Integração

segunda, 01 de abril de 2019

REGIONAL NOROESTE DA FACISC e CACISPAR REALIZAM PRIMEIRA PLENÁRIA CONJUNTA

Ascoagrin foi sede do encontro que reuniu lideranças da FACISC, da Cacispar e de associações empresariais do Sudoeste do Paraná e do Noroeste de Santa Catarina

 

A Associação Comercial e Empresarial de Barracão/PR, Dionísio Cerqueira/SC e Bom Jesus do Sul/PR - Ascoagrin protagonizou um fato inédito, em termos de representação empresarial.

Na tarde de quinta-feira, 28 de março, diretores da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, da Coordenadoria das Associações Empresariais do Sudoeste do Paraná – Cacispar (entidade vinculada à Federação das Associações Empresariais do Paraná – FACIAP), e da Regional Noroeste FACISC, além de lideranças empresariais das duas regiões, realizaram plenárias em conjunto na trifronteira.

O encontro, organizado pela Ascoagrin, foi o primeiro das duas regionais a ser realizado em conjunto.

Além das plenárias da Cacispar e da Regional Noroeste da FACISC, realizadas individualmente, vários assuntos, de relevância para as duas regiões, foram tratados em conjunto entre os representantes das duas entidades empresarias.

 

Presenças

Diretores, secretárias e secretários executivos de cerca de 70 associações empresarias das duas regiões participaram do encontro, que teve também a presença dos prefeitos, Thyago Gnoatto Gonçalves, de Dionísio Cerqueira, Marco Aurélio Zandoná, de Barracão e Cezar Bueno, de Bom Jesus do Sul; do presidente da Ascoagrin, Marcos Voltolini; presidente interino da FACISC, Antônio Rebelatto; presidente da Cacispar, Carlos Manfrói; vice-presidente da FACISC, Adriano Radaelli; presidente da Regional Noroeste da FACISC, Jandir Bortoluzzi; membro do Conselho Superior da FACISC, Ernesto João Reck; Consultora da Regional Noroeste, Lenir Peres Pavan, e da secretária executiva da Cacispar, Aline Matiuzzi.

 

Agenda

As comitivas foram recepcionadas na sede da Ascoagrin, à 16h30, e em seguida, aconteceu uma visita técnica à Aduana de Cargas, para conhecer o funcionamento da alfândega e a atuação da Receita Federal como um todo e, especificamente, na trifronteira.

Após, foram realizadas as respectivas plenárias, da Regional Noroeste, no Hotel Iguaçu, e da Cacispar, na Ascoagrin, e em seguida, aconteceu reunião conjunta de trabalho.

O prefeito de Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto Gonçalves, que também é o presidente do Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, apresentou o case do Consórcio, porque ele foi criado e as conquistas já obtidas pelos três municípios da trifronteira através do CIF, que destacam a importância do associativismo e das ações em conjunto.

Na sequência, Flávio Berté, representando o Núcleo Estadual da Faixa Fronteira Santa Catarina – NFSC, fez explanações sobre a Rota do Milho, que prevê a ligação entre Paraguai Argentina e Brasil, criando um caminho alternativo, que passa pela Aduana de Dionísio Cerqueira, visando a redução de custos no transporte do produto, suprindo a demanda das regiões produtoras de Santa Catarina, especialmente o grande Oeste.

Em seguida, os presidentes das regionais, Jandir Bortoluzzi, da Regional Noroeste da FACISC, e Carlos Manfroi, da Cacispar, repassaram informações sobre ações das respectivas entidades e também foram feitas proposições de novas ações em conjunto.

O evento foi encerrado com jantar na Churrascaria Mate Amargo.

 

O presidente da Ascoagrin, Marcos Voltolini, destacou ser motivo de orgulho para a Associação sediar um evento de tal envergadura e conjunto entre as duas federações, ‘plantando uma semente’ para a integração entre as duas regionais.

“Precisamos somar forças e nos fortalecer, unificando os pleitos, para buscarmos, efetivamente, as soluções para as grandes questões regionais”, afirmou.

Voltolini ressaltou que o encontro conjunto foi bem avaliado e bastante elogiado pelos presentes, bem como a realização de novos encontros conjuntos foi bem acatada por todos.

A troca de experiências foi outro importante fator citado pelo presidente.

“O encontro foi parabenizado por todos e isso nos deixa orgulhosos. O associativismo é fundamental e precisamos cooperar uns com os outros, para acalcarmos mais rapidamente, e com mais eficiência, nossos objetivos               , salientou Marcos Voltolini.

O presidente da Cacispar, Carlos Manfroi, afirmou que a plenária integrada foi extremamente produtiva.

“Além de conhecer novas pessoas do associativismo e trocarmos ideias, debatemos questões importantes e abrangentes, que são comuns às duas regiões. A integração foi positiva e esta iniciativa deve ter continuidade”, disse Manfrói.

O presidente da Regional Noroeste, Jandir Bortoluzzi, destacou que o evento, por ser um primeiro encontro integrado, superou as expectativas.

“Os assuntos abordados são estratégicos para as duas regiões e precisamos nos fortalecer para buscar soluções rápidas e eficazes. Quem ganha com isso é o associativismo, os nossos empresários, nossas populações e nossas regiões”, afirmou Bortoluzzi.

O presidente em exercício da FACISC, Anônio Rebelatto, destacou a importância das plenárias integradas, para se se ter uma visão mais ampla das ações que são realizadas e dos problemas que precisam soluções.

“Temos que ter uma visão mais ampla e fazer um trabalho mais intenso, em nível de estado, para chegarmos a soluções satisfatórias. Temos que tratar juntos, mais vezes, essas grandes questões, que são comuns às duas regiões”, concluiu Rebelatto.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto

Galeria de Fotos