Associativismo

sexta, 26 de agosto de 2022

VICE-PREFEITO DE BARRACÃO E SECRETÁRIO DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO PARTICIPAM DE REUNIÃO DE DIRETORIA DA ASCOAGRIN

Vice-prefeito e secretário explanaram as ações, obras e investimentos desenvolvidos pela administração no município

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Ascoagrin

 

A Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, realizou sua reunião mensal de diretoria, no final da tarde desta quinta-feira, 25 de agosto.

Seguindo a nova proposta para as reuniões, de convidar representantes do Executivo municipal, dos municípios que fazer parte da Ascoagrin, Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul, desta vez o vice-prefeito de Barracão, Hercílio de Andrade, e o secretário municipal de Indústria e Comércio, Vitor Luiz Camatti, participaram do encontro.

O prefeito, Jorge Santin, não pode se fazer presente, por estar em viagem por motivos pessoais.

O vice-prefeito e secretário explanaram as ações, obras e investimentos desenvolvidos pela administração no município, e parabenizaram à direção da Ascoagrin pela iniciativa de convidar representantes do Executivo dos municípios, por ser uma excelente iniciativa.

“A Ascoagrin, e o setor empresarial, têm força e representatividade na trifronteira, e somos gratos por podermos explanar o trabalho da Administração der Barracão”, afirmou Hercílio.

Além de explanar ações nos diversos setores da Administração, como educação, saúde, setor social, habitação, infraestrutura urbana e rural, urbanismo, instalação de novas industrias, com geração de emprego e renda, enxugamento da máquina pública, entre outras, o destaque foi para o novo Plano Diretor, cujas audiência públicas já estão acontecendo.

“Todas as ações são para o bem do município, para melhorarmos o andamento do município como um todo. Agora estão acontecendo as audiências púbicas para o novo Plano Diretor, um projeto de grande importância para o município, para o qual os empresários têm demonstrado interesse”.

Hercílio afirmou que o novo Plano Diretor se trata do futuro do município que está sendo planejado agora.

“Reforço o convite para que os empresários participem das audiências e dos debates sobre o Novo Plano Diretor, pois estarão tratando sobre o futuro do nosso município, que depende das ações que estão sendo decididas agora”.

O novo Plano Diretor envolve não apenas a urbanização e a construção civil, mas todas as áreas da administração, como saúde, habitação, industrialização, turismo, comércio, educação, área rural, perímetro urbano, assistência social, infraestrutura, entre outras.

 “São estudos que estão sendo feitos para sabermos, por exemplo, quantas escolas precisamos, por onde passam as estradas, que tipo de estradas e para que tipo de fluxo, onde instalar indústrias, onde construir conjuntos habitacionais, tipo de zoneamento para a cidade e para o interior e assim por diante”, salientou o vice-prefeito.

Hercílio ressaltou que o perímetro urbano de Barracão foi aumentado, ficando quase um terço da área do município como perímetro urbano, para se fazer os zoneamentos.

Ele destacou também que a área do Palmeirinha está sendo transformada na nova área industrial de Barracão, e já tem empresas que se instalarão no local.

“Estamos organizando o Palmeirinha para instalarmos uma nova área industrial. O local ainda constava como zona rural e então precisamos redefinir os lotes, para que as indústrias possam se instalar no local”, concluiu o vice-prefeito, Hercílio de Andrade. 

 

A presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, destacou a importância da presença da Administração de Barracão na reunião, ressaltando que foi uma reunião positiva e produtiva, seguindo esse modelo de reunião adotado pela diretoria da Ascoagrin, em ter o poder público sendo representado.

 “Essa presença do poder público em nossas reuniões não é como uma exigência de prestação de contas, mas como uma conversa franca, aberta e informativa, para que a classe empresarial esteja interagindo junto com o poder público, sabendo das ações dos municípios na trifronteira”.

“Nós, enquanto diretoria da Ascoagrin, somos voluntários, associativistas, e nos sentimos pertencentes a estas ações, estando sempre à disposição de trabalhar junto com o poder público”.

Raquel enfatizou que diretoria da Ascoagrin recebeu boas e positivas notícias das ações que estão acontecendo no município de Barracão.

“São notícias de ações de desenvolvimento e de geração e criação de emprego e renda, e o ponto alto, neste momento, é a reformulação do Plano Diretor do município, que é algo extremamente importante para o desenvolvimento de uma cidade, de um território, pois trabalha o desenvolvimento de um município como um todo”.

A presidente ressaltou que a Ascoagrin se sente pertencente, pois foi convidada, pela administração barraconense, a ser também parte da construção do novo Plano Diretor.

“Assim podemos opinar, reunir as opiniões de nossos diretores e dos nossos coordenadores de núcleos, e além de manifestarmos nossa opinião, podemos também ser ouvidos, o que é muito positivo e produtivo”.

Quanto aos demais assuntos da pauta da reunião, Raquel destacou que foram tratados temas como o contrato encaminhado pela Velteon, o reajuste do plano da Unimed em 12%, a Convenção Empresarial CACISPAR, que acontecerá em Chopinzinho, no dia 22 de setembro, e a Road Show Voz Única FACISC, que acontecerá em São Miguel do Oeste, também no dia 22 de setembro.

“Temos muitas ações, sempre visando o melhoramento da vida do empresário. Amanhã, por exemplo, estaremos com representantes da Federação das Indústrias de Santa Catarina – FIESC, no Fronteira em Debate, da Rádio Fronteira, tratando, justamente, sobre a geração de empregos e renda, sobre a implantação de cursos na área de comércio exterior, recursos humanos, administração e outras áreas de capacitação, que são necessárias para que as empresas possam crescer e ser desenvolver”, disse Raquel.

A presidente da Ascoagrin concluiu afirmando que muitas ações estão acontecendo, outras já foram concluídas, e muitas outras ainda estão por vir.

Ainda durante a reunião, a jornalista Deise Bach, que auxiliava nos trabalhos de assessoria de comunicação da Ascoagrin, comunicou sua saída da Associação, em função de ter aceitado uma proposta de trabalho em outra cidade, para a qual irá se transferir.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Ascoagrin

Galeria de Fotos