Integração

segunda, 13 de junho de 2016

PRESIDENTE DO CRC/SC VISTA ASCOAGRIN E NCF

O Núcleo de Contadores da Fronteira – NCF, entidade vinculada à Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul – Ascoagrin, recebeu, em 10 de junho, a visita do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina – CRC/SC, Marcelo Alexandre Seemann, e do vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, Sérgio Faraco.

Eles participaram da aula inaugural do curso de Gestão Empresarial, promovido pela Associação, e em seguida, de uma reunião com contadores da tri fronteira, que integram o Núcleo.

 

Na oportunidade, Marcelo Alexandre Seemann explicou que o Conselho Regional de Contabilidade está realizando um roteiro de visitas a todas as regiões do estado, com o objetivo de desenvolver um trabalho de integração da classe contábil catarinense, ouvir as demandas e buscar soluções conjuntas.

Ele destacou o trabalho e a participação efetiva dos profissionais de contabilidade do Extremo Oeste catarinense, e afirmou que nestes momentos de crise, o contador é o profissional melhor preparado para cuidar da parte financeira, não apenas das empresas, mas também das famílias.

Seemann citou ainda que com as constantes mudanças na legislação brasileira, essa presença diária do profissional contábil na vida das empresas, se torna ainda mais preponderante. “Nós dormimos com uma legislação e acordamos com outra. O profissional da contabilidade precisa estar atento, atualizado e gostar de ler, porque todo o dia tem novidade, tem alterações, tudo muda rapidamente e para tudo há multas e mais multas. Com essa ‘ganância’ do fisco, nos estados, municípios e na União, a meta é sempre arrecadar mais. Para evitar essas situações, tanto o empresário, quanto o contador, precisam estar atentos e atualizados”.

Sobre os cursos de capacitação que a Ascoagrin vem desenvolvendo, como o de Gestão Empresarial, o presidente do CRC destacou a importância da capacitação constante para o sucesso dos empreendedores. “Em momentos de crise, principalmente, mas também em todos os momentos, é fundamental sabermos lidar com os números e fazermos uma gestão eficiente de nossos negócios e do nosso dinheiro, e isso evidencia, novamente, a presença do profissional de contabilidade no dia a dia das empresas”, afirmou.

 

Seemann e Faraco também apresenta o folder “Contabilizando para o Cidadão”, uma publicação que mostra números do Governo de Santa Catarina, de forma simples, didática e lúdica, e amplia ao cidadão as possibilidades de entender as finanças públicas e perceber a importância da contabilidade.

Marcelo Alexandre ressaltou que produzir a análise e traduzir para a sociedade, de forma simples, os dados disponíveis sobre gestão pública, nos respectivos estados e municípios, são novos desafios aos profissionais da contabilidade, no contexto atual de clamor por uma gestão pública eficiente e de combate à corrupção.

O presidente da Ascoagrin, e integrante do NCF, Carlos Vanderley Porfírio, destacou a importância da visita e da integração com os contadores, com os núcleos de contadores, ouvindo os profissionais e levantando demandas, com o objetivo de buscar soluções para as questões enfrentadas pelos contadores e para o fortalecimento e o reconhecimento, sempre maior dos profissionais da classe.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.:

Galeria de Fotos