Avanços
sexta, 01 de julho de 2016
MATÉRIA COMPLETA: OBRAS DA UNETRI SÃO OFICIALMENTE ENTREGUES
Um grande evento, realizado na noite desta quarta-feira, 29 de junho, e que entra para a história da tri fronteira, marcou a entrega oficial da primeira etapa de obras do campus da UNETRI Faculdades.
As novas instalações já receberam o mobília, a biblioteca e outros itens necessários, e o primeiro vestibular da Instituição deve acontecer até o final deste ano.
PRESENÇA
O evento contou com a presença dos prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, Cezar Bueno, de Bom Jesus do Sul; Altair Rittes, de Dionísio Cerqueira; Marco Aurélio Zandoná, de Barracão; Guilhermo Fernandez, de Bernardo de Irigoyen; Ricardo Ortiña, de Santo Antonio do Sudoeste, e presidente da AMP - Associação dos Municípios do Paraná; e Plínio de Castro, de São José do Cedro; os vice-prefeitos, respectivamente, Hélio Surdi, Flávio Berté e Jorge Santin; o diretor acadêmico da UNETRI, Jonas Grejianin Pagno; os sócios proprietários da União de Ensino da Tri Fronteira - UNETRI, Allan Edgard Kreutz; Carlos Vanderley Porfírio, Cleo Luiz Petroli, Cleyton Adriano Moresco; Jonas Grejianin Pagno, José Ilto Rosa, Juvaní Cecília Zimmermann Pivatto, Paulo César Gnoatto; Rogério Benini, Tarcízio Antonio Sartori e Volmir Salvi; vereadores; lideranças comunitárias, políticas, religiosas e militares, empresários da região, alunos das escolas da tri fronteira e pessoas da comunidade.
PRONUNCIAMENTOS
O diretor acadêmico Jonas Grejianin Pagno, destacou o empenho de toda a equipe no processo do plano documental e institucional junto ao MEC que já esteve na UNETRI e avaliou a instituição. Ele disse que a meta é até 2025 a UNETRI ser a melhor faculdade privada do Sudoeste, e para isso está investindo em estrutura e capacitação dos docentes.
Em seu pronunciamento, o representante da sociedade mantenedora da UNETRI, Cleo Petroli, destacou a visão do grupo de empresários e a preocupação com o desenvolvimento local e regional, que os levou a investir em Educação. Cleo afirmou que a decisão de implantar a instituição surgiu da necessidade, identificada por empresários, e pela própria comunidade, de formação de pessoas, visando à qualificação para o mercado de trabalho local e regional. “A UNETRI Faculdades tem o propósito de melhorar o nível da educação e qualificação na tri fronteira, além de fomentar o desenvolvimento econômico, social e cultural, através de uma instituição parceira e próxima dos setores educacionais, produtivos, empresariais, associativos e cooperativos, fortalecendo, sempre mais, a tri fronteira como um polo regional de desenvolvimento e de educação”, ressaltou. Ele também enfatizou que o nível de qualidade é um dos principais pilares que darão sustentabilidade à UNETRI. “Queremos que os cursos da UNETRI tenham qualidade e dinamismo, e que figurem entre os melhores em sua área”, salientou. Cleo Petroli destacou ainda que a decisão dos empresários em investir em educação, levou em conta as necessidades de formação e qualificação, e não se pensou em retorno financeiro em curto prazo. “O projeto da UNETRI não prioriza o lucro, mas sim melhorar o nível de qualidade da educação nesta região de fronteira. A sociedade é formada por empresários comprometidos e com visão de desenvolvimento social, econômico e cultural, que aceitou o desafio de concretizar esse projeto na tri fronteira, porque aqui é um lugar de muitas oportunidades”, afirmou.
O prefeito de Dionísio Cerqueira, Altair Rittes, citou que a tri fronteira viveu, nos últimos anos, um período de grande desenvolvimento e investimentos, fruto da coragem, da atitude firme e decidida e do comprometimento de suas lideranças, com a criação do Consórcio Intermunicipal da Fronteira - CIF, e de seus empresários, com visão de crescimento econômico. “A UNETRI é fruto desse comprometimento dos nossos empresários e vem para suprir uma necessidade da nossa fronteira, com a oferta de qualificação e de educação superior de qualidade”.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul - Ascoagrin, Carlos Vanderley Porfírio, que integra o grupo de empresários associados, afirmou a importância do momento para a formação na tri fronteira. “A Faculdade da Fronteira – FAF promoveu um salto de qualidade na qualificação e na educação, mas sua desativação deixou aberta essa lacuna. Com a UNETRI, esta condição está sendo recuperada. A oferta de educação superior de qualidade contribui para a manutenção dos jovens nas suas cidades. Mantemos aqui os nossos talentos, além de trazermos jovens de outras cidades para estudar aqui, o que também contribui para o movimento econômico local”.
O prefeito de Bom Jesus do Sul e presidente do CIF, Cezar Bueno, fez referência aos grandes projetos concretizados na tri fronteira através do CIF, e também pela visão do empresariado local. “A UNETRI é mais uma grande demonstração dessa visão. É uma demonstração das potencialidades da tri fronteira e do arrojo e visão de futuro dos nossos empresários e lideranças. A nossa região merece um investimento de tal grandeza, elevando a qualidade da educação e qualificação na tri fronteira, por serem o suporte para o desenvolvimento e a sustentabilidade econômica e social”.
O prefeito de Barracão, Marco Aurélio Zandoná, destacou a postura do Executivo e Legislativo barraconense, destinando a área aos empresários para a edificação do empreendimento. “A tri fronteira vive um dos momentos mais pujantes e de desenvolvimento de sua história, e isso foi possível graças ao poder público e a iniciativa privada dando as mãos para promover e consolidar o desenvolvimento regional. A UNETRI, através da educação de qualidade, dará suporte ao incremento na qualificação das pessoas e na geração de trabalho e de renda, gerando sustentabilidade e fortalecimento da economia local e regional”.
INSTALAÇÕES
O Campus da UNETRI fica em Barracão, no bairro Industrial, em uma área, com 30 mil metros quadrados, ao lado da BR-163, terreno que foi cedido pelo município, mediante processo licitatório e lei municipal aprovada pela Câmara de Vereadores.
CURSOS
A UNETRI vai iniciar com três cursos: Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia, e também estão previstos cursos de pós-graduação, todos presenciais.
AMPLIAÇÃO
Segundo Cleo Petroli, mais para frente, o planejamento contempla a implantação de novos cursos. O projeto da obra já prevê a ampliação da estrutura, visando novos cursos.
Fotos e reportagem: Luiz Carlos Gnoatto/JF
Galeria de Fotos