Picolés produzidos em Barracão começaram a ser vendidos na França
Com a disposição de adaptar o seu modelo de negócios a cada país, a empresa Los Paleteros, que tem sua fábrica em Barracão-PR, aposta na internacionalização para diversificar as suas receitas neste ano.
O projeto de expansão inclui a abertura de franquias na América do Sul e a comercialização dos produtos para a Europa e os Estados Unidos, através de distribuidores locais.
A França foi o primeiro país a provar dos picolés feitos na fábrica, localizada em Barracão, no sudoeste do Paraná.
A empresa enviou contêineres com mais de 250 mil paletas (picolés) no começo deste ano para a França.
Os produtos foram distribuídos através de um parceiro local e começaram a ser vendidos neste mês, em supermercados em Paris e Marselha, sob a marca What Ice.
A expectativa, segundo os sócios diretores da Los Paleteros, Gean Chu e Gilberto Verona Filho, é que os produtos ganhem mercado em outros países da Europa e nos Estados Unidos, para aproveitar o período de verão, que se inicia no hemisfério norte, nos próximos meses. “Cada país tem uma sazonalidade diferente e queremos nos adaptar a eles”, explicaram.
PUBLICIDADE
Para atender a demanda no exterior, a empresa usou o ano de 2015 para aumentar a capacidade produtiva da fábrica, ampliar o mix de produtos e conquistar certificações internacionais, fundamentais para entrar no comércio exterior.
No ano passado, a fábrica passou a ter capacidade de produzir quatro milhões de paletas por mês, doze novos produtos foram incorporados ao mix e a rede recebeu o certificado de qualidade ISO 9001. “O plano de internacionalização da marca estava no nosso planejamento estratégico e já estávamos nos preparando para isso. Agora, estamos colhendo os frutos”, disseram Chu e Verona.
Eles afirmaram que a ida para o exterior não foi planejada em função da crise econômica, mas concorda que o processo pode incrementar a receita da rede, principalmente em um momento de baixa do consumo nacional.
FRANQUIAS
O segundo passo para a internacionalização das Los Paleteros, será a abertura de franquias no exterior, com foco na América do Sul.
A primeira deve se concretizar ainda no primeiro semestre deste ano, na cidade de Rivera, no Uruguai. Segundo Gean Chu, a loja vai receber praticamente todos os produtos que existem no Brasil e, depois, será avaliado o desemprenho para trabalhar com um mix adaptado ao mercado uruguaio.
Os mesmos testes serão feitos nos demais países que a marca pretende entrar. Contando com um espaço designado especialmente para o desenvolvimento de novos sabores e o aprimoramento das opções já comercializadas. “O LAB Paleteros é o ambiente de inovação da rede, que está disposta a adaptar seus produtos e canais de venda para fazer sucesso também em terras estrangeiras”, concluíram.
Foto: Los Paleteros/Divulgação – Informações; Reportagem da Gazeta do Povo
Fonte: Reportagem do jornal Gazeta do Povo