O Núcleo de Jovens Empreendedores – NJE da Fronteira, entidade ligada à Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul – Ascoagrin, realizou, no dia 12 de setembro, na tri-fronteira, o Feirão do Imposto.
O evento é realizado, no mesmo dia, em dezenas de cidades de Santa Catarina, pelos Núcleos de Jovens Empreendedores que compõem o Conselho Estadual do Jovem Empreendedor – CEJESC.
O Feirão do Imposto tem por objetivo promover a maior conscientização sobre o sistema tributário nacional, além de levar informações à população sobre quanto de impostos é pago ao adquirir produtos, solicitar a correta aplicação dos recursos arrecadados pelo pagamento dos tributos e cobrar a redução da carga tributária.
Além disso, a campanha estadual teve inúmeros produtos comercializados sem o valor dos impostos. Para tanto, a carga tributária será subsidiada pelos empresários participantes.
O tema principal desta edição do Feirão do Imposto foi a carga tributária incidente sobre produtos e serviços relacionados à saúde.
Segundo o coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores da tri-fronteira, Jean Fin, além de todas as ações para conscientizar sobre a necessidade da aplicação eficiente dos impostos, e da redução da carga tributária, as pessoas preencheram cupons, com direito a concorrer à oportunidade de comprar um moto sem o valor dos impostos.
Nas cidades gêmeas, iniciativa teve o apoio da JD Combustíveis, Max Sul, Berlanda, Supermercados Verdurão e Ascoagrin.
O Feirão do Imposto 2015 é uma realização do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC), através dos Núcleos de Jovens Empreendedores das cidades participantes. Apoio institucional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE) e Movimento Brasil Eficiente (MBE).
O PESO DOS TRIBUTOS
Confira alguns produtos e saiba quanto de imposto você paga por eles?
Casa popular 48%; Automóvel 37%; Motocicleta 64%; Televisor 45%; Geladeira 37%; Bicicleta 37%; Micro-ondas 64%; Energia Elétrica 56%; Gasolina 53%; Material Escolar 43%; Vestuário 35%; Brinquedos 40%; Celular 40%; Medicamentos 34%; Tênis 59%; Refrigerante 46%.
Confira outros produtos no site: www.feiraodoimposto.com.br
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto