Demandas
quarta, 23 de março de 2022
NECESSIDADES DO EXTREMO OESTE VÃO COMPOR EDIÇÃO DO VOZ ÚNICA 2022
O Voz Única faz um levantamento das reais necessidades, na visão empresarial, com foco no desenvolvimento socioeconômico
Fonte: Comunicação FACISC
O Projeto Voz Única, da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina - Facisc começa a movimentar o Extremo Oeste catarinense.
O pontapé inicial foi dado na Reunião Plenária Regional, realizada na terça-feira, 22 de março, em Itapiranga.
O vice-presidente da Regional Extremo Oeste da Facisc, Maikel Marciel Frey, explicou que o Voz Única faz um levantamento das reais necessidades, na visão empresarial, com foco no desenvolvimento socioeconômico.
“O Voz Única é uma reunião das demandas. Um programa social e democrático que tem o objetivo de materializar os compromissos da Agenda 2030 com o desenvolvimento sustentável. A ideia é que a nossa voz seja ouvida”.
As bandeiras e pleitos da Regional Extremo Oeste que vão compor a edição do Projeto Voz Única – edição 2022 começaram a ser definidos e refinados durante a reunião.
“O Voz Única é condensar as nossas necessidades e mostrar força”.
O Projeto Voz Única faz um levantamento de cada região do estado com as principais necessidades, publica uma cartilha com cada um desses pleitos, faz encontros de entrega das cartilhas aos candidatos e um debate sobre os temas abordados.
Como novidade desta edição, fará o monitoramento dos itens publicados, dará acesso a este monitoramento e a todas às informações levantadas nos últimos 16 anos.
Um exemplo de ação do Voz Única é o que a regional fez com a criação do Movimento Pró-Ponte Barra do Guarita-Itapiranga.
Durante o evento, uma boa notícia compartilhada pelo presidente da Associação de Empresários de Itapiranga - Assemit, Lucir Gureschi, sobre a ponte, é que a previsão é que este ano se tenha a contratação para licitação do projeto.
“Após a execução do projeto, vamos buscar os recursos para viabilizar a construção da ponte”.
NOVA FERROESTE
Um dos temas abordados durante a reunião foi a Nova Ferroeste.
O diretor de Relações Internacionais, Sérgio Matte, falou sobre os benefícios do ramal que ligará Cascavel e Chapecó e mobilizou os presidentes para ajudar na viabilização do projeto.
O ramal é considerado uma solução logística para o Oeste de Santa Catarina e potencializará o uso da nova ferrovia.
Para viabilizar é necessário que se tenha o estudo de viabilidade.
É por isso que a Facisc está se mobilizando, junto com outras sete entidades, para conseguir o valor de R$ 750 mil para custear o estudo.
A Federação ficou responsável por juntar a soma de R$ 100 mil, assim como as outras entidades.
“Este é o nosso comprometimento enquanto voluntários, mobilizarmos os empresários para conseguirmos o valor para viabilizar o estudo”.
O dia 20 de abril é o prazo para que a Federação e as associações consigam cumprir a sua cota.
FORÇA DO ASSOCIATIVISMO
O vice-presidente da Facisc, Elson Otto, falou sobre a importância de contribuir com o associativismo e destacou o lançamento, do Programa A+, para fortalecer as associações empresariais.
“São várias as áreas de gestão contempladas neste programa que visa valorizar ainda mais as nossas entidades”.
Lucir Gureschi, apresentou algumas ações da Assemit e falou da preparação para a Efrait, um dos maiores eventos do segmento na região, no próximo ano.
Também falou da comemoração dos 20 anos de fundação da Assemit e a realização da Oktoberfest.
Ernesto Reck, ex-presidente da Facisc e atual vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) também esteve presente no evento.
Ele será empossado na próxima quarta-feira, 30 de março, e atribuiu este reconhecimento ao trabalho realizado em toda o estado, e ao apoio recebido da Regional Extremo Oeste.
“Vamos trabalhar para levar o conhecimento que temos em produtos e serviços para todo o Brasil”, destacou.
Uma de suas bandeiras é a Faculdade do Comércio, que tem como objetivo a qualificação inovadora e inteligente do comércio, varejo e serviços, conectando e preparando o profissional para as novas demandas do mundo digital.
Através das iniciativas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), é proporcionado aos alunos uma inserção em um ambiente empresarial, desenvolvendo-se como gestores e empreendedores que dominam as necessidades do mercado.
“Santa Catarina será pioneira na expansão deste projeto para o Brasil”.
Galeria de Fotos