História
terça, 23 de janeiro de 2018
FUNDADOR DA ASCOAGRIN E EX-PREFEITO DE BARRACÃO MORRE AOS 78 ANOS
Geraldo Guariente faleceu na madrugada desta terça-feira, 23 de janeiro, em Londrina
Foto: Geraldo Guariente e os filhos Geraldo Henrique, Márcio Augusto e Carlos Eduardo (Arquivo da Família)
A Ascoagrin lamenta o falecimento de seu fundador, Geraldo Guariente, e se solidariza com a família neste momento de dor e pesar.
Fundador da então Associação Comercial e Agro Industrial de Barracão e Dionísio Cerqueira – Ascoagrin, hoje Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul – Ascoagrin, e também ex-prefeito e ex-vice-prefeito de Barracão, Geraldo Guariente, faleceu na madrugada desta terça-feira, 23 de janeiro, na cidade de Londrina, Norte do Paraná, onde residia.
Ele nasceu no dia 12 de março de 1940, na cidade de Cajobi/SP.
Com cinco anos, a família se mudou para Rolândia, também no Norte do Paraná, onde se formou em Contabilidade, mas acabou atuando como empresário, no ramo de confecções.
Casou-se no dia 12 de janeiro de 1963 com Judith Marli Portelinha Guariente.
O casal teve três filhos: Geraldo Henrique, Márcio Augusto e Carlos Eduardo.
Em 1974, A família se mudou para cidade de Barracão, onde Geraldo fundou a Loja Tupinambá, que era localizada onde hoje fica o Banco Itaú.
Geraldo Guariente foi fundador da Ascogrim, fez parte do Lions Clube Dionísio Cerqueira/Barracão e foi membro fundador da Loja Maçônica Tríplice Fraternidade 48, de Dionísio Cerqueira e Barracão.
Participou ativamente da comunidade, fazendo parte da paróquia Nossa Senhora Aparecida e de diversos conselhos da cidade.
Foi árduo defensor da democracia, participando ativamente do então MDB, depois do PMDB municipal e regional.
Em 1985, foi eleito vice-prefeito, na primeira eleição após o regime militar na área de fronteira, na chapa com Antônio Leonel Poloni.
Em 1988, foi eleito prefeito de Barracão.
“A passagem de um ente querido é sempre um momento de dor e de vazio, deixado por sua ausência. Porém, sabemos que essa ausência será preenchida pela lembrança das grandes realizações que Geraldo Guariente teve, as relações de amizade e de construção que ele concretizou e pelo grande legado de vida que deixou para a posteridade. Nos solidarizamos com sua família neste momento de dor e reiteramos nossa homenagem a quem muito fez pela comunidade da tri fronteira. À família, as nossa condolências”, afirmou o presidente da Ascoagrin, Marcos Voltolini.
Galeria de Fotos