O governador do Paraná, Beto Richa, lançou, no dia 10 de dezembro, em Londrina, a RedeSim - Registro e da Legalização de Empresas e Negócios no Paraná.
O sistema simplifica a abertura e fechamento de empresas e será gerenciado pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar). A implantação é em parceria com o Sebrae e Associação dos Municípios do Paraná (AMP).
Na oportunidade, Richa afirmou que a desburocratização na abertura e fechamento de empresas integra ações da Lei das Micro e Pequenas Empresas, sancionada em outubro de 2013. “É uma facilidade para o empreendedor e um estímulo à formalização de novos negócios”, disse o governador.
A RedeSim é baseada em um software que integra ações e informações de órgãos municipais, estaduais e federais, entre os quais a Vigilância Sanitária, a Receita Estadual e Federal, o Corpo de Bombeiros, o Instituto Ambiental do Paraná e prefeituras.
O secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio, afirmou que a perspectiva do Sebrae, que é o órgão responsável pela elaboração do sistema, é de que em alguns casos o tempo para abertura e fechamento de empresas caia de 120 dias para 3 dias.
APOIO AO
EMPREENDEDOR
O presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel, destacou a simplificação dos processos como importante apoio ao empreendedor. “Atualmente o sistema classifica no mesmo patamar micro, pequenas, médias e grandes empresas, o que acaba gerando demora na liberação dos alvarás e licenciamentos”, explicou.
A integração com as prefeituras está em implantação, com equipes do programa percorrendo o interior do Estado.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.: