Cultura

sexta, 26 de maio de 2017

“CINE FRONTEIRA” TEM NOVA SESSÃO NESTE SÁBADO

Exibição será no auditório da prefeitura de Dionísio Cerqueira

 

Neste sábado, 27 de maio, tem continuidade o projeto de extensão “Cine Fronteira”, desenvolvido pelo Campus de Barracão do Instituto Federal do Paraná - IFPR.

O filme a ser exibido é “O Amigo Alemão”, uma produção argentina de 2012, dirigida por Jeanine Meerapfel.

Após a exibição, haverá um debate sobre as questões levantadas pelo filme.

Ao longo do ano, serão exibidos 18 filmes, pelo projeto “Cine Fronteira”.

O primeiro foi A História Oficial, em 18 de março.

As exibições são públicas e gratuitas, para a comunidade da tri fronteira e região, e acontecem no auditório da prefeitura de Dionísio Cerqueira, sempre às 15 horas.

O projeto “Cine Fronteira” tem como intuito estimular a afirmação dos valores, identidades, diversidade e pluralismo cultural; discutir questões sociais a partir de produções cinematográficas; fomentar a formação de público de cinema e integrar as populações de Brasil e Argentina na região da tri fronteira.

 

O Amigo Alemão

A história se passa na Argentina, na década de 50. Sulamit Löwenstein é filha de refugiados judeus alemães. O vizinho, Friedrich, é filho de refugiados nazistas alemães. As crianças são muito amigas, mas com o passar do tempo, entre a queda do Governo de Peron, em 1955, e os anos de prisão, tortura e morte, na Argentina de 1976 a 1983, elas se vão para a Alemanha, onde ambos se envolvem nos conflitos de 1968.

Friedrich, que sempre rejeitou o passado nazista de seu pai, se torna um militante de esquerda e decide voltar à Argentina para combater o governo militar. O amor de Sulamit por Friedrich sobreviveu todos esses anos.

O próximo filme a ser exibido, no dia 3 de junho, é “No (2012)”, uma produção do Chile/EUA/ França/México, dirigida pelo chileno Pablo Larraín.

 

Foto: Divulgação

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.:

Galeria de Fotos