Barracão recebeu, no dia 8 de agosto, uma grande comitiva, vinda de Curitiba, e composta por empresários e técnicos de turismo.
Entre os presentes estavam o presidente da Paraná Turismo, Manoel Jacó Garcia Gimenes (E); o diretor da Agência de Desenvolvimento do Sudoeste, Célio Bonetti; com a presença de 40 empresários do turismo de Curitiba, proprietários de agências de Viagens e guias de turismo, que vieram conhecer as potencialidades turísticas da tri-fronteira, com o objetivo de inserir as cidades trigêmeas no roteiro turístico do Paraná.
A comitiva foi recebida na sede da Associação Comercial e Empresarial – Ascoagrin, pelos prefeitos, Marco Aurélio Zandoná, de Barracão, e Altair Rittes, de Dionísio Cerqueira; pelo presidente da Ascoagrin, Tarcísio Sartori; representante do intendente de Bernardo de Irigoyen e vice-presidente da governança do Projeto Fronteiras Cooperativas, Jorge Segundo Feldmann; o coordenador do eixo de turismo do Fronteiras Cooperativas, Jonas Grejeanin Pagno, e diretores da Ascoagrin.
A comitiva de empresários integra o Projeto Funtour, desenvolvido pela Paraná Turismo, que leva os empresários do setor para as regiões do Paraná com potencialidades para o turismo.
O convite para a vinda do grupo a Barracão foi feita pelo prefeito Marco Zandoná, mediante iniciativa do Consórcio intermunicipal da Fronteira (CIF) e do Projeto Fronteiras Cooperativas, ao presidente da Paraná Turismo, que atendeu a solicitação.
MARCO AURÉLIO ZANDONÁ, que também é o presidente do CIF, fez uma breve apresentação do Consórcio, abordando os aspectos que levaram à sua criação, os projetos desenvolvidos, os investimentos já feitos, os projetos em andamento e as mudanças e crescimento que a tri-fronteira viveu nos últimos anos, tornando-se um centro de referência regional.
Ele também falou sobre os prêmios que o CIF já recebeu e como o Consórcio está sendo convidado, por várias regiões do Brasil e outros países da América Latina, para apresentar sua experiência, e destacou a importância do encontro para o desenvolvimento do turismo na tri-fronteira, incluindo as cidades trigêmeas no roteiro estadual.
TARCÍZIO SARTORI destacou as peculiaridades e potencialidades da tri-fronteira e reafirmou o compromisso da Ascoagrin em trabalhar em conjunto, sempre buscando o maior desenvolvimento dos quatro municípios e o reconhecimento da região em nível nacional e internacional.
JORGE FELDMANN falou sobre o Projeto Fronteiras Cooperativas, as missões à Europa e ao Peru já feitas, buscando experiências de êxito em desenvolvimento transfronteiriço vicinal, e ressaltou a necessidade do trabalho integrado para atingir os objetivos propostos.
ALTAIR RITTES fez uma explanação das potencialidades turísticas da tri-fronteira, citou grandes projetos em andamento, para fortalecer e ampliar a infraestrutura da tri-fronteira, através do Fundo para a Convergência Estrutural do MERCOSUL (FOCEM), os Freeshops que serão instalados, a nova Aduana de Turistas, o Centro de Atendimento ao Turista – CAT, entre outros, e afirmou que a inclusão da tri-fronteira no roteiro de turismo do Paraná significa mais uma grande força na divulgação da região.
MANOEL JACÓ GARCIA GIMENES enalteceu a integração e o trabalho conjunto realizado através do Consórcio e destacou que o turismo movimenta a economia, mesmo em períodos de crise. “As pessoas querem viajar sempre, e nós vamos fazer essa ponte, trazendo Curitiba e o Paraná para a tri-fronteira”, afirmou.
Ele destacou que a Paraná Turismo trabalha com três eixos para o Sudoeste: o eixo das cidades polo, Francisco Beltrão e Pato Branco; o eixo da Fronteira, em Barracão, e o eixo dos Lagos do Iguaçu.
PARQUE
Sobre as obras do Parque Turístico e Ambiental de Integração, na parte de Barracão, cujos recursos devem ser repassados pelo Governo do Estado e não estão sendo repassados desde o ano passado, ele explicou o Governo do Paraná está passando por um período de recomposição de suas finanças, e os recursos já começam a ser liberados. “Temos muitas obras paradas no Estado, que serão agora retomadas. Quanto maior a visibilidade de cada uma, elas terão os recursos liberados por primeiro, e por isso é necessário que haja essa visibilidade. Peço aos 40 empresários do turismo que aqui estão, que repercutam nas mídias sociais o que aqui viram, a grandiosidade e importância do Parque Ambiental para a tri-fronteira e para o Paraná, e todas as potencialidades que aqui existem”, concluiu.
Encerrando a visita, a comitiva conheceu Bernardo de Irigoyen, o Parque Ambiental, a fábrica Los Paleteros e outros pontos da tri-fronteira.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto