Crédito Orientado

quarta, 09 de março de 2022

ASCOAGRIN SEDIA ENCONTRO REGIONAL DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PARA TRATAR DO SISTEMA REGIONAL DE CRÉDITO (SRC)

O SRC pretende trabalhar o crédito orientado e facilitar o acesso dos pequenos negócios às linhas de financiamento, proporcionando a tomada de crédito de forma mais barata e acessível às empresas por meio da cooperação e colaboração institucional

Edição e fotos: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Ascoagrin

 

A Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin foi sede, na manhã desta terça-feira, 8 de março, do encontro regional de instituições financeiras, para tratar do Sistema Regional de Crédito – SRC.

O Sistema Regional de Crédito – SRC, foi uma iniciativa do SEBRAE PR Regional Sul, em parceria com as instituições financeiras, com a Sociedade de Garantia de Crédito do Sudoeste do Paraná  GarantiSudoeste e a Cacispar.

A iniciativa, inédita no Paraná, pretende trabalhar o crédito orientado e facilitar o acesso dos pequenos negócios às linhas de financiamento, proporcionando a tomada de crédito de forma mais barata e acessível às empresas.

Também foi tratado no evento sobre a criação do Núcleo da Fronteira do SRC, do fundo de aval dos municípios, em parceria com a garantidora de crédito, além de programas especiais de crédito para as micro e pequenas empresas.

O encontro teve a presença da presidente da Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, Raquel Schwab; do presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná – Cacispar e vice-presidente do SRC, Paulo Sérgio Bueno; do consultor do Sebrae Paraná, Elizandro Ferreira (Kaxa), que está à frente da criação do SRC; do responsável pelo Escritório Sebrae de Barracão e consultor, Francisco Wildes Resende; e dos consultores Jonas Grejianin Pagno, Ana Paula Moraes e Altevir Pivatto Junior.

Também contou com a presença de representantes da Caixa de Barracão, do Sicredi, da Cresol Barracão; Cresol Dionísio Cerqueira, Sicoob Barracão e Sicoob Dionísio Cerqueira. 

A presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, destacou que foi gratificante e uma grande satisfação para a Associação sediar um encontro de tal importância, reunindo as cooperativas de crédito e instituições financeiras, o SRC, com o Sebrae-PR e o Comitê La Frontera.

“Tivemos presença maciça de representantes de cooperativas de crédito, instituições financeiras e empresários da trifronteira e o encontrou debateu a importância da geração e da facilitação de crédito para o empresário local”.

Raque ressaltou que o Sebrae-PR está trabalhando essa ação de forma a ser criado o Núcleo de Cooperativas de Credito da Fronteira.

“Para nós isso é uma alegria e uma conquista fundamental, a simplificação do acesso ao crédito, algo que há temo vínhamos buscando”, afirmou a presidente Raquel Schwab.

Elizandro Ferreira (Kaxa) destacou que a proposta do encontro foi reunir as instituições financeiras da fronteira, para a apresentação da estratégia desenvolvida na região, que é o Sistema Regional de Crédito.

Ele explicou que o SRC surge para auxiliar na retomada econômica, reunindo todos os atores relacionados ao sistema de crédito.

“O Sistema Regional de Crédito tem duas premissas claras: a cooperação institucional entre as instituições financeiras e o crédito orientado. A proposta do encontro foi apresentar a estratégia do SRC, o programa de crédito orientado, propor a adesão das instituições e lançar a pedra fundamental, ratificar esse termo de cooperação junto a todas as instituições financeiras da fronteira, criando o Núcleo do Sistema Regional de Crédito La Frontera”, destacou.

Elizandro Ferreira (Kaxa) salientou que além de trabalhar pela facilitação do acesso dos pequenos negócios às linhas de financiamento, a iniciativa também pretende que os empreendedores estejam preparados para tomar crédito de forma consciente e orientada.

Paulo Sergio Bueno destacou que a iniciativa é descomplicar processos e colaborar com as micro e pequenas empresas.

“Os empresários são o ponto central do programa, pois são os que mais sofreram com os efeitos da pandemia. Mas, as ações também vão beneficiar as instituições financeiras, que terão risco menor ao financiar, o que pode resultar em taxas de juros menores”, citou.

 

NÚCLEO

No encontro ficou definhada a criação do Núcleo da Fronteira do Sistema Regional de Crédito, bem como os próximos passos que serão dados no implemento do programa, como um encontro com os prefeitos dos municípios envolvidos pelo La Frontera, para tratar dessas questões, especificamente o fundo de aval dos municípios.

 

Os municípios, neste primeiro momento, diretamente envolvidos são:

Dionísio Cerqueira, Barracão, Bom Jesus do Sul, Santo Antonio do Sudoeste, Pranchita, Planalto, Capanema e Realeza.

 

ENTIDADES ENVOLVIDAS

No Sudoeste do Paraná, são parceiros no SRC o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, SGC Central, Sicredi, Sicoob, Uniprime, Evolua, Cresol, Fomento Paraná, Banco da Família e o Sistema Regional de Inovação – SRI.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Ascoagrin

Galeria de Fotos