A PRESIDENTE DA ASCOAGRIN, RAQUEL SCHWAB

A entrevista desta semana, na coluna “FCISC Nossos Líderes”, no portal da Federação, foi com a presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab

Fonte: Comunicação FACISC

 

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, publica em seu site, a coluna “FCISC Nossos Líderes”, com entrevistas de lideranças empresarias do estado, que integram o sistema FACISC.

A entrevistada desta semana foi a presidente da Associação Empresarial da Fronteira - Ascoagrin, Raquel Schwab.

 

Confira, a seguir, a entrevista na íntegra, publicada no site da FACISC, nesta quinta-feira, 24 de fevereiro.

 

O associativismo é uma das ferramentas fundamentais para desenvolvimento local e regional.

Com esta certeza, a empresária do ramo de seguros e presidente da Associação Empresarial da Fronteira - Ascoagrin, Raquel Voll Carvalho Schwab, participa há 10 anos do associativismo.

Conheça a seguir, um pouco mais desta empreendedora que integra o hall das lideranças que atuam no Sistema FACISC.

 

FACISC: Qual o seu ramo de atuação empresarial?

Raquel: Sou Corretora de Seguros. Tenho a Zé Luiz Corretora de Seguros Ltda, na qual faço seguros de todos os ramos.

 

FACISC: Por que participa do associativismo?

Raquel: Acredito que o associativismo é uma das ferramentas fundamentais para desenvolvimento local e regional.

 

FACISC: Há quanto tempo está no associativismo, e como começou sua trajetória no associativismo?

Raquel: Estou há 10 anos. Ingressei no associativismo como diretora da Ascoagrin, a convite de um amigo, que na época estava na presidência da entidade. Desde então me apaixonei pelo associativismo e nunca mais saí.

 

FACISC: O que a motiva a seguir no associativismo?

Raquel: O associativismo me motiva a pensar e trabalhar no coletivo, visando o bem comum da classe empresarial. Além disso, amplia, a cada dia mais, a minha rede de contatos e, consequentemente, me faz ser mais assertiva nas tomadas de decisões.

 

FACISC: Quais as suas principais participações e realizações em projetos relacionados ao associativismo?

Raquel: À frente da presidência da Ascoagrin, pude participar de grandes movimentos que oxigenam o associativismo na nossa trifronteira, desde a criação de novos núcleos na entidade, visando o fortalecimento dos nossos empresários, até a participação ativa junto com ao poder público, na construção de ideias e projetos que visam o desenvolvimento local. Nossa última grande conquista foi a privatização da ACI de Cargas, a Aduana de Dionísio Cerqueira, e a assinatura do Termo de Concessão para Construção do novo Porto Seco. Foram conquistas históricas que concedem ao nosso município um salto de desenvolvimento sem precedentes, com a geração de muitos novos empregos, renda e riquezas para a nossa trifronteira.

 

FACISC: O que diria para um empresário que ainda não é ligado a uma associação empresarial?

Raquel: Certamente diria que ele não tem ideia da estagnação que está promovendo, tanto para a sua empresa quanto para seus colaboradores e para a sua vida empresarial como um todo. Estar ligado à Associação Empresarial é estar em movimento, atualizado de tudo o que acontece na esfera empresarial, seja na parte de legislação, incentivos fiscais e questões jurídicas. Além disso, a Associação Empresarial promove, ao empresário, uma inserção no ambiente de capacitações, consultorias contábeis e jurídicas, que dificilmente se teria acesso longe da Associação Comercial.   

 

FACISC: Que conselho deixaria para as futuras gerações?

Raquel: Diria que se você realmente ama o lugar onde escolheu viver e empreender, que seja associativista, faça parte de uma Associação Comercial, respire e promova o associativismo. Esse é o caminho para que o setor privado seja protagonista e não apenas coadjuvante no processo do crescimento sustentável do nosso país.

Fonte: Comunicação FACISC

Galeria de Fotos