Imposto de Renda

segunda, 27 de julho de 2015

RECEITA LANÇA APLICATIVO DE ‘RASCUNHO’ PARA O IR 2016

Desde o dia 21 de julho, está disponível, disponibilizado pela Receita Federal, um aplicativo para que o contribuinte possa começar a elaborar um rascunho da declaração do IRPF 2016, ainda neste ano.
Com isso, será possível o contribuinte inserir as informações tributárias que já possuí, para facilitar o preenchimento no próximo ano.
Segundo contabilistas, o rascunho é bastante interessante, pois quem gosta de não deixar para a última hora, poderá já preencher a declaração com os lançamentos que já tem, simulando o preenchimento no programa gerador da declaração IRPF (PGD IRPF 2016), que será liberado para os contribuintes só em março de 2016.
O aplicativo da Receita Federal pode ser instalado nos microcomputadores ou nos dispositivos móveis, como smartphone e tablets por meio do novo aplicativo IRPF.
Lembrando que as informações do Rascunho do IRPF poderão ser utilizadas para a declaração do próximo ano, com uma simples importação de dados.
O aplicativo online permite lançar operações ao longo do ano, assim que elas acontecem. Quando começa a temporada de declaração do Imposto de Renda, em março, é preciso apenas importar o arquivo.
De acordo com o Fisco, o objetivo do Rascunho é facilitar o preenchimento da declaração IRPF e sua utilização é facultativa.
O Rascunho ficará disponível para os contribuintes até o dia 28 de fevereiro de 2016.
No sistema operacional Android, o recurso já pode ser baixado. A Receita estima que em um prazo de 10 dias o aplicativo também esteja disponível para IOS.

CONTRIBUINTE PODERÁ IMPORTAR ARQUIVO DE 2015
Segundo o subsecretário de Arrecadação e Atendimento do Fisco, Carlos Roberto Occaso, entre as novidades desta edição está a opção de o contribuinte poder importar o arquivo com a declaração do ano anterior, o que não era disponibilizado na versão anterior do aplicativo.

De acordo com a Receita, o Rascunho da declaração de 2015 ficou disponível de 3 de novembro de 2014 a 28 de fevereiro deste ano e foi utilizado por 69 mil pessoas, sendo 12,5 mil por meio de dispositivos móveis.

Ainda segundo o Fisco, o perfil de quem recorre ao aplicativo é de pessoas que fazem a declaração por conta própria, sem recorrer a contadores. Carlos Roberto Occaso também ressaltou que a Receita não tem acesso aos dados dos contribuintes incluídos no Rascunho.
Mais informações, a pessoa deve procurar um contador.

Copie o link abaixo e cole em seu navegador, para acessar a página da Receita Federal que trata sobre o Rascunho IRPF
http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/dirpf-declaracao-do-imposto-sobre-a-renda-da-pessoa-fisica/rascunho-irpf/rascunho-irpf
Fonte: G1

Galeria de Fotos