Experiência

terça, 16 de novembro de 2021

EMPRESAS ASSOCIADAS À ASCOAGRIN RECEBEM CONSULTORIA E ASSESSORIA EMPRESARIAL DE ACADÊMICOS DA UNETRI

O trabalho Integrador Interdisciplinar tem como temática os cenários organizacionais: possibilitando a alavancagem competitiva das empresas

Edição: Luiz Carlos Gnoatto

 

Acadêmicos do quarto período de Ciências Contábeis e de Administração, da Unetri Faculdades, realizaram, na noite de 11 de novembro, a primeira etapa de apresentação do diagnóstico feito em empresas, associadas à Ascoagrin, que aceitaram receber consultoria e assessoria empresarial dos acadêmicos dos dois cursos, sob orientação e acompanhamento da professora e orientadora Dra. Raquel Antônia Sabadin Schmidt, que é coordenadora do curso de Ciências Contábeis.

O trabalho tem como temática os cenários organizacionais, possibilitando a alavancagem competitiva das empresas.

Na noite de 11 de novembro, iniciou a apresentação do diagnóstico organizacional e a proposta de um plano de ação, com base nas visitas técnicas realizadas no primeiro semestre de 2021.

Na noite de 17 de novembro, acontecerá a segunda etapa do trabalho.

A professora Raquel, explicou que os acadêmicos apresentaram às empresas o diagnóstico, evidenciando os pontos que merecem atenção pelas empresas.

“Considerando esses pontos, os acadêmicos elaboraram um plano de ação utilizando a metodologia do 5W2H. Agora, nas próximas etapas, as empresas irão definir em quais dessas ações do plano elas querem acompanhamento, assessoria e consultoria dos acadêmicos”.

O trabalho está sob orientação da professora Raquel, que ministra as disciplinas de Articulação da Ação Contábil II e Articulação da Ação Administrativa II.

“É um projeto desenvolvido entre os dois cursos e os acadêmicos terão toda a orientação para ministrar a consultoria e dar suporte às empresas”, afirma a orientadora professora Raquel.

Raquel destacou que nesta primeira fase, o feedback das empresas foi positivo.

“As empresas envolvidas estão satisfeitas com o trabalho que está sendo realizado. Da mesma forma, os acadêmicos estão felizes com o projeto, que enaltece a prática efetiva nas empresas, levantando problemas reais e ajudando as empresas a resolvê-los” afirmou Raquel.

O líder de uma das equipes de trabalho, o acadêmico Gustavo Gabriel de Bortoli, salientou que através do diagnóstico organizacional feito nas empresas, os acadêmicos elencaram pontos que merecem atenção, e também pontos em que as empresas estão fortes.

“A partir do diagnóstico, foi elaborado um plano de ação para os pontos que merecem mais atenção, visando a solução desses pontos, melhorando e agilizando os processos”.

Gustavo ressaltou que o trabalho foi positivo, percebendo eventuais dificuldades dos gestores e que a parte teórica é necessária nas empresas.

“Conhecemos os processos na prática e aplicamos os princípios da contabilidade e administração, e isso é de grande valia para a vida profissional e pessoal, por que faz a gente pensar e agir e, enquanto cidadãos, podermos ajudar a nossa região, as nossas empresas, para que façam os processos todos corretamente e com maior eficácia”, afirmou.

O acadêmico enfatizou que, enquanto líder de turma, pode avaliar que o trabalho foi de grande valia, e os acadêmicos aprenderam muito.

“E o que é melhor ainda, pudemos ajudar as empresas. Quando apresentamos o plano de ação, ficou claro que os gestores das empresas aprovaram e estavam entusiasmados. assim como nós estávamos”.

A também líder de equipe, a acadêmica Dara Vitória da Sila, destacou a importância deste projeto, que permitiu aos acadêmicos estarem nas empresas e verificar os processos organizacionais, diagnosticando os pontos fortes e os pontos a serem melhorados.

“Com base nesses dados, montamos um plano de ação, que foi apresentado na quinta-feira, 11 de novembro”.

Dara destacou que o feedback dos empresários foi positivo, motivando a todos.

“Foi gratificante e produtiva essa experiência que a Unetri nos possibilitou. Enquanto estudantes, precisamos de experiências práticas, e são poucas as faculdades, quase nenhuma em nossa região, que possibilitam essa experiência prática aos acadêmicos”.

A acadêmica destacou a importância dessa postura, permitindo aos acadêmicos colocar em prática o que aprendem nas aulas.

“Isso é uma troca positiva, com os empreendedores abrindo as portas de suas empresas para que nós, acadêmicos, possamos colocar em prática o que aprendemos em sala de aula. Assim, os ajudamos de alguma forma, enquanto nós ganhamos experiência nos processos de gestão”, afirmou Dara.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto

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