Conquista

quinta, 05 de junho de 2014

ASCOAGRIN PARTICIPOU DA ENTREGA DO PRÊMIO SEBRAE PREFEITO EMPREENDEDOR AO PROJETO DO CIF

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul (Ascoagrin), Tarcízio Sartori, e o diretor, Olmiro dos Santos, representaram a Associação, na solenidade realizada na noite de 3 de junho, em Brasília.
Na ocasião, o Sebrae Nacional fez a entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2014. O prefeito de Dionísio Cerqueira, Altair Rittes, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), foi o foi o grande homenageado. Com o case do Consórcio, que já havia sido premiado, em maio, pelo Sebrae/SC como o melhor projeto de Santa Catarina, Altair recebeu o troféu de Mérito Empreendedor Nacional, na categoria Consórcios Públicos.
Altair Rittes foi quem recebeu o Prêmio de Prefeito Empreendedor pelo projeto do Consórcio, em razão do projeto do CIF ter sido inscrito por Santa Catarina.
Disputavam o Prêmio Prefeito Empreendedor, nas 12 categorias, 156 prefeitos. Ao todo, 1.348 projetos, de todo o Brasil, foram inscritos para o Prêmio.
Rittes destacou que a premiação será compartilhada com os prefeitos do Consórcio, com as lideranças da tri-fronteira e com a população dos quatro municípios. “Esse prêmio é o resultado do trabalho e compromisso dos prefeitos Marco Aurélio Zandoná, Cezar Bueno e meu, do intendente Edgardo Nemesio Aquino, dos prefeitos que já passaram pelo CIF, e das lideranças que acreditaram no nosso Consórcio como um instrumento que poderia mudar a história da nossa região de fronteira”, afirmou.
Altair disse ainda que o CIF foi a decisão mais acertada que os prefeitos dos quatro municípios, ainda na gestão anterior poderiam ter tomado. “Foi uma decisão de grandeza, criando uma grande ferramenta de promoção do desenvolvimento social e econômico. Estamos colhendo os frutos agora, e com muitas obras e investimentos, em todos os setores, mudamos a tri-fronteira e estamos preparando os nossos municípios para o futuro”, destacou Rittes.
Acompanharam o evento, o prefeito Marco Aurélio Zandoná, de Barracão; os vereadores de Dionísio Cerqueira, Geovane Giebelmeier, Gilberto Selzler e Joceli Barcella, o Bito; os vereadores de Barracão, Valdelírio Borges de Lima, o Cafuncho, e Ari Dickel; o presidente da Ascoagrin, Tarcízio Sartori, o chefe de gabinete da prefeitura de Dionísio Cerqueira, Jeferson Ávila, o empresário Olmiro dos Santos, e a coordenadora de Produto Local do CIF, Adriana de Oliveira.

SOBRE O CIF
Fundado em 2009, após sugestão da Ascoagrin para os municípios desenvolverem ações conjuntas, e mediante a criação da Lei dos Consórcios Públicos (Lei Nº 11.107) sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF) é constituído pelos municípios de Dionísio Cerqueira/SC, Bom Jesus do Sul/PR, Barracão/PR e Bernardo de Irigoyen, da província de Misiones/Argentina. Em pouco mais de cinco anos de existência do CIF, cerca de R$ 200 milhões foram investidos na tri-fronteira, em projetos que, individualmente, os municípios não teriam conseguido. As cidades de Dionísio Cerqueira, Barracão e Bernardo de Irigoyen protagonizam uma situação única no mundo, por serem três cidades independentes que fundem-se em um único conglomerado urbano de cerca de 40 mil habitantes. Em frente à sede da Ascoagrin está o chamado “marco zero”, onde fundem-se 11 fronteiras: três municípios, três cidades, três estados e dois países.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.:

Galeria de Fotos