Inovação

quarta, 15 de junho de 2022

CACISPAR CRIA COMISSÃO PARA PROMOVER INOVAÇÃO NAS ASSOCIAÇÕES EMPRESARIAIS

Nova ação estratégica tem o objetivo de incentivar a inovação nas entidades associadas e nas empresas que fazem parte do movimento associativista na região

Fonte e foto: Comunicação CACISPAR

 

A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná - CACISPAR iniciou uma nova ação estratégica.

Foi criada uma comissão para incentivar a inovação nas entidades associadas e nas empresas que fazem parte do movimento associativista na região.

Além do grupo de trabalho, que estabeleceu um cronograma com reuniões mensais, a iniciativa passa pela realização ou participação de missões técnicas.

Entre março e maio, integrantes do Conselho de Administração da Cacispar e presidentes e diretores das associações comerciais, participaram de missões técnicas promovidas pelo Sebrae Paraná, em Minas Gerais (Itajubá e Santa Rica do Sapucaí, referências em inovação), Florianópolis e São Paulo.

A Cacispar promoveu uma viagem para instituições do Paraná e Santa Catarina, entre 24 e 26 de maio. O roteiro incluiu a FACIAP, o Sebrae Paraná e a Fomento Paraná, em Curitiba; a Associação Empresarial de Joinville - ACIJ), o Perini Business Park (maior parque empresarial multissetorial da América do Sul), em Joinville; e a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).

A missão teve o apoio da cooperativa Cresol.

Edilberto Minski, vice-presidente da CACISPAR e também vice-presidente da GarantiSudoeste, participou de uma viagem de imersão a São Paulo, promovida pelo Sebrae Paraná, nos dias 30 e 31 de maio.

O grupo de empresários do Sudoeste conheceu empresas e instituições que são referências em inovação, como: Startse (escola de negócios para a competitividade de empresas na nova economia); Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa, referência em Administração, Economia, Direito e Engenharia); Zaitt (primeira loja autônoma da América Latina); STATE Innovation HUB (centro independente de inovação); e Arena Hub (centro de inovação e fomento ao empreendedorismo esportivo, localizado no Allianz Parque, estádio do Palmeiras).

Minski conta que voltou imbuído em aplicar os conhecimentos adquiridos em São Paulo.

“Temos o desafio de mobilizar nossas lideranças para que estejam presentes neste momento em que a Cacispar criou uma comissão para promover a inovação no movimento associativista. Queremos envolver maior número de pessoas para criar a cultura da inovação nas entidades e nas empresas do Sudoeste”, completa Minski.

O vice-presidente da Cacispar aponta que é preciso acompanhar as tendências e transformações do mercado.

“Temos que estar antenados ao que acontece no mundo, as mudanças acontecem muito rapidamente e corremos o risco de desaparecer do cenário econômico. Se pensarmos, e agirmos, regionalmente, somos muito fortes”, analisa Edilberto Minski.

Guilherme Rafael Cancelier, vice-presidente para Assuntos de Inovação da CACISPAR e presidente da Associação Empresarial de Santa Izabel do Oeste (Acesio), é um dos integrantes da nova comissão.

“Temos participado de missões técnicas e as reuniões de trabalho da comissão tiveram início recentemente. A ideia é implantar um novo modelo para as entidades empresariais, incentivando e construindo a cultura da inovação em processos, produtos e serviços”, explica Guilherme.

No final de maio, Guilherme participou de uma missão técnica do Sebrae Paraná ao ecossistema de inovação de Florianópolis (conhecido como a “ilha do silício”, denominação que remete ao Vale do Silício, nos Estados Unidos) e à cidade criativa Pedra Branca (um bairro de Palhoça, na região metropolitana de Florianópolis, que reúne iniciativas sustentáveis).

“De início, queremos ampliar nosso conhecimento, conhecer boas práticas e entender como esses casos de sucesso foram fundamentados, desenvolvidos e os planos futuros. Para, depois, trabalhar conceitos, identificar sinergias e oportunidades na região Sudoeste. A intenção é criar um ecossistema de inovação no movimento associativista”, adianta Guilherme.

 

APOIO DA CRESOL

A missão técnica da CACISPAR para instituições do Paraná e de Santa Catarina contou com a parceria da Cresol.

Marcelo Daniel Savegnago, assessor de negócios na área de parcerias corporativas da Cresol Central Baser, explica que a cooperativa sempre teve forte ligação com a inovação, em processos, atendimentos e no relacionamento com a comunidade.

“Estar ao lado da Cacispar e das associações empresariais fortalece o nosso trabalho de incentivo à inovação, pois as entidades são propulsoras do desenvolvimento econômico na região”, justifica o assessor.

“Acreditamos que o movimento da Cacispar, para conhecer casos de sucesso fora da região, trará resultados para os empresários, gerando empregos e melhoria de renda na comunidade local. É o que pregamos no cooperativismo”, comenta.

Marcelo ressalta que a Cresol é a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil a fazer uma operação com a Finep.

A Financiadora de Estudos e Projetos é uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, e tem por objetivo apoiar as atividades inovadoras das empresas brasileiras.

 

PARCERIA DO SEBRAE

Cesar Giovani Colini, gerente da Regional Sul do Sebrae Paraná, considera positivo o movimento da Cacispar, por traduzir-se na renovação do modelo da entidade.

“A inovação não está relacionada apenas com a tecnologia, é a capacidade de reinventar-se e produzir mais e melhor resultados. A Coordenadoria está conhecendo boas experiências, com visões inovadoras. Fizemos um planejamento com a comissão de inovação e, a partir daí, esperamos definir pontos de convergência para trabalharmos a inovação no movimento associativista, de forma pragmática”, adianta Cesar Colini.

Fonte: Comunicação CACISPAR

Galeria de Fotos