Geração Empreendedora
terça, 24 de maio de 2022
GRUPO DA ‘EMPRESA’ CINE DC BAR E CAFETERIA REPRESENTA A TRIFRONTEIRA NA BANCA ESTADUAL DO GERAÇÃO EMPREENDEDORA
O grupo da trifronteira não foi o vencedor, mas enalteceu o conhecimento e a experiência adquiridos
Fonte: reportagem e fotos: Deise Bach - Edição Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Ascoagrin
Neste ano, pela primeira vez o projeto Geração Empreendedora foi desenvolvido na trifronteira, na Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, através do Núcleo de Jovens Empreendedores da Fronteira e do Núcleo da Mulher Empreendedora da Fronteira.
O projeto iniciou 25 e abril, e em uma das últimas fases locais do Geração Empreendedora, os jovens tiveram a oportunidade, através de uma das dinâmicas, de criarem uma empresa partindo do ‘zero’.
Desta forma, divididos em grupos, foram criadas cinco empresas: Cine DC Bar e Cafeteria, Escola Jovem Investidor, Your Home, Cybertri Lan House e Rompiendo La Frontera.
Cada grupo possou pela avaliação de uma banca local e teve três minutos de tempo para apresentar suas ideias.
Os grupos foram avaliados pelos critérios de criatividade, inovação, sustentabilidade, organização e organização do tempo de apresentação.
O grupo vencedor da banca local foi o Cine DC Bar e Cafeteria, que representou a trifronteira na banca estadual, concorrendo com alunos de todo o estado de Santa Catarina.
BANCA ESTADUAL
A banca estadual do Programa Geração Empreendedora aconteceu na tarde desta terça-feira, 24 de maio, através de apresentações via online.
Os integrantes do grupo Cine DC Bar e Cafeteria apresentaram, na sede da Ascoagrin, o seu projeto para todo o estado.
Neste ano, pela primeira vez a banca estadual contou com investidor anjo: Fábio Ferrari, Diretor da RIA - Rede de Investidores Anjo da ACATE; Kamila Laurindo, Presidente do CEJESC e Poliana de Oliveira, Presidente do CEME.
O grupo da trifronteira não foi o vencedor da banca estadual, mas os integrantes do grupo destacaram a importância do projeto, bem como o conhecimento e experiências adquiridos.
PRÓXIMOS ENCONTROS
Na última fase do projeto, os 10 alunos que mais se destacarem participarão do ‘Dia com o Empreendedor’.
Para tanto, cada um dos 10 alunos escolherá, conforme o sonho de carreira de cada um, com qual profissional vai passar o dia. Por exemplo, com um advogado, um médico, um engenheiro, um comerciante, e assim por diante.
GERAÇÃO EMPREENDEDORA
O projeto é uma iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, em parceria com o Conselho Estadual da Mulher Empresária – CEME e o Conselho Estadual de Jovens Empreendedores – CEJESC, e acontece em Santa Catarina desde 2015.
O público alvo é alunos do segundo ano do Ensino Médio, com a finalidade de preparar e aproximar esses jovens do empreendedorismo e do mercado de trabalho, uma vez que que no ano seguinte, já no terceiro ano do Ensino Médio, esses alunos terão que escolher uma profissão, uma carreira, se farão uma faculdade ou cursos profissionalizantes.
As atividades do projeto envolvem alunos do segundo ano do Ensino Médio, do Colégio Leonor Castellano (Barracão), Colégio Dr. Mário (Barracão), da EEB Dr. Theodureto (Dionísio Cerqueira) e do Campus de Barracão do Instituto Federal do Paraná – IFPR.
O objetivo é que através desse curso os alunos tenham uma visão mais clara e assertiva do que é o empreendedorismo, o que é empreender, do mercado de trabalho, de como funciona uma empresa e de como abrir uma empresa.
O projeto prevê que para os jovens fazerem essa escolha, eles precisam se conhecer.
Para tanto, o projeto trabalhou também o autoconhecimento com os alunos.
PARCERIA
Os conteúdos foram ministrados aos alunos por integrantes do Núcleo de Jovens Empreendedores da Fronteira e do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira, que receberam treinamento da FACISC para serem multiplicadores do projeto.
As multiplicadoras foram: Bruna Rambo, Patrícia Paula Ferrari, Talita Moura e Jainara Jennithan Schueigerti Abadi, do Núcleo de Jovens Empreendedores da Fronteira, e Vanessa Lazzaron Scheeren, do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira.
Elas enfatizaram que o projeto é totalmente voluntário e associativista e foi de fundamental importância a participação dos parceiros e patrocinadores.
Desta forma, os núcleos puderam oportunizar aos alunos a participação em cursos e eventos como este, que de outra forma talvez não teriam condições de participar devido aos custos.
Na trifroteira, a iniciativa teve a parceria e patrocínio da Unetri Faculdades, Grupo Ativa, Transportes Rambo, Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira, Terra Alta Agropecuária, Cristal Vidros, Perfumelandia, Moacir J. Silveira Renascimento e Hipnoterapia.
Galeria de Fotos