História

quinta, 18 de novembro de 2021

50 ANOS DA FACISC SÃO COMEMORADOS COM EVENTO PRESENCIAL E SESSÃO SOLENE NA ALESC

Facisc comemorou seu cinquentenário em 11 de novembro, com eventos presenciais e festivos, respeitando as regras impostas pela pandemia. Abaixo, link par acessar o livro 50 Anos da Facisc

Fonte e foto: Comunicação Ascoagrin

 

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina - Facisc comemorou seu cinquentenário em 11 de novembro, com eventos presenciais e festivos, para um público menor, respeitando as regras impostas pela pandemia.

A comemoração iniciou com coquetel na sede da Federação.

Ex-presidentes da entidade foram homenageados, além de diretores da atual gestão.

O empresário Horst Maul, de São Bento do Sul, com 94 anos, participou do evento. Ele foi um dos fundadores da Facisc e assinou a ata de fundação da entidade em 26 de junho de 1971.

“É a história viva da Federação sendo registrada em um momento histórico”, declarou o presidente Sérgio Rodrigues Alves.

O presidente disse, em seu discurso, que existem momentos que são importantes na vida, e estar como presidente da Facisc no seu cinquentenário é motivo de orgulho e realização.

“Ter tido o prazer de cumprimentar em vida o primeiro presidente da Facisc foi uma grande realização. Com 100 anos, Ody Varella tem uma lucidez fantástica. É a história viva da Facisc”, declarou sobre o encontro em homenagem aos 100 anos do fundador, realizado na semana passada.

Sérgio ainda falou sobre o orgulho de representar 148 Associações Empresariais e 35 mil empresas associadas.

“É um universo aproximado de 2 milhões de pessoas. 70% da população de Santa Catarina. Estamos presentes em 7 de cada 10 municípios catarinenses”, detalhou sobre os dados da entidade que reúne empresários de forma voluntária.

 

HOMENAGEM AOS EX-PRESIDENTES

Os ex-presidentes da Facisc foram homenageados pela atual gestão.

Receberam como lembrança a pedra preciosa ágata.

Esta pedra simboliza a solidez do trabalho e o valor do precioso esforço dedicado à Facisc.

O 1º vice-presidente Elson Otto, e o 2º vice-presidente, César Smielevski, ajudaram a fazer a entrega das ágatas, que são minerais que trazem belíssimos desenhos como sua característica principal, quando se refere à qualidade dessa pedra natural.

Conhecida como a pedra da coragem e autoconfiança, emana energias positivas e embeleza diversos ambientes.

São garimpadas a aproximadamente 50 metros abaixo do solo e encontradas em forma de geodo (formações rochosas que ocorrem após erupções vulcânicas).

Destinadas à produção de artesanatos, semijoias e peças de decoração, como as chapas entregues aos homenageados.

O presidente do Conselho Superior da Facisc, o ex-presidente, Jonny Zulauf, ressaltou o trabalho de cada presidente, cada diretor, cada empresário voluntário, que faz a diferença no associativismo.

“O trabalho de cada é o que faz a diferença porque a Facisc se faz lá na ponta. O valor está no ideal é não no material. Isso que nos move. Estamos em cada rincão de Santa Catarina e é isso que nos faz diferentes. Fazer mais com menos. Dedicar mais do nosso tempo para fazer nossa Santa Catarina brilhar no Brasil como temos brilhado. Nosso reconhecimento a cada ex-presidente que tem cumprido sua missão no associativismo”.

Ele ainda ressaltou o modelo do Programa Empreender que foi exportado de Santa Catarina para todo o Brasil.

 

LIVRO 50 ANOS

“Falar da Facisc é fácil e ao mesmo tempo difícil. Uma federação jovem e com tanta experiência acumulada. Tantos pleitos e tantas conquistas. Por isso estamos lançando o livro “50 Anos de uma Grande História”, para lembrar cada um que escreveu está trajetória. Se hoje temos avanços na nossa federação é pela dedicação de cada um dos nossos ex presidentes”.

Com esta fala do presidente Sérgio, foi lançado, durante o coquetel, o livro que conta a trajetória da Facisc nestes 50 anos.

O livro foi produzido pela editora Expressão e contou com apoio de parcerias firmadas ao longo da história da Federação.

“Mais do que um livro, a publicação é um documento histórico de registro da memória e do legado da federação”, explicou o presidente.

Participaram desta edição: AEMFLO, ACIJ Joinville, ACIBR Brusque, ACII Itajaí, Dígitro, Lepper, Duolife, Portonave, ACIF Florianópolis, ACIC Chapecó, Convcard / Grupo Trier, ACIRS – Rio do Sul, ACIC Criciúma, ACIs da Regional Extremo Sul, Cerumar, ACISBS São Bento do Sul, Uniodonto, Invest Smart, Rio Deserto, Döhler, Badesc, Sebrae-SC, Tuper, ACIs Serra Catarinense, ACIM Mafra, ACIs da Regional Sul e Expresso São Miguel.

O livro organiza os principais resultados das gestões passadas frutos do trabalho coletivo de voluntários, colaboradores e entidades do Sistema Facisc.

“São essas iniciativas que nos motivam a continuar a lutar pelos nossos anseios, pela nossa infraestrutura”.

Ele ressaltou que enaltecer crenças e valores é muito importante para a trajetória da Federação.

“Somos de todos e para todos e sermos unidos para sempre mais fortes”, destaca Sérgio Rodrigues Alves.

A obra foi entregue aos diretores presentes no evento.

ACESSE O LIVRO, EM SUA VERSÃO DIGITAL, NO LINK ABAIXO

http://expressao.com.br/ebooks/facisc_50anos/

 

FUNDAÇÃO EMPREENDER

Durante o evento também foi realizada uma homenagem à Fundação Empreender, pelos seus 30 anos de história.

 

SESSÃO SOLENE NA ALESC

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou, na noite de 11 de novembro, uma sessão especial em comemoração aos 50 anos da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

 

Fonte: Comunicação Facisc

Galeria de Fotos