Avaliação e Propósitos
quarta, 05 de janeiro de 2022
PRESIDENTE DA ASCOAGRIN AVALIA GESTÃO 2020/2021 E DESTACA PERSPECTIVAS PARA GESTÃO 2022/2023
A presidente, Raquel Schwab, e a nova diretoria da Associação, tomaram posse da nova gestão no dia 3 de janeiro
Edição e fotos: Luiz Carlos Gnoatto
A Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin realizou, na manhã de 3 de janeiro, a solenidade de posse de sua nova diretoria, que estará à frente da Associação no biênio 2022/2023 (ver matéria no link: https://www.ascoagrin.com.br/noticia/associativismo:-nova-diretoria
Na oportunidade, a presidente reeleita, Raquel Schwab, em seu discurso de posse, fez um balanço das principais ações da gestão 2020/2021, e teceu projeções para a gestão 2022/2023.
DESAFIOS GERADOS PELA PANDEMIA
Raquel afirmou que a gestão passada foi profundamente marcada por todos os acontecimentos decorrentes da pandemia de Covid 19, que afetaram diretamente o dia a dia das empresas, das entidades e das pessoas, exigindo mudança de postura e de atuação.
Neste contexto, a Ascoagrin teve atuação primorosa, através de várias ações, especialmente capacitando e preparando os associados para enfrentar e vencer os desafios decorrentes.
“Há dois anos, quando assumi pela primeira vez a presidência desta casa, com muito entusiasmo e diversos planos para nossa entidade, não imaginei que faríamos apenas uma reunião de diretoria e veríamos o ‘mundo parar’. Meu primeiro ano como presidente foi totalmente atípico, e minha diretoria, que havia tomado posse há menos de dois meses, precisou adiar uma série de projetos e repensar os planos, devido a pandemia”.
Mesmo com uma agenda de eventos e ações canceladas, a Ascoagrin mostrou ainda mais a sua força.
“Desde o início da pandemia, nossa atenção ao empresariado, principalmente ao nosso associado, foi redobrada. Nossa preocupação inicial foi capacitar os empresários para entrarem no mercado digital, e conseguimos realizar essa tarefa com êxito, através de inúmeros treinamentos e capacitações”.
A Ascoagrin integrou o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, e com isso teve condições de repassar aos empresários, todas as informações e ações necessárias durante os períodos de fechamento do comércio.
Naquele momento, a grande dificuldade foi administrar os lockdowns, sempre divergentes em vários aspectos, em Barracão e Dionísio Cerqueira, fazendo com que, por exemplo, comércios de um lado de uma rua estivessem sujeitos a determinadas normas, em função de seu município e estado, e dou outro lado da rua, a normas diferentes, por estar no outro município e estado.
“Produzimos diversos materiais explicativos, como cartilhas, participamos de várias entrevistas e programas de rádio, sempre com o intuito de manter o empresário o mais bem informado possível”.
A Ascoagrin também participou de diversas campanhas de arrecadação de alimentos, em prol das pessoas mais necessitadas, mesmo não sendo esse seu principal foco, mas o momento exigia solidariedade e a Ascoagrin abraçou também essa causa.
“Solicitamos inúmeras reuniões com autoridades sanitárias, promotores de justiça e com os nossos prefeitos, os quais sempre e prontamente nos atenderam. Juntos, pensamos formas de flexibilizar os lockdowns e toques de recolher, para dar uma melhor condição de trabalho aos nossos associados”.
Além da participação ativa da Ascoagrin nos assuntos tocantes ao Covid, a diretoria da Associação dedicou boa parte do tempo para organizar e implantar mudanças internas na entidade, como por exemplo a realização de reuniões e palestras virtuais.
E foram muitas! Muitas vezes, mais que uma por dia.
Através das Federações, às quais a Ascoagrin é filiada, a FACIAP, do Paraná, e FACISC, de Santa Catarina, e de entidades parceiras, como o Sebrae, a Associação disponibilizou uma série de cursos e capacitações online, sobre os mais diversos temas, buscando o maior fortalecimento e sustentabilidade dos empresários, para enfrentarem os desafios e mudanças exigidas.
CONQUISTAS
“Foi um período desafiador, muito importante para voltarmos os olhares para dentro de nossa casa e repensar algumas estratégias. Mas também foi um período de inúmeras notícias positivas, e grandes conquistas, como a nossa certificação de Selo Ouro, pela FACIAP e, talvez, a maior conquista dos últimos tempos para a nossa fronteira: a privatização da Aduana de Cargas e a construção do novo Porto Seco, luta de muitos presidentes que passaram por esta entidade ao longo dos seus 46 anos, além de outros importantes investimentos anunciados”.
NOVA GESTÃO
Raquel afirmou que após este período intenso, que mais pareceu 10 e não 2 anos, no qual aprendeu muito, aceitou novamente o desafio lançado por sua diretoria, que a reconduziu à presidência da Ascoagrin, para os anos de 2022 e 2023.
“Trata-se de um desafio que encaro com a disposição de trabalhar com dedicação transparência e seriedade. Para esta missão, contarei com o apoio voluntário da diretoria e conselheiros, comprometidos não só com a Ascoagrin, mas também com o fortalecimento do associativismo e seus valores”, afirmou Raquel.
Ela enfatizou que a Ascoagrin continuará firme na sua missão e compromisso junto ao empresariado, de buscar alternativas para superação de desafios e encontrar novas oportunidades.
“Esta gestão fará todo o empenho para que a Ascoagrin fique, cada vez mais próxima do associado. Faremos um esforço em conjunto para que, cada vez mais, os associados participem de nossas reuniões de diretoria, e possam ter uma dimensão do esforço e responsabilidade desta entidade quanto ao aprimoramento de nossos empreendedores, bem como com o desenvolvimento sustentável de toda a comunidade da fronteira”.
Outra questão destacada pela presidente foi que a Ascoagrin continuará imbuída em manter e aprimorar a boa relação de convivência e parceria com o Poder Público de Dionísio Cerqueira, Barracão e Bom Jesus do Sul, com o Consórcio Intermunicipal da Fronteira - CIF, com as Federações Empresariais, FACISC e FACIAP, com a Coordenadoria, CACISPAR, com o Sebrae, com as Cooperativas de Crédito da Fronteira, com a Câmara de Comércio de Bernardo de Irigoyen e com o Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera.
“E também, com qualquer outro grupo, empresa ou instituição que compartilhe o nosso objetivo de tornar nossa fronteira um ambiente cada vez mais favorável para os negócios e para o desenvolvimento econômico responsável e sustentável”.
AGRADECIMENTOS
Finalizando, Raquel Schwab agradeceu a todos que contribuíram para que a Ascoagrin atingisse seus objetivos.
“Esperamos dirigir a Ascoagrin, nos anos de 2022 e 2023, com a participação de todos nossos funcionários e diretores, em uma gestão extremamente aberta e transparente. Obrigada aos presidentes e suas diretorias que nos antecederam. Sabemos que, dentro de suas realidades e seus momentos, fizeram o possível e o melhor para a Ascoagrin. Sem a luta de vocês, não estaríamos hoje colhendo tão doces e produtivos frutos. A nossa gestão tem seus objetivos, seus critérios e sua forma de trabalhar e vamos realizar esse trabalho sempre mantendo os conceitos que norteiam o associativismo”.
Encerrando seu pronunciamento, a presidente Raquel Schwab agradeceu a Deus, provedor da vida, e nosso sustentador.
“A Ele toda honra e glória, pois sem Ele nada somos”.
Também agradeceu imensamente a diretoria, que a acompanhou até este momento.
“Obrigada por terem enfrentado, junto comigo, a gestão desta entidade em um período tão adverso. Agradeço também aos colaboradores da Ascoagrin. Vocês são o nosso cartão de visitas, peças importantíssimas para que essa máquina funcione tão perfeitamente”.
“Agradeço imensamente a nova diretoria, aqueles que junto comigo reassumem o mandato, através da reeleição, e aos novos diretores, que chegam para ajudar a direcionar os rumos desta entidade tão importante para a fronteira”.
“Agradeço ainda, profundamente, a minha família, pelo apoio permanente, sem o qual não teria sido possível estar aqui novamente. Obrigada ao meu amado esposo, Zé Luiz, e aos meus filhos Henrique e Nicole. Vocês são o significado do amor incondicional”, concluiu Raquel.
Galeria de Fotos