História
quinta, 18 de novembro de 2021
50 ANOS DA FACISC SÃO COMEMORADOS COM EVENTO PRESENCIAL E SESSÃO SOLENE NA ALESC
Facisc comemorou seu cinquentenário em 11 de novembro, com eventos presenciais e festivos, respeitando as regras impostas pela pandemia. Abaixo, link par acessar o livro 50 Anos da Facisc
Fonte e foto: Comunicação Ascoagrin
A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina - Facisc comemorou seu cinquentenário em 11 de novembro, com eventos presenciais e festivos, para um público menor, respeitando as regras impostas pela pandemia.
A comemoração iniciou com coquetel na sede da Federação.
Ex-presidentes da entidade foram homenageados, além de diretores da atual gestão.
O empresário Horst Maul, de São Bento do Sul, com 94 anos, participou do evento. Ele foi um dos fundadores da Facisc e assinou a ata de fundação da entidade em 26 de junho de 1971.
“É a história viva da Federação sendo registrada em um momento histórico”, declarou o presidente Sérgio Rodrigues Alves.
O presidente disse, em seu discurso, que existem momentos que são importantes na vida, e estar como presidente da Facisc no seu cinquentenário é motivo de orgulho e realização.
“Ter tido o prazer de cumprimentar em vida o primeiro presidente da Facisc foi uma grande realização. Com 100 anos, Ody Varella tem uma lucidez fantástica. É a história viva da Facisc”, declarou sobre o encontro em homenagem aos 100 anos do fundador, realizado na semana passada.
Sérgio ainda falou sobre o orgulho de representar 148 Associações Empresariais e 35 mil empresas associadas.
“É um universo aproximado de 2 milhões de pessoas. 70% da população de Santa Catarina. Estamos presentes em 7 de cada 10 municípios catarinenses”, detalhou sobre os dados da entidade que reúne empresários de forma voluntária.
HOMENAGEM AOS EX-PRESIDENTES
Os ex-presidentes da Facisc foram homenageados pela atual gestão.
Receberam como lembrança a pedra preciosa ágata.
Esta pedra simboliza a solidez do trabalho e o valor do precioso esforço dedicado à Facisc.
O 1º vice-presidente Elson Otto, e o 2º vice-presidente, César Smielevski, ajudaram a fazer a entrega das ágatas, que são minerais que trazem belíssimos desenhos como sua característica principal, quando se refere à qualidade dessa pedra natural.
Conhecida como a pedra da coragem e autoconfiança, emana energias positivas e embeleza diversos ambientes.
São garimpadas a aproximadamente 50 metros abaixo do solo e encontradas em forma de geodo (formações rochosas que ocorrem após erupções vulcânicas).
Destinadas à produção de artesanatos, semijoias e peças de decoração, como as chapas entregues aos homenageados.
O presidente do Conselho Superior da Facisc, o ex-presidente, Jonny Zulauf, ressaltou o trabalho de cada presidente, cada diretor, cada empresário voluntário, que faz a diferença no associativismo.
“O trabalho de cada é o que faz a diferença porque a Facisc se faz lá na ponta. O valor está no ideal é não no material. Isso que nos move. Estamos em cada rincão de Santa Catarina e é isso que nos faz diferentes. Fazer mais com menos. Dedicar mais do nosso tempo para fazer nossa Santa Catarina brilhar no Brasil como temos brilhado. Nosso reconhecimento a cada ex-presidente que tem cumprido sua missão no associativismo”.
Ele ainda ressaltou o modelo do Programa Empreender que foi exportado de Santa Catarina para todo o Brasil.
LIVRO 50 ANOS
“Falar da Facisc é fácil e ao mesmo tempo difícil. Uma federação jovem e com tanta experiência acumulada. Tantos pleitos e tantas conquistas. Por isso estamos lançando o livro “50 Anos de uma Grande História”, para lembrar cada um que escreveu está trajetória. Se hoje temos avanços na nossa federação é pela dedicação de cada um dos nossos ex presidentes”.
Com esta fala do presidente Sérgio, foi lançado, durante o coquetel, o livro que conta a trajetória da Facisc nestes 50 anos.
O livro foi produzido pela editora Expressão e contou com apoio de parcerias firmadas ao longo da história da Federação.
“Mais do que um livro, a publicação é um documento histórico de registro da memória e do legado da federação”, explicou o presidente.
Participaram desta edição: AEMFLO, ACIJ Joinville, ACIBR Brusque, ACII Itajaí, Dígitro, Lepper, Duolife, Portonave, ACIF Florianópolis, ACIC Chapecó, Convcard / Grupo Trier, ACIRS – Rio do Sul, ACIC Criciúma, ACIs da Regional Extremo Sul, Cerumar, ACISBS São Bento do Sul, Uniodonto, Invest Smart, Rio Deserto, Döhler, Badesc, Sebrae-SC, Tuper, ACIs Serra Catarinense, ACIM Mafra, ACIs da Regional Sul e Expresso São Miguel.
O livro organiza os principais resultados das gestões passadas frutos do trabalho coletivo de voluntários, colaboradores e entidades do Sistema Facisc.
“São essas iniciativas que nos motivam a continuar a lutar pelos nossos anseios, pela nossa infraestrutura”.
Ele ressaltou que enaltecer crenças e valores é muito importante para a trajetória da Federação.
“Somos de todos e para todos e sermos unidos para sempre mais fortes”, destaca Sérgio Rodrigues Alves.
A obra foi entregue aos diretores presentes no evento.
ACESSE O LIVRO, EM SUA VERSÃO DIGITAL, NO LINK ABAIXO
http://expressao.com.br/ebooks/facisc_50anos/
FUNDAÇÃO EMPREENDER
Durante o evento também foi realizada uma homenagem à Fundação Empreender, pelos seus 30 anos de história.
SESSÃO SOLENE NA ALESC
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou, na noite de 11 de novembro, uma sessão especial em comemoração aos 50 anos da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).
Galeria de Fotos