NCEF
terça, 30 de abril de 2024
NÚCLEO DE COMÉRCIO EXTERIOR REALIZA REUNIÃO E ENCAMINHA PLEITOS
Planejamento de ações e de encaminhamentos, e definição de parceria, foram a pauta da reunião
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin
O Núcleo de Comércio Exterior da Fronteira, entidade vinculada à Associação Empresarias da Fronteira – Ascoagrin, realizou, na manhã desta segunda-feira, 29 de abril, reunião com os nucleados, para tratar de assuntos inerentes ao setor.
A presidente da Ascoagrin, Dayana Gasperin Andrade, também participou do encontro, bem como o diretor do Campus de Barracão do Instituto Federal do Paraná - IFPR, João Luciano Bandeira.
Na reunião foi proposta, e aceita, uma parceria entre o IFPR e o Núcleo, para que se tenha, por parte do Núcleo, o fomento de material para pesquisa e, de parte do IFPR, uma contrapartida com a oferta de estudos de caso e até mesmo formação.
“Também discutimos a proposta do IFPR nos auxiliar na execução de seminários, por exemplo, e será de grande importância essa parceria que iniciamos hoje com o Instituto Federal do Paraná”, afirmou o coordenador do Núcleo, Joacir Fransozi.
O planejamento de ações do Núcleo também foi tema da reunião, com várias ações definidas para serem realizadas ao longo do ano.
Uma das atividades definidas foi a participação do Núcleo, com um estande, na 12ª Promotri, que acontecerá no nos dias 16, 17 e 18 de agosto próximo, no Centro de Eventos de Dionísio Cerqueira.
“Com essa participação, estamos visando, para o próximo ano, participarmos de uma feira de grande expressão, em nível nacional”, ressaltou Joacir.
Anda durante a reunião fora discutidas pautas do dia a dia, do cotidiano referente ao novo Porto Seco, além de encaminhamentos.
“Vamos requisitar agora, assim que o gerente da Multilog retornar de férias, a devolutiva da pauta que entregamos a ele ainda em março passado. Vamos também requisitar uma agenda com a Polícia Federal, para apresentação de demandas que estão atrapalhando o desenvolvimento das atividades, como a não presença de agentes no Porto Seco Multilog e tampouco na antiga ACI Cargas”.
Outra proposta é a definição de agenda com a Receita Federal, para tratar sobre as autuações que estão sendo consideradas desproporcionais pelos nucleados.
“A Pauta do Gerenciamento de Risco, por parte do Ministério da Agricultura, foi outro encaminhamento definido. Aguardamos um parecer do chefe de Foz do Iguaçu, para ratificar o compromisso assumido pelo responsável pelo Ministério em Dionísio Cerqueira, durante a reunião da Comissão Local de Facilitação de Comércio - Colfac que realizmos”.
Joacir destacou que a coordenação considera que o Núcleo está fortalecido, está tendo adesão, e os nucleados estão participando e contribuindo.
“Com certeza, essas ações que foram apresentadas dentro do nosso planejamento, vão intensificar ainda mais a nossa atuação. Esperamos obter, no futuro, resultados bem positivos para os nucleados”, salientou.
Joacir também enalteceu a importância da participação da presidente da Ascoagrin na reunião.
“Na medida do possível, a presidente está sempre presente e preocupada com o Núcleo. Nos bastidores, ela está sempre em contato comigo, para saber como que estão evoluindo as situações, para que os nucleados consigam atingir os propósitos. A presidente também se disponibilizou em auxiliar nas agendas e nas tratativas que o Núcleo tem planejado”, concluiu Joacir Fransozi.
Galeria de Fotos