Inovação e Estratégia

terça, 26 de outubro de 2021

PROPRIEDADE INTELECTUAL E REGISTRO DE MARCA É ESTRATÉGIA, E NÃO BUROCRACIA

Várias empresas associadas à Ascoagrin já estão com seu registro de marcas, através da solução empresarial Printe, via Ascoagrin, FACISC e Cerumar

Fotos: empresas associadas à Ascoagrin que já receberam o registro de marca:  La Frontera, Transportes Rambo, Convicta Treinamentos e Perfatti Odontologia

 

Um dos serviços que s Ascoagrin oferece, se refere à propriedade intelectual, o registro de marcas.

O serviço é oferecido através do Printe, uma solução empresarial oferecida a todas as Associações Empresariais de Santa Catarina, através da FACISC, e realizada pela Cerumar Propriedade Intelectual, uma empresa inovadora e criativa, com ampla atuação nas áreas de tecnologia, assessoria, atuação empresarial, registro de marcas, entre outros.

Empresários interessados em propriedade intelectual e registro de marcas, devem entrar em contato com a Ascoagrin.

 

PRINTE

O Printe é uma solução para empresários que buscam por inovação.

Foi desenvolvido para oferecer a segurança que o empreendedor procura para o seu capital intelectual, protegendo e fomentando a inovação através do registro de marcas.

A Cerumar Propriedade Intelectual é a parceira estratégica da FACISC para acompanhar os processos de marcas e patentes.

 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O registro da marca garante a exclusividade para aquela marca, na atividade a que se destina e em todo o território nacional;

É uma solução de consultoria em propriedade intelectual acessível a todos empresários;

Conta com serviço de consultorias em bancos de base tecnológica;

Realiza o registro de marca e patente do produto;

 

VANTAGENS PARA TODOS

Só a marca pode ser protegida?

Patentes e processos também podem ser protegidos como propriedade intelectual.

Existem outros serviços que o PRINTE oferece, além do registro de marcas e patentes?

Sim, através de busca, o PRINTE pode verificar, antes de seu lançamento e desenvolvimento, se determinada marca ou processo já existe e é patenteada, evitando gastos de tempo e recursos desnecessários.

O registro na Jucesc me garante direito de exclusividade na marca?

O registro na Junta Comercial não garante direito de exclusividade da marca, tendo em vista que são proteções distintas: MARCA versus NOME EMPRESARIAL.

O nome empresarial é protegido na Junta Comercial do Estado e tem proteção limitada a este Estado. Enquanto a marca é requerida junto ao INPI, que após análise, sendo deferido este pedido, a marca passa a ter proteção em território nacional.

Posso fazer direto sem busca prévia?

A busca prévia não é obrigatória, mas é uma recomendação, tendo em vista que é através dela que iremos identificar a existência de uma marca idêntica ou semelhante no mesmo segmento ou em segmento afim.

 

PROPRIEDADE INTELECTUAL

De acordo com dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), no primeiro semestre houve um aumento de 51,6% nas solicitações de registro de marcas e de 8,1% nos pedidos de registro de desenho industrial.

Estes dados vão muito além de bons indicadores. Eles apontam que estamos caminhando em direção a uma mudança de paradigma sobre o que é a propriedade intelectual e qual a sua função para o crescimento dos negócios.

A propriedade intelectual, o registro de marcas, é estratégia, não burocracia. É uma das ferramentas acessíveis a todos os negócios para transformar inovação em dinheiro.

Ao proteger seus ativos intangíveis, a empresa se torna protagonista do seu futuro: cabe a ela direcionar esforços, selecionar mercados e decidir como, quando e por quanto compartilhar o que sabe ou desenvolveu.

Os ativos intangíveis são todas as coisas impossíveis de pegar, mas que valem dinheiro.

Cabe aí a marca, uma descoberta de solução em produto ou tecnologia, a criação ou adaptação de um equipamento que transformou a realidade de uma fábrica, o desenho de um produto que traz benefícios ao consumidor e caracteriza aquele item. Tudo isso é conhecimento. Tudo isso é propriedade intelectual.

Um mercado com um crescente apreço pela inovação, precisa prezar com igual esforço para a propriedade intelectual.

A consonância entre estas duas áreas é o que vai distinguir os negócios que valoram o seu conhecimento e faturam com ele, daqueles que não conseguem financiar novos desenvolvimentos e ficarão parados no tempo.

A escolha deve ser feita agora.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto

Galeria de Fotos