Fortalecimento
segunda, 13 de junho de 2022
TURISMO DE COMPRAS NA TRIFRONTEIRA GANHA FORÇA COM O SUCESSO DO WINE DAY
Evento teve a presença de mais de mil pessoas, vindas de diversas regiões brasileiras e argentinas. Veja na matéria a opinião de expositores, visitantes e lideranças empresariais e políticas
Reportagens: Deise Bach e Luiz Carlos Gnoatto - Edição e fotos: Luiz Carlos Gnoatto
Depois de dois anos sem ser realizado, em função da pandemia, a terceira Edição do Wine Day aconteceu com pleno sucesso, no sábado passado, 11 de junho, na Vinoteca Casagrande, em Bernardo de Irigoyen.
O evento, que é realizado pela Vinoteca Casagrande, teve a presença de mais de mil pessoas, de diversas regiões brasileiras e argentinas.
Mais de 80 bodegas argentinas, das regiões de Mendonza e de Salta, enólogos e sommeliers, participaram do evento e expuseram, para degustação dos presentes, mais de 450 rótulos de vinho.
Além dos vinhos, o evento se destacou pela gastronomia e por toda a linha Ferrero Rocher, Nutella, Patagonia, carnes da região de Mendonça, entre outros.
Todos os presentes ouvidos pela nossa reportagem parabenizaram Talita Casagrande, Leo Zanella e respectivas famílias, proprietários da Vinoteca Casagrande, pela visão empreendedora, e destacaram o sucesso do Wine Day e a importância e abrangência do evento, colocando a trifronteira em destaque e fortalecendo o turismo de compras na trifroteira.
DEPOIMENTOS
TALITA CASAGRANDE, vice-presidente da Ascoagrin, presidente do Comitê Territorial La Frontera, uma das proprietárias da Vinoteca Casagrande e coordenadora do evento, destacou que tudo foi preparado com muito carinho e dedicação em todos os detalhes.
Talita enfatizou a satisfação e a alegria em realizar a terceira edição do Wine Day, depois de ficar suspensa em função da pandemia, e trazer para a fronteira centenas de pessoas de muitas cidades do Paraná, de Santa Catarina e da Argentina, bem como as bodegas de qualidade da região Mendoncina e de Salta.
Ela destacou que o Wine Day já se consolidou como uma feira que integra o calendário de eventos da região, sendo um dos ‘carros-chefes’ do turismo de compras na trifronteira.
Talita Casagrande concluiu afirmando que o Wine Day terá continuidade todos os anos, com suas edições cada vez mais fortalecidas e com esse mesmo formato: vinho, gastronomia, enologia e gente que aprecia vinhos de qualidade, em uma noite para as pessoas passarem momentos agradáveis, de convivência e entretenimento, conhecendo e se aproximando sempre mais do vinho que tomam.
RAQUEL SCHWAB, presidente da Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, afirmou que o Wine Day é um evento de altíssimo nível, que já se consolidou como uma realização que orgulha a trifronteira, pela sua importância, envolvimento e grandeza.
Raquel destacou o movimento intenso ao longo da semana, no comércio local, hotéis, restaurantes, salões de beleza, postos de combustíveis e todos setores, sendo incrementados pelo Wine Day, que é um evento que enaltece e engrandece a trifronteira.
FERNANDO ANITORI, da Bodega AltoCedro, evidenciou a visão de grandeza dos proprietários da Vinoteca Casagrande, focados na qualidade do vinho argentino e no fortalecimento desse segmento do comércio entre os consumidores brasileiros das mais diferentes regiões, e isso faz toda a diferença, comprovada pela grandeza do evento.
LEO ZANELLA, um dos proprietários da Vinoteca Casagrande, afirmou a importância do evento para a divulgação da trifronteira e o fortalecimento do turismo de compras.
Ele destacou seu entusiasmo, e da esposa Talita Casagrande, com o crescimento do turismo de compras, e o Wine Day traduz essa postura em prol da trifronteira, atraindo muita gente de fora, movimentando hotéis, restaurantes e o comércio local.
Leo também fez referência às mais de 80 bodegas de prestígio que acreditaram na proposta do Wine Day e vieram expor no evento.
PAULO DE ANGELI, secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, enfatizou o destaque que o evento tem em toda a região e o quanto a trifronteira vem evoluindo e se desenvolvendo.
Ele citou que a trifronteira e Foz do Iguaçu têm muitas coisas em comum, investem no desenvolvimento do turismo e podem trocar experiências e aprendizados.
LAURA FISCHER, que veio de Pato Branco para o evento, citou que o Wine Day movimenta todos os setores da economia da fronteira, como hotéis e restaurantes, pela sua abrangência e grandeza, e com isso toda a trifronteira se beneficia, pois é um evento completo e com uma organização primorosa, sendo um marco para o turismo de compras.
THYAGO GNOATTO GONÇALVES, prefeito de Dionísio Cerqueira, citou que o Wine Day é um evento que veio para ficar, por sua grandeza e abrangência, enaltecendo e destacando a trifronteira.
Thyago citou que eventos assim são de grande importância, porque trazem muita gente de fora, movimentam e fortalecem a economia da trifrontira.
ROMEU JÚNIOR, que veio de Francisco Beltrão para o evento, destacou o intercâmbio comercial entre Brasil e Argentina com a produção e consumo de vinho, evidenciando uma irmandade cultural muito rica entre os municípios da fronteira, com um grande fomento ao turismo de compras, gerando fortalecimento e movimento econômico, e todos ganham com isso.
CESAR COLINI, Gerente Regional Sul do Sebrae-PR, afirmou que a trifronteira está com várias ações acontecendo, como o novo Porto Seco e privatização da Aduana, que geram desenvolvimento e fortalecimento, e o Wine Day é um evento que tem esses propósitos, atraindo pessoas de várias regiões para a fronteira, fortalecendo e movimentando o turismo e o comércio local.
ALEXANDRO MONTANAYOU, da Bodega Fabre Montanayou, afirmou que o evento é uma realização notável, reunindo produtores de vinho e consumidores de várias regiões, destacando a qualidade do produto e o alto nível dos participantes, sendo uma grande forma de divulgação dos vinhos, de integração e de fortalecimento da economia.
GUILHERMO FERNANDEZ, prefeito de Bernardo de Irigoyen, ressaltou a importância e a grande dimensão do evento, movimentando a trifronteira e o comércio local, gerando ganho para todos os setores e provendo a maior integração transfronteiriça.
ELIZANDRO FERREIRA, consultor do Sebrae PR, enfatizou a importância do evento para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo e do comércio, potencializando a trifronteira e o território da fronteira.
ARLINDO PIANOSKI, chefe de gabinete da prefeitura de Irigoyen (como se fosse o vice-prefeito no Brasil), destacou a importância e grandeza do evento, com a presença de centenas de pessoas, vindas de várias cidades brasileiras e argentinas, engrandecendo e destacando Bernardo de Irigoyen e a trifronteira, movimentando e fortalecendo a economia local.
Galeria de Fotos