Intercâmbio

quinta, 02 de outubro de 2014

“FRONTEIRAS COOPERATIVAS” LEVA EMPRESÁRIOS E LIDERANÇAS EM MISSÃO NA FRANÇA, ALEMANHA E SUÍÇA

O projeto Fronteiras Cooperativas, desenvolvido pelo Sebrae e, Barracão, Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen, promoveu mais uma viagem técnica.
Uma das metas do projeto é realizar uma visita técnica por ano, com o objetivo de conhecer experiências mundialmente bem sucedidas, no que tange à cooperação em áreas de fronteira.
Desta forma, um grupo formado por empresários e lideranças dos três municípios, visitou experiências de cooperação transfronteiriça na região do Alto Rin, fronteira entre França, Alemanha e Suíça, um dos territórios europeus com mais experiência em cooperação de fronteira, uma vez que historicamente, e até a Segunda Guerra Mundial foi uma das regiões de maior conflito do velho continente, e portanto, a que mais necessitou estabelecer laços de vizinhança e colaboração a nível regional, municipal e da sociedade civil, para concretizar a paz e uma estabilidade plena.
Esta estabilidade está enquadrada entre as duas maiores potencias políticas e entre as três maiores potencias econômicas da Europa.
Toda aquela região é banhada pelo rio Rin, plenamente navegável, e que faz com que a região seja o maior polo de desenvolvimento econômico, técnico e cientifico continental.
Na oportunidade, o grupo conheceu três estruturas de cooperação transfronteiriça bi e tri nacionais de nível regional.
A primeira, o Eurodistrito de Pamina, entre França e Alemanha, que possuem boas práticas em um clube de promotores econômicos e a agência de empregos da fronteira.
A segunda, a Região Trinacional Metropolitana do Alto Rin, entre França, Alemanha e Suíça, formada por quatro eurodistritos, que trouxe experiências de inovação, desenvolvimento empresarial e formação de clusters industriais.
A terceira, a região da Basiléia, com um centro de assessoria transfronteiriça, que possui como expertise a captação de investimentos para região, possui experiência em inovação para pequenas e médias empresas em relação ao impacto no desenvolvimento econômico da região, bem como boas práticas relacionadas ao turismo.
O grupo também participou de uma reunião no Conselho Europeu, e ainda foi recebido no Parlamento Europeu, ambos em Estrasburgo, cidade que possui o título de Capital da Europa.
A visita ainda teve como complemento um intercâmbio entre os membros da missão e a Associação de Regiões de Fronteira da Europa (ARFE), bem como visitas a diferentes regiões de fronteira e pontos culturais.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.:

Galeria de Fotos