Associativismo, Capacitação e Crescimento

sexta, 07 de outubro de 2022

PRIMEIRO ESCRITÓRIO TERRITORIAL DE COMPRAS PÚBLICAS DO BRASIL É INSTALADO NA ASCOAGRIN

Escritório vai treinar, capacitar e preparar, gratuitamente, os empresários associados à Ascoagrin, pequenos, médios e grandes, para participarem de licitações públicas

Fonte: Luz Carlos Gnoatto / Ascom Ascoagrin – Fotos: Luiz Carlos Gnoatto e Gil Valduga

 

A trifronteira viveu, nesta sexta-feira, 7 de outubro, um dia histórico, com a instalação, na Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, do primeiro Escritório Territorial de Compras Públicas do Brasil.

No final da matéria, os objetivos do Escritório e como ele surgiu.

O evento teve a presença da presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab; presidente do Comitê Territorial La Frontera, Talita Casagrande; presidente da Coordenadoria das Associações Empresariais do Sudoeste do Paraná – Cacispar, Paulo Bueno; coordenadora estadual de acesso a mercados institucionais do Sebrae/PR, Juliana Schvenger; vice-prefeita de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni; prefeito interino de Bom Jesus do Sul, Genuino De Marchi; consultor do escritório do Sebrae na trifronteira, Francisco Rezende; secretária executiva do Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, Karina Zanoni, diretores da Ascoagrin, lideranças e convidados.

 

PRONUNCIAMENTOS

O prefeito interino de Bom Jesus do Sul, Genuino De Marchi destacou a importância do momento, especialmente para os empresários de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul. Parabenizou o La Frontera, a Ascoagrin e o Sebrae pela iniciativa, e destacou o fortalecimento e o crescimento que o escritório propiciará.

A vice-prefeita de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni enfatizou a importância do momento, fruto da integração e união de forças entre os prefeitos do CIF, La Frontera e Ascoagrin, para a viabilização do escritório, mais um serviço oferecido aos empresários, que representará um grande salto de desenvolvimento para o território da fronteira.

A presidente do Comitê Territorial La Fronteram Talita Casagrande explicou que o escritório é a concretização de um sonho iniciando em 2019, e que agora é implantado, graças as parcerias, a visão de desenvolvimento e a soma de forças dos envolvidos, trazendo ótimas expectativas para o território da fronteira.

A coordenadora estadual de acesso a mercados institucionais do Sebrae/PR, Juliana Schvenger salientou que o escritório fortalece os empresários do território e destacou que a nova lei de licitações traz muitas melhorias e aproxima os empresários da administração pública.

Juliana citou que a presença do escritório na Ascoagrin propicia segurança e confiança ao empresário e o Sebrae estará junto para preparar, capacitar e fazer do escritório uma referência nacional.

O presidente da Cacispar, Paulo Bueno enfatizou que os empresários do território, estando preparados para as licitações, podem incrementar as vendas para seus municípios, fazendo com que os recursos não vão para fora, mas sim, que gerem empregos, renda, tributos e movimento econômico no próprio município, além do melhor controle sobre os produtos.

A presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, evidenciou que a trifronteira está escrevendo mais um capítulo em sua história de desenvolvimento e fortalecimento.

Ela explicou que o escritório tem em seu objetivo não apenas repassar informações, mas, principalmente, treinar, capacitar e preparar os empresários associados à Ascoagrin, para que aprendam todo o protocolo e detalhes de como participar dos processos de compras públicas, através das licitações e pregões eletrônicos.

“E, mais ainda, para quer não sejam apenas participantes, mas que tenham condições de vencer os processos licitatórios, estando mais aptos e preparados para investir, se fortalecendo e crescer”.

A presidente destacou que todo o empresário tem condições de participar dos processos de compras públicas, seja ele MEI, micro, pequeno, médio ou grande empresário.

A parte de treinamento, de como montar os processos, como participar, como efetuar os lances, nós estaremos proporcionando a todos os empresários associados à Ascoagrin, de forma gratuita, para que estejam bem preparados, participem e sejam vencedores”, explicou Raquel Schwab.

 

ESCRITÓRIO DE COMPRAS PÚBLICAS

O Escritório Territorial de Compras Públicas, instalado na Ascoagrin é um projeto que nasceu no Comitê Territorial La Frontera, no Eixo de Associativismo, coordenado pela presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab.

“Nós sempre pensamos em criar um ambiente no qual os empresários locais tivessem a oportunidade de serem treinados e capacitados para participar dos processos licitatórios de compras púbicas em seus municípios”.

Raquel citou que a partir dessa proposta o La Frontera começou a amadurecer a ideia, juntamente com o Sebrae e depois também com o CIF e com a diretoria da Ascoagrin.

“A ideia era trazer o escritório para dentro da Associação Comercial pois este é o modelo que foi adotado em todos os municípios onde o ele foi implantado, tendo assim uma proximidade direta com o empresário”, finalizou Raquel Schwab.

Mais informações, na secretaria da Ascioagrin.

Fonte:

Galeria de Fotos