A Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul (Ascoagrin) realizou, na noite de 5 de junho, reunião de diretoria, que tratou de vários assuntos, especialmente o orçamento da entidade para os meses restantes deste ano.
A proposta foi aprovada pelos diretores presentes na reunião, e o orçamento vai ter como base os números do exercício financeiro da entidade em 2013.
Segundo o diretor Financeiro da Associação, o planejamento financeiro será feito com base em estimativas reais e efetivas. “Um dos motivos pelo qual o orçamento é necessário, é que os números, dos primeiros meses de 2014, indicam uma queda nas receitas com a emissão de certificado de origem e com a realização de cursos”, explicou (ver box anexo).
Segundo o presidente da Ascoagrin, Tarcízio Sartori, ter um orçamento definido é um fator a mais a destacar a credibilidade da entidade, mostrando que está organizada e segue um planejamento efetivo.
Tarcízio salientou ainda, que com o orçamento definido, a Associação reforça a gestão administrativa eficiente da entidade, além de praticar um regramento orçamentário, com acompanhamento contínuo.
Outro assunto que integrou a pauta da reunião foi o escritório da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), instalado na sede da Ascoagrin, que passa a funcionar efetivamente, permitindo que grande parte dos serviços, que eram feitos em Florianópolis ou Chapecó, passem a ser feitos em Dionísio Cerqueira.
Também foi feita a avaliação do 3º Fórum Empresarial Ascoagrin, com resultado positivo em todos os aspectos.
Os diretores aprovaram, ainda, a realização do jantar de aniversário da Ascoagrin, para ser realizado de dois em dois anos.
Para finalizar a reunião, representantes do Núcleo de Comércio Exterior da Fronteira (Necef), falaram sobre os trâmites na Área de Controle Integrado de Cargas (ACI Cargas), a Aduana, destacando os pontos em que houve evolução e melhorias e os que ficaram na mesma situação.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.: