Conselho na Trifronteira

sábado, 06 de agosto de 2022

CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO VÊM À TRIFRONTEIRA, REALIZA REUNIÃO ITINERANTE NA ASCOAGRIN E PARTICIPA DO SEMINÁRIO DE TURISMO

Entre as questões tratadas na reunião do Conselho, estavam a reativação da construção do CAT de Dionísio Cerqueira, que será finalizado ainda neste ano, e a revitalização do Lago Internacional da Trifronteira, para 2023

Fonte e Fotos: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Ascoagrin

 

A Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, foi sede, na manhã de quarta-feira, 3 de agosto, da reunião descentralizada do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina.

O evento teve a presença do presidente do Conselho, Leandro Mané Ferrari, autoridade máxima do turismo em Santa Catarina, e dos demais conselheiros, vindos de todas as regiões do estado.

Todas as de decisões sobre o turismo em Santa Catarina passam pelo Conselho antes de serem efetivadas, e esta foi a primeira vez que o Conselho esteve no roteiro turístico “Caminhos da Fronteira”, que abrange os municípios do Extremo Oeste catarinense.

O turismo, no estado de Santa Catarina, está dividido regionalmente em roteiros turísticos. Caminhos da Fronteira é um deles.

Os conselheiros ficaram três dias na trifronteira e também participaram do Primeiro Seminário Internacional do Turismo La Frontera (ver matéria na página), foram recebidos pela administração de Dionísio Cerqueira e pelo intendente de Bernardo de Irigoyen, e visitaram os pontos turísticos culturais e peculiares da trifronteira, conhecendo, in loco, as potencialidades, a realidade local, como a trifronteira funciona e por onde entram e saem os turistas argentinos que vão ao litoral catarinense.

Durante a reunião foram tratados vários aspectos do desenvolvimento do turismo, nos municípios do Extremo Oeste, abrangidos pela rota turística “Caminhos da Fronteira”.

Também foram apresentadas as demandas de cada município e do Caminhos da Fronteira como um todo.

Um ponto definido foi reativação da construção do Centro de Apoio ao Turista – CAT de Dionísio Cerqueira. A obra será retomada e finalizada ainda neste ano de 2022.

Outra questão preponderante foi a viabilização da revitalização do Lago Internacional da Trifronteira.

Os recursos já têm pré-aprovação do governador do estado, e para 2023 acontecerá uma grande revitalização no lago, que é cartão postal da trifronteira e ponto fundamental de integração entre dois países e três estados”.

Um ponto muito enfatizado na reunião foi que, ao contrário do que até pouco tempo atrás acontecia, quando o Conselho trabalhava o turismo no estado, priorizando o Mar (litoral), e depois “Mar e Serra”, hoje o Conselho trabalha com o slogan “Mar, Serra, Fronteira”.

Talita Casagrande, Integrante do Conselho, representando o “Caminhos da Fronteira, vice-presidente da Ascoagrin e presidente do Comitê de Desenvolvimento Regional La Frontera, destacou a fundamental importância da presença do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina na trifronteira, e da realização do Seminário Internacional de Turismo.

“Tivemos a oportunidade de levar os conselheiros ao Seminário e realizar um network com todos os gestores públicos e privados presentes, tanto os brasileiros quanto os argentinos”.

Talita explicou que os conselheiros também conversaram com os prefeitos, para ver as demandas que necessitam, não apenas o prefeito de Dionísio Cerqueira, mas também dos municípios que integram o Caminhos da Fronteira.

“A principal solução que eles trouxeram nessa primeira vinda à trifronteira, foi a reativação da construção do Centro de Apoio ao Turista – CAT de Dionísio Cerqueira. A obra será retomada e finalizada ainda neste ano de 2022, para que nós já tenhamos o CAT funcionando na próxima temporada de passagem de turistas pela trifronteira”, afirmou.

Outra solução pensada pelo Conselho foi de fazer realmente um acordo binacional, entre Brasil e Argentina, e os municípios, através das leis de localidade fronteiriça.

“Desta forma, poderemos viabilizar questões de infraestrutura e ações de cooperação entre os municípios, o que é de importância fundamental”.

Também preponderante, foi a viabilização da revitalização do Lago Internacional da Trifronteira.

“Os recursos já têm pré-aprovação do governador do estado. Para 2023, vamos ter uma grande revitalização no nosso lago, que é cartão postal da trifronteira e ponto fundamental de integração entre dois países e três estados”.

Talita finalizou ressaltando que os Conselheiros Estaduais de Turismo vieram para conhecer a fronteira, suas demandas e potencialidades, e ver por onde entram e saem os turistas argentinos que vão às praias catarinenses.

“Os conselheiros ficaram encantados com a fronteira e irão retornam em outras oportunidades. Eles também demonstram claramente que vislumbram muitas oportunidades em nosso território de fronteira”, concluiu a Integrante do Conselho, vice-presidente da Ascoagrin e presidente do Comitê de Desenvolvimento Regional La Frontera, Talita Casagrandde.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Ascoagrin

Galeria de Fotos