Dinheiro
quinta, 22 de dezembro de 2016
ALERTA PARA A CIRCULAÇÃO DE NOTAS FALSAS NO COMÉRCIO
Nesta época de final de ano, com o décimo terceiro salário circulando e o aumento na movimentação de dinheiro no comércio, crescem as possibilidade de circulação de notas de dinheiro.
As autoridades policiais alertam para que sejam tomados cuidados redobrados quanto a isso e que as notas sejam bem analisadas ao serem recebidas.
Uma nota de R$ 20,00, por exemplo, tem até 13 elementos de segurança.
Um deles é a famosa marca d’água, que pode ser vista contra a luz. Outro é o fio de segurança.
Mesmo com os recursos, até mesmo para a polícia é complicado identificar os falsificadores.
Os comerciantes são os que mais sofrem e as empresas tem oferecido até mesmo treinamento para os funcionários.
Mas o fato é que os criminosos se aproveitam da correria, até mesmo para enganar os comerciantes de outras formas, como o uso de cheques e cartões de crédito adulterados.
As notas da primeira família do Real são as mais fáceis de serem falsificadas.
APLICATIVO
Para ajudar o consumidor na identificação, o Banco Central lançou um aplicativo para celular, chamado "Dinheiro Brasileiro".
A posicionar o aparelho sobre a nota, o aplicativo identifica a cédula, por comparação de imagem e mostra os elementos de segurança que devem ser observados.
Disponível para Android e iOS, o APP usa a câmera de smartphones e tablets para reconhecer a nota e indicar características do dinheiro verdadeiro.
O aplicativo suporta tanto os modelos antigos da moeda brasileira quanto as versões mais recentes.
Disponível gratuitamente, o aplicativo do Banco Central não é capaz de dizer se a moeda escaneada é falsa ou não, mas ajuda a identificar características de cédulas originais. Para usar, basta abri-lo e, em seguida, apontar a câmera do dispositivo para a nota que deseja escanear.
O APP reconhecerá automaticamente a cédula e mostrará uma versão virtual da mesma.
Na simulação apresentada pelo aplicativo, é possível conferir pontos vermelhos em locais que merecem a atenção do usuário.
Ao tocar sobre eles, o aplicativo exibirá um pequeno texto descrevendo características visuais e táteis localizadas naquele lugar. Após analisar todos os pontos de uma face, é possível virar a nota para ver as características do lado oposto.
O “Dinheiro Brasileiro” tem suporte às cédulas da primeira e segunda família do real. Caso o sistema de identificação falhe, o usuário pode ainda buscar manualmente pela nota que deseja identificar. O aplicativo do Banco Central está disponível para smartphones e tablets com iOS 7.0 e Android 4.1 (Jelly Bean) ou versões posteriores.
Fonte: Techtudo Informática
Galeria de Fotos