Intercâmbio

sexta, 10 de julho de 2015

FRONTEIRAS COOPERATIVAS REALIZA NOVA MISSÃO INTERNACIONAL

Representantes do projeto visitaram o Peru

O Projeto Fronteiras Cooperativas, deu sequência em um dos objetivos traçados pelo projeto, que é realizar missões técnicas internacionais, na busca de boas práticas em ambientes de fronteira, bem como aproximação de projetos e possíveis parceiros para ações futuras.
Com esse objetivo, em 2013, uma comitiva do Projeto visitou projetos de cooperação internacional entre Espanha e Portugal. Na sequência, no ano de 2014, o foco da visita foi projetos de cooperação entre França, Alemanha e Suíça.
Já neste ano com o objetivo de buscar aproximação e oportunidades comercias na América Latina, e o país visitado foi o Peru, onde o Sebrae já possui projetos de cooperação.
Por ser o principal parceiro do Fronteiras Cooperativas, o Sebrae intermediou toda a agenda de trabalho, que teve seu início no dia 4 de julho e se estendeu até o dia 10 de julho.
No sábado dia 4 de julho, a agenda de trabalho foi realizada na cidade de Cusco, onde o grupo foi recebido pela Câmara de Comércio Exterior local. A partir da segunda-feira, dia 6 de julho, as agendas foram centralizadas na capital peruana, Lima, e a atividade se deu na Associação Nacional das Indústrias e Pequenas Empresas do Peru.
Na terça-feira, dia 7 de julho, o grupo foi recebido no Ministério da Produção do Peru, e o Projeto Fronteiras Cooperativas, juntamente com o Consórcio Intermunicipal de Fronteira (CIF), apresentou, ao vice-ministro de Produção, o projeto. Da mesma forma todas as ações do ministério foram apresentados ao grupo.
A agenda da quarta-feira, dia 8 de julho, se deu no Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru, onde o grupo foi recebido por Edgar Vasquez, vice-ministro da pasta.
A agenda da quinta-feira, 9 de julho, contemplou um workshop com representantes de regiões de fronteira com o Brasil, Ucayali, Pucalpa, Lorito, Iquitos, Madre de Dios e Puerto Maldonado.
Na sexta-feira, 10 de julho, a semana de trabalho encerrou com visita à Comunidade Andina das Nações e com à “Sierra Exportadora”.
O Projeto Fronteiras Cooperativas é representado, oficialmente, por Tarcízio Sartori em nome do Brasil, e Jorge Segundo Feldman, pela Argentina. O Sebrae/PR é representado por Joailson Antonio Agostinho, gerente regional Sudoeste, por Maria Áuria Mulhmann, gestora do projeto Fronteiras Cooperativas, e Luiz Antônio Rolim de Moura, coordenador estadual do projeto.
Também integram a comitiva, Rodrigo Maronezi, diretor de Indústria, Comércio e Turismo, da prefeitura de Dionísio Cerqueira (SC) e Lucy Silvestri, diretora de Educação, também da prefeitura cerqueirense; e os integrantes do projeto Fronteiras Cooperativa, Walter Feldaman, Leo Ângelo Zanella Júnior, Talita Casagrande, Mônica Franchini, Dionísio Vanderley Cogo, Volmir Salvi, José Augusto Fontana, Ana Paula de Moraes, Guillermo Ezerequis e Elizandro Ferreira.
Segundo Jorge Segundo Feldman, vice-presidente da governança do Projeto Fronteiras Cooperativas, o grupo tem como objetivo previsto para o retorno a apresentação, a toda a comunidade, dos resultados e contatos obtidos na viagem.
Informações: Elizandro Ferreira
Fonte: Elizando Ferreira

Galeria de Fotos