Fortalecimento

sábado, 07 de outubro de 2017

ASCOAGRIN E FACISC REALIZAM PALESTRA SOBRE ASSOCIATIVISMO

Palestra foi ministrada pelo supervisor estadual da FACISC do Programa Empreender

 

A Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul – Ascoagrin, em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, realizou, no dia 5 de outubro, palestra com o tema: “Como Ganhar Dinheiro com o Associativismo”.

O palestrante foi o supervisor estadual da FACISC para o Programa Empreender, Clóvis Consoli.

A palestra foi uma sensibilização sobre a importância do associativismo e o fortalecimento dos núcleos empresariais.

Clóvis explicou que a FACISC realiza o Programa Empreender desde 1993, tendo hoje 520 núcleos no estado, com mais de sete mil empresas atendidas pelo programa, fazendo de Santa Catarina referência em núcleos setoriais empresariais.

“Mostramos aos presentes um pouco dessa trajetória e como estamos trabalhando o Empreender no estado, apresentando resultados práticos de como esses grupos de empresas, os núcleos, estão ganhando dinheiro com o associativismo. O objetivo principal foi mostrar que empresários de um mesmo setor, pequenos ou grandes, eles não são concorrentes, e sim parceiros, que podem se unir e ganhar muito mais dinheiro juntos”.

O palestrante explicou ainda que hoje a FACISC pode aportar recursos financeiros aos núcleos, através que quatro chamadas de projetos, que contemplam recursos de R$ 2 mil a R$ 200 mil.

“Tomos hoje, na Federação, quatro chamadas abertas, para apoiar, financeiramente, os núcleos. Os projetos devem ser coletivos, pois a FACISC não apoia uma empresa isolada, e sim várias empresas que estão dentro de um núcleo, seguindo a metodologia do Empreender. Para esse aporte, é preciso que os núcleos se estruturem, discutam seus problemas, identifiquem as oportunidades e façam um projeto”, salientou.

Ele também enfatizou que existem muitos motivos para que se formem núcleos estruturados, segundo a metodologia, no âmbito da Ascoagrin: Dionísio Cerqueira, Barracão e Bom Jesus do Sul.

“Os quatro principais desses motivos que dão certeza do êxito com os núcleos na Ascoagrin, são que o vice-presidente estadual do Empreender é de Dionísio Cerqueira; aqui é fronteira de estados e países, o que abre um leque maior de possibilidades; porque existem quatro chamadas abertas para projetos e aporte de recursos; e porque a FACISC agora tem uma consultora, na Ascoagrin, trabalhando para os empresários”, ressaltou Clóvis Consoli.

O vice-presidente da FACISC para o Empreender, Allan Kreutz, destacou que é um grande desafiou coordenar o Empreender no estado, nos próximo dois anos, porém, mais que desafiador é satisfatório poder trabalhar com os empresários e a metodologia do programa, de forma prática e efetiva.

“O Empreender, e o associativismo, promovem mudanças e fortalecem os segmentos empresariais, que ganham mais dinheiro com essa ferramenta. Para Dionísio Cerqueira, Barracão, Bom Jesus do Sul e Bernardo de Irigoyen, temos grandes possibilidades e vamos trabalhar incisivamente com os núcleos, inclusive núcleos interestaduais e internacionais”, citou.

Allan afirmou que os núcleos são ferramentas efetivas para promover o crescimento das pessoas, das empresas, dos municípios e dos estados.

“Foi positiva a palestra e agradecemos aos empresários que vieram apreender mais sobre as possibilidades do associativismo e dos núcleos. A metodologia do Empreender foi buscada na Alemanha, com base nas iniciativas que aquele país precisou fazer para se reerguer no pós Segunda Guerra Mundial, se unindo e trabalhando”.

Todos os empresários, pequenos, médios ou grandes, podem se organizar em núcleos.

“É uma grande oportunidade que temos e convidamos todos os empresários para se engajarem e somarem forças, se unirem em núcleos setoriais, fortalecendo mais as empresas e ganhando mais dinheiro”, disse.

Allan informou ainda que os núcleos que já estão organizados na Ascoagrin, terão um grande impulso.

“O trabalho desempenhado na Ascoagrin até hoje com os núcleos, foi um grande trabalho e está de parabéns quem se envolveu com os núcleos até agora, e também os ex-presidentes. Vamos dar continuidade a esse trabalho muito bem feito, trazendo o incremento da metodologia do Empreender e o aporte financeiro para projetos dos núcleos”, afirmou Allan.

O presidente da Ascoagrin, Marcos Voltolini, destacou a importância da palestra, pelo seu envolvimento e pelas possibilidades que se descortinam.

“Essas experiências de sucesso, de êxito, apresentadas na palestra, demostram a força do associativismo e faz com que nós percebemos a necessidade de ‘olhar’ a tri fronteira com um olhar diferente. Temos que olhar os horizontes que o associativismo nos proporciona e somar forças no fortalecimento dos núcleos”, citou.

Marcos ressaltou que a Ascoagrin vai trabalhar para o fortalecimento e a criação de núcleos empresariais, fortalecendo os núcleos que já estão atuando há tempo e incentivando a formação de novos núcleos.

“Assim a cultura do associativismo cresce e os nossos municípios e região se desenvolvem”, concluiu Voltolini.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto

Galeria de Fotos