Capacitação

quinta, 16 de agosto de 2018

PALESTRA MOBILIZA PROFISSIONAIS PÚBLICOS E PRIVADOS DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO

Palestra tratou sobre o e-Social e teve a presença de profissionais, dos setores públicos e privados, de vários municípios da região

 

Fonte e Fotos: Luiz Carlos Gnoatto

A Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul – Ascoagrin, através do Núcleo de Contadores da Fronteira – NCF, realizou, na manhã de terça-feira, 14 de agosto, no auditório da Associação, uma palestra com o tema e-Social, EFD, Reinf e DCTF Web.

A palestra foi direcionada a empresários, contadores e profissionais do setor de contabilidade de prefeituras e de outros órgãos públicos.

Participarem do evento, profissionais, dos setores públicos e privados, de vários municípios da região.

A palestra foi ministrada pelo auditor da Receita Federal do Brasil, Sérgio Luiz Garbin, e pelo delegado adjunto da RF de Joaçaba, Mauro Batista Neto.

A iniciativa teve o apoio do Sebrae, da Federação das Associações Empresarias de Santa Catarina – FACISC e do Programa Empreender.

Segundo o auditor da RF, Sérgio Luiz Garbin, a Receita Federal está ministrando essa palestra para divulgar o e-Social, que é um novo sistema para que os empregadores, as empresas, cumpram com sua obrigação assessória.

“O e-Social é uma nova obrigação assessória, que vem para substituir outras já existentes, unificando várias informações já prestadas pelos empregadores, para diversos órgãos do governo, como a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, a Previdência Social, o INSS, a Caixa e outros”, explicou Sérgio.

Ele destacou que o e-Social é uma construção conjunta desses órgãos.

“A ideia é que a partir de uma informação que o contribuinte coloca no sistema, todos esses órgãos aproveitem essa informação no âmbito de sua atribuição, não necessitando mais o contribuinte informar, os mesmos dados, individualmente, a cada órgão. A informação é feita uma vez só. As várias obrigações que hoje são informadas, de forma individualizada, passam a se concentrar em uma só informação, e isso representa um grande ganho para todos, tanto para o empregador, quanto para o empregado e para o governo”, ressaltou o auditor Sérgio Luiz Garbin.

O coordenador do NCF, Luiz Henrique Diel, destacou a importância do evento e a abrangência que o mesmo teve, atraindo profissionais de vários municípios.

“A informação é sempre um ferramenta fundamental, que agrega qualidade e eficiência no serviço prestado. A grande presença de profissionais demonstra a relevância do tema tratado, e com certeza todos saíram satisfeitos e com mais informações sobre o e-Social e seus envolvimentos”, concluiu Luiz Diel.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto

Galeria de Fotos