Seguindo orientação do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) o Núcleo de Contadores da Fronteira, vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Barracão (PR), Dionísio Cerqueira (SC) e Bom Jesus do Sul (PR) – Ascoagrin, realizou, no dia 20 de março, uma blitz para promover orientação sobre o correto preenchimento da declaração do Imposto de Renda.
Profissionais contábeis se reuniram no calçadão, ao lado da agência do Banco do Brasil e, de forma voluntária, prestaram orientações aos interessados.
Segundo os contadores que participaram do ato, com a orientação de um profissional da área, diminui a chance do contribuinte cometer equívocos e de cair na malha fina.
Quem deve declarar
Está obrigado a apresentar declaração quem recebeu, em 2014, rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 ou rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados somente na fonte, cuja soma seja superior a R$ 40 mil.
Também deve declarar quem recebeu, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência de imposto, realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias e futuros, auferiu ganhos, tem bens ou propriedade rurais de acordo com valores estabelecidos pela Receita.
O prazo para entrega do documento vai até 30 de abril.
Informações mais detalhadas sobre o preenchimento da declaração podem ser encontradas na edição 1002 do jornal da Fronteira, que circulou em 5 de março, na página 16, ou então acessando ao link:
http://sescap-pr.org.br/25anos/index.php/noticias/post/33346
Blitz do FIA
Paralelo à orientação sobre o preenchimento da declaração do Imposto de Renda, aconteceu a Blitz do FIA, com orientações e incentivos aos contribuintes, para destinarem parte do Imposto de Renda devido, ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.: